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Disputa Gastronômica CHEFS BRASIL

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Disputa Gastronômica CHEFS BRASIL

08 abr - 2025 • 15:00 > 10 abr - 2025 • 18:00

Evento encerrado

Disputa Gastronômica CHEFS BRASIL

08 abr - 2025 • 15:00 > 10 abr - 2025 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento

                                                                               Logotipo

Descrição gerada automaticamente

 

Disputa Gastronômica CHEFS BRASIL / ANUGA (8 a 10 de abril de 2025)

 

1º edição da Disputa Gastronômica Chefs Brasil será realizada na Feira Anuga, entre os dias 8 e 10 de abril de 2025, no Pavilhão de Exposições do EMB, na cidade de São Paulo.

Organizada pela Ordem Chefs Brasil, a competição é destinada a amantes e profissionais da gastronomia.

 Os competidores deverão desenvolver receitas sugeridas pela organização, respeitando regras e tempo determinado. Após a preparação, deverão apresentar os pratos aos jurados.

A Chefs Brasil, organizadora do evento, cederá um kit para cada participante inscrito, contendo: chapéu do chef/ touca, uma camiseta e um avental destinado a cada categoria.

 

Categorias e Desafios:

1. Gastronomia

Desafio: O campeonato tem como finalidade testar e premiar a habilidade dos participantes na finalização e montagem de hambúrgueres acompanhado por um molho especial, avaliando critérios como apresentação, criatividade, técnica e tempo de execução

2. Confeitaria

Desafio: O campeonato tem como propósito desafiar os participantes a demonstrar habilidades na finalização e montagem do doce entremet avaliando estética, criatividade, técnica e organização dentro do tempo estipulado.

3. Bebidas

Desafio: O campeonato tem como finalidade testar e premiar a habilidade dos participantes na finalização e montagem de cocktails, avaliando critérios como apresentação, criatividade, técnica e tempo de execução.

Sendo obrigatório ter como base para o cocktail o café gourmet da empresa parceira.

 

 

 

 

 

Inscrições:

 

Os interessados em participar dessa competição deverão realizar suas inscrições através do endereço https://www.sympla.com.br/evento/disputa-gastronomica-chefs-brasil/2830185, pagando a taxa de R$ 90,00 por inscrição.

O candidato deve fazer seu cadastramento, gratuito, para ter acesso ao local da disputa, no site da feira https://anuga-brazil.com.br

 

Prazo para inscrição até dia 07 de Abril 2025

 

Os participantes serão responsáveis por suas próprias despesas, custos e trajes. (exceto o traje fornecido através do kit)

Premiação:

1º Lugar de cada categoria: Troféu Chefs Brasil de Campeão / 1 ano de credenciamento na Ordem + Kit SUPREME de produtos das empresas parceiras da categoria disputada e vaga garantida para disputa 2026

 

2º Lugar de cada categoria: Medalha de segundo lugar Chefs Brasil + Kit PRIME de produtos das empresas parceiras da categoria disputada

 

3º Lugar de cada categoria: Medalha de participação terceiro lugar + Kit STANDARD de produtos das empresas parceiras da categoria disputada

 

 

Direitos de imagens: *Aceita no ato da inscrição*

*DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM* 

Declaro, para os devidos fins, que *AUTORIZO* o uso da minha imagem para *divulgações públicas*, sem qualquer ônus.  A presente autorização abrange a utilização da minha imagem *durante minha participação na Disputa Gastronômica Chefs Brasil / Anuga Brazil, bem como sua veiculação em redes sociais e demais materiais institucionais da **Chefs Brasil*, de forma gratuita. 

Essa autorização inclui a possibilidade de licença a terceiros, direta ou indiretamente, e a inserção da imagem em materiais destinados a *qualquer finalidade, seja para **uso comercial, publicitário, jornalístico, editorial, didático, entre outros, existentes ou que venham a existir no futuro. A veiculação e distribuição poderão ocorrer **em território nacional e internacional, por **prazo indeterminado*. 

