19 jun - 2021 • 08:00 > 19 jun - 2021 • 16:00
PALESTRANTE: Aristela Zanona
Curso 100% ONLINE
Material didático e artigos serão disponibilizados
Evidências emergentes sugerem que o processamento anormal de informações somatossensoriais pelo córtex somatossensorial (S1) contribui para os déficits observados na função motora, em condições de doença tais como no AVC, Doença de Parkinson, Distonias e Ataxias. Sem correto processamento e tradução de informações sensoriais, antes e durante o movimento, o output do sistema motor pode ser anormal e / ou impreciso.
Diferentes métodos podem ser utilizados para estimular e fortalecer o processamento somatossensorial na reabilitação motora. Os métodos iniciais eram muito simples e grosseiros, incluindo estratégias como tocar a pele com diferentes texturas, alongamento muscular rápido, uso de gelo ou calor. Tais métodos têm sido modernizados por abordagens mais sofisticadas.
O OBJETIVO desse curso é instrumentalizar Terapeutas Ocupacionais nos mais atuais protocolos para reeducação sensorial e usar a pratica baseada em evidencias para resolver problemas clínicos de seus pacientes.
Conteúdo programático
■ Anatomofisiologia do sistema somatossensorial;
■ Conexão entre sistema sensorial e demais sistemas cerebrais
■ Avaliações funcionais envolvendo sensação (medidas clínicas e fisiológicas);
■ Prática em Saúde baseada em Evidências para desfechos sensoriais
■ Protocolos:
– Reeducação somatossensorial ativa
– Vibração
– Compressão e compressão pneumática
– Eletroterapia para estimulação da sensação
– Terapia espelho
– Neuromodulação em córtex somatossensorial
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacional do Paraná
Fundada em junho de 1986, a Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Paraná comemora hoje seus 34 anos. No decorrer desses anos, a Associação tem promovido eventos científicos e culturais, fomentando o protagonismo dos profissionais de Terapia Ocupacional do Paraná e outras ações e no Brasil e representando politicamente a categoria em espaços de controle social.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.