“Do Riscado ao Passo”: Primeiro Workshop do Projeto Explora as Conexões Entre o Samba no Carnaval do Rio e Recife
No dia 11 de abril, o Museu Paço do Frevo, no Recife Antigo, receberá a primeira edição do workshop “Do Batuque ao Passo”, uma iniciativa que celebra as tradições e as conexões entre o samba do Rio de Janeiro e o frevo de Recife. O evento ocorrerá às 19h30, oferecendo uma imersão nas histórias, práticas e diálogos das danças do samba, símbolos da rica cultura do Carnaval brasileiro.
O workshop surge da união criativa de grandes nomes do cenário carnavalesco:
George Louzada, diretor artístico da GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, coreógrafo e pesquisador,
Kemla Baptista, que foi ex - coreógrafa de alas do GRES Império Serrano, atua como apresentadora do palco do carnaval do Estado de Pernambuco é escritora e pesquisadora, e
Juliana Lomba, diretora de harmonia da GRES Mocidade Independente de Padre Miguel e fundadora da Lomba Agência. Juntos, esses profissionais, com profundo envolvimento com o Carnaval, têm como objetivo fortalecer e reconstruir a conexão cultural entre as cidades do Rio de Janeiro e Recife, celebrando o legado negro na formação do patrimônio cultural brasileiro.
Kemla, que já realizava pesquisas sobre as intersecções entre os carnavais do Rio de Janeiro e de Pernambuco, há tempos desejava realizar alguma ação que tornasse ainda mais ativo e movimentado o trânsito nesta ponte cultural entre os patrimônios destes dois Estados fundamentais na formação da cultura carnavalesca do nosso país. Em trocas com George Louzada, seu grande amigo e mentor na dança do samba, surge o convite para cocriação de uma iniciativa em parceria que ficou completa com a chegada da Juliana e sua vivência ligada a gestão e produção dentro da indústria criativa do carnaval.
O Paço do Frevo, centro de referência em preservação do Frevo, será o local ideal para essa troca de saberes. Reconhecido pela sua importância na difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e música, o museu se une a essa iniciativa para promover e proteger dois Patrimônios Imateriais da Humanidade: o Frevo e o Samba.
A programação do evento inclui uma roda de diálogos, com George Louzada e Kemla Baptista, que contará com a participação especial de Anne Costa, artista da dança e coordenadora da Escola Paço do Frevo. O encontro discutirá a importância histórica e cultural da dança do samba, as semelhanças entre as figuras do passista do frevo e do samba, os desafios na profissionalização das danças e muito mais. Além disso, o workshop oferecerá uma vivência prática conduzida por George Louzada, um dos principais educadores da dança do samba no Brasil.
Este evento é uma oportunidade única para dançarinos, pesquisadores e amantes do Carnaval aprofundarem seus conhecimentos sobre essas manifestações culturais e vivenciarem uma experiência enriquecedora de aprendizado.