15 mar - 2021 • 19:15 > 15 mar - 2021 • 21:00
15 mar - 2021 • 19:15 > 15 mar - 2021 • 21:00
Após um ano de ensino remoto, com os aspectos positivos e negativos e já com uma certa distância no tempo desta experiência educacional provocada pela pandemia, novas questões se colocam.
O distanciamento físico e o uso contínuo das telas deixam marcas visíveis no desenvolvimento das crianças e dos jovens. A comunicação entre os alunos, que a escola proporciona no ensino presencial, é fundamental. Pesquisas, assim como dados de avaliação em vários países, mostram que houve menor aprendizagem, principalmente, em matemática. Em muitos casos, houve diminuição do vocabulário e a oralidade das crianças menores parece, de fato, ter sido especialmente impactada. Por outro lado, experiências curriculares alternativas parecem ter tido um feito positivo por insistirem na interação pela literatura e pela poesia. Interessante observar que a realização de diários pessoais favoreceu em muito a saúde mental dos alunos, conforme estudos recentes.
Voltamos, assim, a uma questão para a qual neurocientistas já chamavam atenção bem antes da COVID-19: a importância de escrever à mão com letra cursiva. Não somente pela escrita em si, mas pelo impacto que tem no cérebro o ato de traçar com a mão para o desenvolvimento integral das pessoas. Destacamos as questões de identidade e consciência para as quais a escrita com a cursiva possibilita.
Não se trata de negar o uso da tecnologia, mas de se direcionar para o uso equilibrado de atividades com tela e sem a medição de equipamentos tecnológicos. Este equilíbrio é necessário pois a exposição excessiva à tela tem inconvenientes a serem considerados.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Diálogos Viagens Pedagógicas
A Diálogos surgiu do encantamento e da inquietação de duas pedagogas, parceiras de estudo, que acreditam nas muitas possibilidades de linguagens das crianças e validam a escolha pela profissão: ser professor.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.