Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Diversidade linguística no Brasil: preservação e revitalização

Eventos para você

Diversidade linguística no Brasil: preservação e revitalização

19 mai - 2025 • 09:30 > 19 mai - 2025 • 12:00

Evento encerrado

Diversidade linguística no Brasil: preservação e revitalização

19 mai - 2025 • 09:30 > 19 mai - 2025 • 12:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Diversidade linguística no Brasil: preservação e revitalização


Data e hora: 19/05, 9h30-12h


Local: Auditório do Museu da Língua Portuguesa


Apesar da crescente produção acadêmica em países da América do Norte, Europa, Oceania e algumas regiões da América Latina, as pesquisas específicas em revitalização linguística ainda se encontram insipientes no Brasil. O objetivo deste encontro é aprofundar o diálogo sobre a diversidade linguística e avançar no estabelecimento das bases científicas da pesquisa em estudos de revitalização linguística no Brasil. 


A atividade será composta pelas palestras “A Revitalização Linguística: Teoria e Prática”, com o Prof. Dr. Luiz Amaral (University of Massachusetts), e “Os desafios da revitalização linguística no Brasil”, com a Profª Bruna Franchetto (UFRJ/Museu Nacional). O encontro é uma parceria do MLP com o Grupo de Estudos em Revitalização (GERe), da Comissão para Línguas Indígenas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).


O evento ocorrerá realizado no Auditório do MLP. Haverá um café de recepção às 9h30. A primeira palestra se inicia às 10h.  


A atividade faz parte do Ciclo de Encontros “(Re)Viver línguas”. Os encontros, realizados nos meses de março e maio, enfocam temas como a construção mútua entre língua e cultura e a diversidade linguística no Brasil. A conexão entre esses temas será feita por duas abordagens. A primeira foi apontar como o caleidoscópio de falares reflete a diversidade cultural no Brasil. O segundo encontro se dedicará a processos de revitalização de línguas ameaçadas, apontando para teorias e práticas de resgate linguístico e cultural.   


Para compor os encontros, integram a programação pesquisadores e especialistas ligados a universidades e instituições de pesquisa que desenvolvem trabalhos nessa temática. O Ciclo de Encontros é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, em parceria com a Associação Brasileira de Linguística – Abralin, por meio da Comissão de Línguas Indígenas. 

Para maiores informações sobre o Ciclo, visite o site do MLP, ou entre em contato: centrodereferencia@mlp.org.br 


Inscrições 

As pessoas que desejarem participar e receber certificado devem se inscrever na plataforma Sympla. Será compartilhada uma lista de presença durante a realização do evento. 

ATENÇÃO: Confira se seus dados estão todos corretos, pois o certificado será emitido com base nas informações preenchidas na plataforma Sympla. Vagas limitadas. 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nº, Sala Multiuso, Centro Histórico de São Paulo

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Museu da Língua Portuguesa

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.