Fale com o produtor
Ingressinho icon

Diálogos pela Liberdade | Educação e Arte - A Herança Criativa e Transformadora

30 mai - 2025 • 15:00 > 30 mai - 2025 • 17:00

Evento encerrado

Descrição do evento

O Museu da Justiça, por meio da iniciativa do Educativo e da Agenda Cultural, promove a roda de conversa Diálogos pela Liberdade, referente à efeméride do dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. O evento busca proporcionar uma reflexão profunda sobre os direitos e a cidadania no contexto pós-abolição, explorando as dificuldades ainda presentes para a população negra no exercício pleno da liberdade, com ênfase nas questões sociais, políticas e econômicas.


Com o tema "Educação e Arte - A Herança Criativa e Transformadora", o intuito é destacar a importância da educação e das expressões artísticas como ferramentas fundamentais para a transformação e valorização da cultura afro-brasileira, ressaltando a herança criativa que impacta positivamente as gerações futuras. Para essa conversa, estarão presentes: Evelyn Alves, pedagoga, Dra. Honoris Causa, coordenadora pedagógica, professora, palestrante, escritora e podcaster. Especializando em Neuropsicopedagogia, Direito das Mulheres e Direitos Humanos. Vivendo a Educação e seus caminhos interseccionais na Comissão OAB Vai à Escola enquanto Consultora Pedagógica, assim como na Comissão Nacional das Crianças e Adolescentes da ABA enquanto Secretária Geral. Participante do Coletivo Mulheres do Ler e do Podcast Papo Legal Delas; Tatiana Moreira, psicóloga no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (PPFH/UERJ). Escritora, uma das organizadoras do livro "Mulheres no judiciário: Práticas e desafios". Autora do livro "Mas essa criança não tem perfil de abrigo - Raça, gênero e pobreza no acolhimento institucional de crianças e adolescentes". Autora do livro "A História de Ayana", que narra a trajetória de uma menina negra com albinismo em suas descobertas sobre si mesma. A obra também inspirou a produção de um curta-metragem em animação e um projeto de leitura dramatizada realizado em escolas e instituições; e Tainah Longras, artista-pesquisadora, atriz, diretora, dramaturga, curadora independente e preparadora de atores. Mestranda pelo PPGAC da UFRJ, fez graduação no Instituto CAL de Arte e Cultura, estudou Letras na UFRJ e Dança na Angel Vianna. Seu projeto mais recente é a peça "VINTE!", com o qual fez temporada no CCBB-RJ, entre março e abril de 2025. Nesse trabalho, que faz parte da sua pesquisa de mestrado, Longras assina os textos, divide a dramaturgia com o diretor Mauricio Lima, e participa como atriz. A mediação será de Izadora Alves, graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Atua como multiartista, arte-educadora museal, professora, ilustradora e pesquisadora, desenvolvendo projetos nas interseções entre arte, ciência e tecnologia. Foi premiada com menções honrosas na Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (SIAC) pelos trabalhos: "Busca de Conexão Pessoal através de Meios de Comunicação Remoto" (2022) e "Entrelaçamento: Acessando às Antigas Conexões através da Arte" (2023).


A realização da roda de conversa "Diálogos pela Liberdade" é uma iniciativa fundamental para refletirmos sobre o legado da abolição da escravatura e os desafios contemporâneos relacionados à liberdade e à cidadania. Apesar da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, a população negra no Brasil continua a enfrentar obstáculos significativos na luta por igualdade, direitos e plena liberdade. Este evento se propõe a ser um espaço de diálogo, onde questões essenciais como a conquista de direitos, a resistência e a contribuição cultural afro-brasileira serão debatidas a partir das reflexões geradas.


Para participar presencialmente é obrigatório retirar o ingresso no Sympla. Haverá transmissão na plataforma Microsoft Teams e para assistir basta acessar o link abaixo, no dia e horário do evento, sem necessidade de retirada de ingresso.


Transmissão: https://is.gd/DialogospelaLiberdade2 | Informações: museu.educativo@tjrj.jus.br | Classificação indicativa: Livre | Gratuito

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu da Justiça

Rua Dom Manuel, 29, Sala Multiuso (térreo), Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Educativo do Museu da Justiça

O Educativo do Museu da Justiça é responsável por planejar e desenvolver as atividades educativas em consonância com a programação da Agenda Cultural. Tem como objetivo estimular a compreensão sobre conceitos e valores de justiça, articulando os conhecimentos específicos desse universo com a percepção dos visitantes. Cabe ao setor Educativo estabelecer relações com a sociedade, compreendendo as questões culturais e as reivindicações de diferentes grupos sociais, a partir de debates e reflexões.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.