 

Por ser a expressão da minha vontade, *declaro que autorizo o uso acima descrito*, sem que haja qualquer direito a reclamação futura, seja a título de direitos conexos à imagem ou qualquer outro.

Transmissão ao vivo:

A competição terá flashes ao vivo via transmissão por celular para Instagram, Facebook e YouTube.

Regras Gerais da Disputa Gastronômica

1. Fornecimento de Uniforme

  • Cada participante receberá, da empresa organizadora, um kit uniforme contendo:
    • Camiseta
    • Avental
    • Chapéu de chef (ou touca profissional)
  • O uso completo do uniforme fornecido é obrigatório durante toda a competição, incluindo durante a premiação no pódio.

2. Responsabilidades do Representante da Organização

  • Um representante da organização estará presente em todas as categorias e apresentações para autorizar o início da competição e, consequentemente, o início da contagem do tempo.

3. Requisitos de Vestimenta e Higiene

Durante a competição, os competidores deverão, obrigatoriamente, cumprir as seguintes normas de vestimenta:

a) Chapéu de Chef/Touca:
O competidor deve usar o chapéu de chef ou touca fornecido pela organização, que deve estar sempre na cabeça do participante durante a competição. Exceções serão permitidas apenas por motivos culturais ou religiosos, mediante aviso prévio aos organizadores.

b) Barba longa (igual ou maior que 1 cm no queixo):
A barba deverá ser coberta com cobre-barba ou máscara apropriada à gastronomia profissional, garantindo higiene e segurança alimentar.

c) Camiseta e Avental:
O competidor deverá usar a camiseta e o avental fornecidos pela organização, de forma adequada e limpa. O avental deve ser usado o tempo todo durante a preparação dos pratos.

d) Calças e sapatos apropriados:
O competidor deve usar calças e sapatos adequados à gastronomia profissional, como calças compridas e sapatos fechados e antiderrapantes, para garantir a segurança durante a competição.

e) Proibição de adornos:
O uso de joias, relógios, acessórios e bijuterias nos pulsos e/ou mãos não será permitido, exceto a aliança de noivado/casamento.

4. Verificação de Conformidade

  • O juiz de chão será responsável por verificar se o competidor está em conformidade com as regras de vestimenta e higiene. Caso sejam identificadas transgressões, as seguintes penalidades serão aplicadas automaticamente:

a) Cabeça ou barba descoberta: menos 5 pontos
b) Traje incompleto, inadequado ou sujo: menos 10 pontos
c) Presença de joias, relógios, acessórios ou bijuterias: menos 5 pontos

5. Outras Considerações

  • A organização reserva-se o direito de realizar inspeções de vestimenta e higiene a qualquer momento da competição, assegurando que todos os competidores cumpram os requisitos de segurança e profissionalismo.

 

Desafio: Mata-Mata da Gastronomia - Tema: HAMBURGUER E MOLHO ESPECIAL

REGULAMENTO - CAMPEONATO DE HAMBÚRGUER e MOLHO ESPECIAL

1. OBJETIVO

O campeonato tem como finalidade testar e premiar a habilidade dos participantes na finalização e montagem de hambúrgueres acompanhado por um molho especial, avaliando critérios como apresentação, criatividade, técnica e tempo de execução.

2. PARTICIPANTES

  • Poderão participar cozinheiros, chefs, estudantes de gastronomia e entusiastas da culinária.
  • A inscrição deverá ser feita previamente, conforme instruções da organização.
  • Cada competidor poderá contar com um assistente.

