Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Direitos Autorais na Prática #5

Carregando recomendações...

Direitos Autorais na Prática #5

09 ago - 2021 • 19:00 > 13 ago - 2021 • 22:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Direitos Autorais na Prática #5

09 ago - 2021 • 19:00 > 13 ago - 2021 • 22:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

O curso Direitos Autorais na prática tem apoio institucional da União Brasileira de Compositores e é apresentado por Elisa Eisenlohr, profissional que atua há 20 anos na gestão de direitos autorais musicais em diversas áreas. Seu principal objetivo é mostrar como funciona a aplicação prática dos direitos autorais como negócio dentro da indústria da música, desde a composição passando pela gravação até a arrecadação e distribuição dos direitos devidos. Serão abordados alguns conceitos teóricos de base, mas o foco é mostrar como funcionam estas relações na prática dentro do mercado brasileiro. O curso também mostrará alguns valores praticados no mercado referentes aos direitos autorais, como funciona a formação de preços, o tamanho e as tendências do mercado, e algumas estratégias para maximizar seus rendimentos com os direitos autorais das músicas.

O curso é uma imersão voltada para todos os profissionais da cadeia produtiva da música, já que o conhecimento básico em direitos autorais é um pré-requisito para muitas funções na indústria da música. Vale também para quem tem conhecimentos avançados no direito autoral, mas quer entender suas aplicações práticas na indústria musical e as relações de mercado. O público-alvo é formado por artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes, empresários, produtores fonográficos, produtores culturais, advogados, profissionais que atuam em editoras, selos e demais interessados.


OBJETIVO DO CURSO

Proporcionar aos participantes conhecimento prático e teórico acerca da cadeia de rendimentos de direito autoral, passando pelas ferramentas e as estratégias necessárias para maximizar os ganhos da sua música de forma didática.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  • Conceitos teóricos básicos sobre a legislação de direitos autorais;
  • Como funciona o fluxo de rendimentos e o licenciamento de música;
  • Os diferentes tipos de direito e como eles se traduzem nas relações de mercado;
  • O papel de uma editora;
  • O papel de um produtor fonográfico;
  • O papel do agregador digital;
  • O papel da gestão coletiva de direitos autorais;
  • Os tipos de contrato e as relações de mercado mais comuns;
  • Os valores envolvidos nas negociações ou na distribuição de rendimentos;
  • Música em audiovisual;

Como decifrar os demonstrativos de rendimentos;

PARA QUEM/QUE SE DESTINA

  • Profissionais que já atuam no mercado da música e desejam se aprofundar em direitos autorais;
  • Profissionais que desejam entrar no mercado da música e precisam se familiarizar com direitos autorais;
  • Artistas em auto-gestão de carreira.


AULA 01: OS DIREITOS AUTORAIS E O FLUXO DOS RENDIMENTOS.

  • Conceitos básicos de direitos autorais
  • Obra x Fonograma
  • Quem são os titulares de direitos autorais?
  • Quem são os players deste mercado?
  • Como são os fluxos de rendimentos de direitos
  • Quem paga, quem recebe e como?
  • Principais tipos de uso de música e os tipos de direitos.

Professor: Elisa Eisenlohr


AULA 02: AS RELAÇÕES CONTRATUAIS MAIS COMUNS

  • Contratos: noções básicas
  • Cessão, concessão ou licença de uso
  • Contratos de edição
  • Autorização de gravação
  • Contratos de distribuição
  • Autorização de sincronização
  • Contrato ou licença de execução pública de obras musicais e fonogramas
  • Outras relações contratuais

Professor: Renato Dolabella


AULA 03: CONCEITOS BÁSICOS DA LEGISLAÇÃO

  • Direitos Morais e Patrimoniais
  • Direito de autor x Copyright: implicações práticas
  • Domínio público de obras e fonogramas
  • Autorização “prévia e expressa”
  • A coautoria e o licenciamento
  • A coprodução e o licenciamento

Professor: Flavia Tendler


AULA 04: A OBRA MUSICAL E O PAPEL DA EDITORA

  • Panorama do mercado
  • O contrato de edição
  • O contrato de administração de repertório
  • Os serviços e responsabilidades de uma editora
  • Distribuição de royalties
  • Subedição no exterior
  • TV, Publicidade, Cinema
  • Relação com provedores de serviços digitais
  • As fontes de receita do autor
  • Demonstrativos de rendimentos

Professora: Flávia César


AULA 05: O FONOGRAMA E O PAPEL DO PRODUTOR FONOGRÁFICO

  • Panorama do mercado
  • A gravação e os direitos dos autores
  • Os serviços e responsabilidades do produtor fonográfico
  • Distribuição de royalties
  • ISRC e metadados
  • Distribuição do fonograma
  • Licenciamento do fonograma
  • Representação no exterior
  • As fontes de receita do produtor e dos intérpretes
  • DemonstratiVos de rendimentos

Professor: Maurício Tagliari


AULA 06: A OBRA, O FONOGRAMA E O PAPEL DA GESTÃO COLETIVA

  • Gestão coletiva de direitos autorais, UBC e Ecad
  • Cadastrando a Obra e o Fonograma
  • ISRC e ISWC
  • Distribuição de valores de execução pública
  • Demonstrativos de rendimentos
  • Dicas de maximização das receitas na execução pública

Professora: Peter Strauss


aula 07 e 08: MÚSICA EM AUDIOVISUAL

  • Panorama do mercado audiovisual
  • Audiovisual: cinema, publicidade, TV e marcas proprietárias 
  • Música na publicidade e licenciamento
  • A distinção entre o produto audiovisual regulado e não regulado
  • Música no cinema ou TV
  • Clearance: processo negocial, critérios de precificação, etapa de cotação e closing
  • Sincronização
  • Cue-sheet
  • Execução pública

Professora: Raquel Lemos


AULA 09: O MUNDO DIGITAL E AS RELAÇÕES CONTRATUAIS

  • Contratos de Distribuição, noções gerais.
  • Contratos por Adesão, quais os cuidados? 
  • Termos de Uso das Plataformas Digitais
  • Boas Práticas na Distribuição Digital
  • Direitos Autorais nas Lives
  • Fluxo de royalties do distribuidor digital para titulares de direito conexo

Professora: Daniela Colla


AULA 10: O MUNDO DIGITAL E O PAPEL DO DISTRIBUIDOR

  • Panorama do mercado
  • Direitos autorais no ambiente digital. Quem recebe o que e de onde?
  • Principais players (Youtube, Spotify, Deezer, Apple, Instagram, Facebook, Tik Tok, Twitch, OTT)
  • Contratos de distribuição digital
  • Outros serviços (monetização de Youtube, Marketing, gravação etc)
  • Fluxo de royalties do distribuidor digital para titulares de direito conexo
  • Demonstrativos de rendimentos
  • Algoritmos, Playlists e Pitching

Professora: Renata Gomes


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Music Rio Academy

Uma escola completa de produção de eventos e mercado da música que está formando profissionais capacitados, para atuar no mercado de entretenimento no amplo escopo do que é produzir shows, eventos corporativos e gerenciamento de carreiras. Através da metodologia de Live Case Study, o Vivo Rio Academy proporcionará aos alunos ir além dos limites da teoria, com palestras dinâmicas e aulas práticas em eventos, ministradas por grandes profissionais do mercado.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.