19 mai - 2025 • 09:30 > 19 mai - 2025 • 12:00
19 mai - 2025 • 09:30 > 19 mai - 2025 • 12:00
Diversidade linguística no Brasil: preservação e revitalização
Data e hora: 19/05, 9h30-12h
Local: Auditório do Museu da Língua Portuguesa
Apesar da crescente produção acadêmica em países da América do Norte, Europa, Oceania e algumas regiões da América Latina, as pesquisas específicas em revitalização linguística ainda se encontram insipientes no Brasil. O objetivo deste encontro é aprofundar o diálogo sobre a diversidade linguística e avançar no estabelecimento das bases científicas da pesquisa em estudos de revitalização linguística no Brasil.
A atividade será composta pelas palestras “A Revitalização Linguística: Teoria e Prática”, com o Prof. Dr. Luiz Amaral (University of Massachusetts), e “Os desafios da revitalização linguística no Brasil”, com a Profª Bruna Franchetto (UFRJ/Museu Nacional). O encontro é uma parceria do MLP com o Grupo de Estudos em Revitalização (GERe), da Comissão para Línguas Indígenas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).
O evento ocorrerá realizado no Auditório do MLP. Haverá um café de recepção às 9h30. A primeira palestra se inicia às 10h.
A atividade faz parte do Ciclo de Encontros “(Re)Viver línguas”. Os encontros, realizados nos meses de março e maio, enfocam temas como a construção mútua entre língua e cultura e a diversidade linguística no Brasil. A conexão entre esses temas será feita por duas abordagens. A primeira foi apontar como o caleidoscópio de falares reflete a diversidade cultural no Brasil. O segundo encontro se dedicará a processos de revitalização de línguas ameaçadas, apontando para teorias e práticas de resgate linguístico e cultural.
Para compor os encontros, integram a programação pesquisadores e especialistas ligados a universidades e instituições de pesquisa que desenvolvem trabalhos nessa temática. O Ciclo de Encontros é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, em parceria com a Associação Brasileira de Linguística – Abralin, por meio da Comissão de Línguas Indígenas.
Para maiores informações sobre o Ciclo, visite o site do MLP, ou entre em contato: centrodereferencia@mlp.org.br
Inscrições
As pessoas que desejarem participar e receber certificado devem se inscrever na plataforma Sympla. Será compartilhada uma lista de presença durante a realização do evento.
ATENÇÃO: Confira se seus dados estão todos corretos, pois o certificado será emitido com base nas informações preenchidas na plataforma Sympla. Vagas limitadas.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça da Luz, s/nº, Sala Multiuso, Centro Histórico de São Paulo
São Paulo, SP
Museu da Língua Portuguesa
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.