3. REGRAS GERAIS

  • Os participantes terão 10 minutos para finalizar e montar seus hambúrgueres.
  • Montagem de 4 unidades de hamburguer
  •  Um para cada jurado e um sobressalente em caso de acidente na hora da apresentação
  • Fornecidos pela organização, pães e queijos o restante do material e por conta do participante, podendo haver ingredientes extras previamente aprovados.
  • O hamburguer (carne) trazer pronto somente para cocção na chapa...
  • Forneceremos, bancada, chapa, refrigerador, material de higiene outros utensílios a serem utilizados é de uso pessoal de cada participante tendo que trazer se for utilizar.
  • Forneceremos partos descartáveis para apresentação, caso queira apresentar em outra embalagem fica por conta do participante, sendo livre como desejar apresentar.
  • O molho especial pode trazer pronto ou fazer no tempo dentro do tempo de prova.
  • Os participantes deverão utilizar seus utensílios pessoais e ingredientes de sua escolha levando tudo para bancada previamente 5 minutos antes do início da prova.

 

4. AVALIAÇÃO

Os hambúrgueres serão avaliados por um corpo de jurados com base nos seguintes critérios:

  1. Apresentação e montagem (20 pontos) – Criatividade, harmonia das cores e estética do prato.
  2. Tempo de execução (20 pontos) – Cumprimento do tempo estipulado para finalização.
  3. Criatividade e inovação (30 pontos) – Combinação de ingredientes e técnicas diferenciadas.
  4. Molho especial (30 pontos) Molho deve ser servido junto na apresentação, em vasilha separada para os jurados acrescentar a gosto.

A pontuação máxima será de 100 pontos, e os vencedores serão aqueles com as maiores pontuações.

 

 

5. TEMPO DE COMPETIÇÃO

  • O tempo total para finalização e montagem será de 10 minutos.
  • Caso o participante ultrapasse o tempo estipulado, sofrerá penalizações na pontuação.

6. PENALIDADES

  • Uso de ingredientes não permitidos: desclassificação imediata.
  • Falta grave de higiene: perda de 10 pontos.
  • Excesso de tempo: perda de 5 pontos por minuto excedido.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

  • A decisão dos jurados é soberana e inquestionável.
  • A organização se reserva o direito de fazer alterações no regulamento, caso necessário.
  • Os participantes deverão assinar um termo de responsabilidade antes do início da competição.

 

 

 Desafio: Mata-Mata da Confeitaria – Tema: ENTREME (fatia de bolo)

 REGULAMENTO - CAMPEONATO  CONFEITARIA “ENTREMET”

FINALIZAÇÃO E MONTAGEM

1. OBJETIVO

O campeonato tem como propósito desafiar os participantes a demonstrar habilidades na finalização e montagem do doce entremet avaliando estética, criatividade, técnica e organização dentro do tempo estipulado.

2. PARTICIPANTES

  • Poderão participar confeiteiros profissionais, estudantes de gastronomia ou entusiastas da confeitaria.
  • As inscrições devem ser feitas previamente conforme regras da organização.
  • Cada participante competirá individualmente, com auxílio de um assistente.

3. REGRAS GERAIS

  • O tempo total para finalização e montagem será de 10 minutos.
  • Os preparos principais (massas, cremes, recheios) devem ser levados prontos para a disputa.
  • O foco da competição será montagem, decoração e finalização.
  • Montagem de 4 unidades de Entremets. (fatia de bolo)
  • Forneceremos, bancada, chapa, refrigerador, material de higiene outros utensílios a serem utilizados é de uso pessoal de cada participante tendo que leva-los se for utilizar.
  •  Uma porção para cada jurado e uma sobressalente caso de acidente na hora da apresentação
  • Os participantes deverão utilizar seus utensílios pessoais e ingredientes de sua escolha levando tudo para bancada previamente 5 minutos antes do início da prova.
  • Não é permitidos pré-montagem, toda montagem tem que ser em prova.

4. AVALIAÇÃO

Os doces serão avaliados pelos jurados com base nos seguintes critérios:

  1. Apresentação e criatividade (40 pontos) – Estética, harmonia das cores, originalidade e impacto visual.
  2. Técnica de montagem (30 pontos) – Precisão, acabamento e nível de dificuldade.
  3. Organização e higiene (20 pontos) – Postura profissional, limpeza do espaço e manuseio dos ingredientes.
  4. Cumprimento do tempo (10 pontos) – Conclusão dentro do tempo estabelecido.

