No próximo dia 28 de setembro, das 14h às 18h, no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia e do coletivo Bahia Indie Game Developers, ou simplesmente BIND, e da Associação Baiana de Games e Animação, realiza um diálogo com os principais stakeholders do ecossistema de games do estado, tendo como ponto de pauta a publicação de editais da Fapesb e a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico de Games.
O objetivo deste encontro é traçar quatro eixos estruturantes para subsidiar a elaboração de editais da Fapesb para a indústria criativa de games e a formulação de proposta colaborativa da SETRE e da SECTI para o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criando o primeiro Centro Vocacional Tecnológico de Games da Bahia.
Histórico - Segundo um relatório do BNDES, a FAPESB foi a principal fundação brasileira a apostar na indústria de games no Brasil. O Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais, estudo financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2014, revelou que no Brasil as instituições de pesquisa têm papel importante no desenvolvimento dos chamados serious games (jogos cujas características ultrapassam o entretenimento, incorporando atividades como educação ou pesquisas científicas). O relatório destacou ainda que as principais agências de fomento do país, que patrocinam esses jogos, são a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, com destaque a FAPESP, São Paulo, e FAPESB, Bahia. O estado da Bahia ficou em primeiro lugar na concentração de universidades desenvolvedoras de jogos, tendo sido o grupo Comunidades Virtuais o primeiro do país dedicado ao desenvolvimento de jogos educativos. Além desse, Alves apontou várias outras iniciativas como o Indigênte (UFBA) e o Grupo de Desenvolvimento de jogos eletrônicos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).