A pontuação máxima será de 100 pontos, e o vencedor será aquele com a maior pontuação.

5. PENALIDADES

  • Ultrapassar o tempo de 10 minutos: perda de 5 pontos por minuto excedido.
  • Falta grave de higiene: perda de 10 pontos.
  • Uso de ingredientes não permitidos: desclassificação imediata.

 

 

Entremet  (fatia de bolo)

Ele é um doce francês, composto por várias camadas, incluindo mousse, creme, biscoitos, bolos, biscuit e uma cobertura espelhada brilhante ou glacê, ganache chantily.

Além de ser visualmente impressionante, permite muita criatividade na finalização e montagem, o que dá possibilidade para todos participantes apresentar o seu melhor!

 

 

Desafio: Mata-Mata de Bebidas – Tema: Coquetéis /Drinks

REGULAMENTO - CAMPEONATO DE COCKTAILS

1. OBJETIVO

O campeonato tem como finalidade testar e premiar a habilidade dos participantes na finalização e montagem de cocktails, sendo obrigatório utilizar como base para o cocktail, o café gourmet em pó fornecido por empresa parceira e serão avaliados pelos critérios como: apresentação, criatividade, técnica e tempo de execução.

2. PARTICIPANTES

     •        Poderão participar:

Bartenders, entusiastas de coquetelaria, baristas.

      •       A inscrição deverá ser feita previamente, conforme instruções da organização.

      •       Cada competidor poderá contar com um assistente.

3. REGRAS GERAIS

      •       Os participantes terão 10 minutos para finalizar e montar seus cocktails.

      •       Montagem de 4 cocktails, um para cada jurado e um sobressalente em caso de acidente na hora da apresentação

      •       Fornecidos pela organização, gelo e alguns utensílios o restante do material fica por conta do participante, podendo haver ingredientes extras previamente aprovados.

      •       Forneceremos, bancada, material de higiene outros utensílios a serem utilizados é de uso pessoal de cada participante tendo que trazer se for utilizar.

      •       Cada participante terá que trazer o copo para apresentação.

4. AVALIAÇÃO

Os cocktails serão avaliados por um corpo de jurados com base nos seguintes critérios:

     1.      Apresentação e montagem (30 pontos) – Criatividade, harmonia das cores e estética do cocktail.

     2.      Tempo de execução (20 pontos) – Cumprimento do tempo estipulado para finalização.

     3.      Criatividade e inovação (30 pontos) – Combinação de ingredientes.

     4. Técnicas (20 pontos)

A pontuação máxima será de 100 pontos, e os vencedores serão aqueles com as maiores pontuações.

5. TEMPO DE COMPETIÇÃO

     •        O tempo total para finalização e montagem será de 10 minutos.

     •        Caso o participante ultrapasse o tempo estipulado, sofrerá penalizações na pontuação.

6. PENALIDADES

     •        Uso de ingredientes não permitidos: desclassificação imediata.

     •        Falta grave de higiene: perda de 10 pontos.

     •        Excesso de tempo: perda de 5 pontos por minuto excedido.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

     •        A decisão dos jurados é soberana e inquestionável.

     •        A organização se reserva o direito de fazer alterações no regulamento, caso necessário.

     •        Os participantes deverão assinar um termo de responsabilidade antes do início da competição.

 

 

CONCIDERAÇÕES

Decisão do Júri:
Uma vez que a pontuação é dada, a decisão do júri é final e não passível de recursos ou apelos de qualquer tipo.

Empate:
Caso haja empate entre os 3 primeiros colocados, os competidores serão avisados antes da premiação e chamados para uma nova apresentação, e cada um terá o tempo de até 10 minutos.

Alterações nas Regras:
A organização do evento se reserva o direito de fazer quaisquer alterações nas regras da prova, caso necessário, para otimizar o andamento do evento. Todos os competidores serão informados prontamente sobre mudanças, se houverem.

 

Como Participar

  1. Inscrição:
    Os interessados devem se inscrever através do link:

  2. Para validar a inscrição, o participante deve:
    i. Concordar com o regulamento (mediante declaração no momento da inscrição).
    ii. Pagar a taxa de inscrição de R$150,00 (para cada categoria que participar), que cobre despesas administrativas e organização.
  3. Categorias:
    Cada competidor pode participar em até duas categorias, sendo obrigatório escolher pelo menos uma das seguintes: gastronomia, bebida.
  4. Formulários:
    Todos os formulários de inscrição devem ser preenchidos corretamente e de forma completa.

Cronograma do Campeonato

  • Data: 08 a 10 de abril de 2025, no pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo, durante a Feira ANUGA.
  • Horário: todas as disputas, em seu respectivo dia, serão realizadas no seguinte horário:

Início: 15h00

Término: 18h00

    1. Gastronomia: 08 de abril de 2025 (apresentação, apuração e premiação)
    2. Bebida: 09 de abril de 2025 (apresentação, apuração e premiação).
    3. Confeitaria: 10 de abril de 2025 (apresentação, apuração e premiação).
  • Ordem de apresentação: logo que, encerradas as inscrições no dia 30 março, será organizada a ordem de apresentação de cada inscrito, com seu devido horário e encaminhada através de mensagem via WhatsApp. Para garantir o bom andamento da disputa, é obrigatório que todos os competidores estejam no local da disputa até as 14h30, ou seja, 30 minutos antes do início das provas que começam pontualmente as 15h. O não comparecimento dentro desse prazo poderá resultar na desclassificação. Não cabendo o reembolso do valor da inscrição. Contamos com sua pontualidade para uma experiência organizada e justa para todos.  

 

 

Despesas, Custeios e Trajes

  1. Responsabilidade dos Competidores:
    Os participantes serão responsáveis por todas as despesas e custos, incluindo a aquisição de ingredientes ou outros materiais necessários para a competição.
  2. Uniformes:
    Os participantes receberão da organização um kit uniforme contendo: camiseta, avental e chapéu do chef/ touca. Estes itens são obrigatórios durante a apresentação e para a subida ao pódio.
  3. Requisitos de Traje:
    Durante a competição, os participantes devem:
    • Usar chapéu do chef/ touca fornecido pela organização (exceto por motivos culturais ou religiosos, mediante aviso prévio).
    • Cobrir a barba longa (se maior que 1 cm) com cobre-barba adequado à gastronomia profissional.
    • Usar calças e sapatos apropriados à gastronomia profissional.
    • Evitar o uso de adornos (joias, relógios, acessórios) durante a competição.

 

Jurados

  1. A equipe de jurados será composta por 3 (três) integrantes, escolhidos e convidados pela organização do evento. Um dos jurados será designado como responsável pela equipe.
  2. Os jurados se revezarão em turnos durante as apresentações, garantindo a avaliação de todos os competidores.
  3. O juiz de chão será responsável por verificar a conformidade dos competidores com o regulamento. Em caso de transgressão, as seguintes penalidades serão aplicadas de forma cumulativa:

<!--[if !supportLists]-->a)      <!--[endif]-->Cabeça ou barba descoberta: menos 5 pontos.
b) Traje incompleto, inadequado ou sujo: menos 10 pontos.
c) Presença de joias, relógios, acessórios ou bijuterias nos pulsos e/ou mãos: menos 5 pontos.

 

  Certificado: para *Todos Participantes*

1- Todos os participantes receberão um certificado de participação nas respectivas categorias.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi

Avenida Olavo Fontoura, 1209 Santana

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

CHEFS BRASIL

A Ordem Chefs Brasil é uma organização consolidada no cenário gastronômico nacional, conectando chefs, empresas e entusiastas da gastronomia em um movimento de grande impacto. Com presença ativa em todo o Brasil, atuamos em feiras e eventos do setor, fortalecendo marcas e promovendo crescimento mútuo. Nossa missão é criar oportunidades estratégicas para empresas que desejam ampliar sua visibilidade e fortalecer sua presença no mercado.

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