Fale com o produtor

O evento já encerrou...

DOCSP 2022 (atividades presenciais)

Carregando recomendações...

DOCSP 2022 (atividades presenciais)

10 nov - 2022 • 10:00 > 11 nov - 2022 • 22:00

Evento presencial em Unibes Cultural, São Paulo - SP
Evento encerrado

DOCSP 2022 (atividades presenciais)

10 nov - 2022 • 10:00 > 11 nov - 2022 • 22:00

Evento presencial em Unibes Cultural, São Paulo - SP
Evento encerrado

Descrição do evento

O DOCSP é um encontro internacional de documentário com atividades de capacitação, mercado e exibição. Um espaço para fomentar a reflexão sobre as novas narrativas do cinema documental e criar pontes com o mercado. Em 2022, o DOCSP contará com atividades presenciais e online.

Nos dias 10 e 11 de Novembro realizaremos de forma presencial os Seminários e a exibição de dois fimes, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500), São Paulo.



SEMINÁRIOS PRESENCIAIS


Os Seminários DOCSP são um espaço de reflexão e inspiração com master classes e estudos de caso. São instâncias em que os criadores compartilham seus olhares sobre o mundo e sua forma de fazer cinema.


10 DE NOVEMBRO : 10H - 13h | UNIBES CULTURAL


O TRABALHO DO PESQUISADOR | ESTUDO DE CASO: AMARELO

MASTERCLASS: FELIPE CHOCO


A pesquisa de conteúdo e de imagens como uma especialização profissional no cinema vem ganhando cada vez mais protagonismo. A metodologia de trabalho e as estratégias de apresentação do resultado junto à equipe acabam por ter um grande impacto nos processos criativos e nas obras, tanto no documentário quanto na ficção. Nesta masterclass, Felipe Choco conta como o seu percurso pessoal o leva até o campo da pesquisa audiovisual e compartilha sua forma de trabalho e de sistematização desta área de conhecimento, cuja demanda é crescente no mercado. Partindo da experiência como consultor de conteúdo do filme “AmarElo: é tudo pra ontem” produzido para a Netflix pelo Lab Fantasma, mergulharemos no fascinante universo do pesquisador.

FELIPE CHOCO | Graduado em Ciências Sociais, e mestre em filosofia pelo programa de Estudos Culturais da EACH/USP. consultor de conteúdo e pesquisador de imagens do documentário “AmarElo: é tudo pra ontem” (Lab Fantasma/ Netflix) indicado ao Emmy Internacional 2021. Coordenador de pesquisa de conteúdo e imagens da série documental “O Enigma da Energia Escura” (Lab Fantasma/ GNT/ Globoplay) e pesquisador de imagens e clearence da série documental “Abre Alas” (Conspiração Filmes/Youtube Originals). É autor do livro “Rap, Cultura e Política: Batalha da Matrix e a estética da superação empreendedora”, lançado pela Editora Hucitec em 2020 na coleção Diálogos da Diáspora. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América (NEPAFRO).


É O DOCUMENTÁRIO QUE INSCREVE O CINEMA NEGRO NO BRASIL?

DIÁLOGO ENTRE JOYCE PRADO, LILIAN SOLÁ SANTIAGO e THAMIRES VIEIRA


Três cineastas negras apresentam as proposições do documentário dentro das suas trajetórias, na tentativa de entender quais as principais alternativas usadas para construir o imaginário por meio do documentário.

JOYCE PRADO | Diretora, roteirista e fundadora da Oxalá Produções, empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. Em 2020, estreia seu primeiro longa-metragem, Chico Rei entre Nós (doc, 2020) na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, recebendo Menção Honrosa do Júri e premiado como Melhor Documentário Nacional pela escolha do público. Dirigiu e roteirizou ‘Memórias de Um Corpo no Mundo’ (doc, 33’39”, 2018) documentário musical sobre a primeira turnê nacional de Luedji Luna, além dos videoclipes da cantora. Diretora premiada no Womens Music Event em 2018 e 2021; tem dentre seus principais projetos o curta Calmon (em finalização), a websérie Cartas de Maio ( 2018); os curtas Okán Mímó (doc, 2017) e Fábula de Vó Ita (fic, 2016) e a websérie Empoderadas (2015) exibida em mostras e festivais do Brasil, Etiópia, Portugal, EUA e Gana.

LILIÁN SOLÁ SANTIAGO | Documentarista, Roteirista e Professora de Audiovisual. Dirigiu mais de uma dezena de documentários premiados no Brasil e no exterior e colaborou na produção de importantes filmes e séries documentais e de ficção. Ganhadora do Prêmio Willian Greaves Fund 2021. É Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP e integrante do Grupo de Pesquisa LabArteMídia. Coordena o Curso de Cinema do CEUNSP (Salto/SP).

THANIRES VIEIRA | Diretora e produtora, tem formação em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, faz parte da APAN e atua no cinema desde 2011. Faz parte da curadoria de mostras, festivais e laboratório em diversos formatos. Dirigiu o curta documentário ”O dia que ele decidiu sair” financiado com prêmio de desenvolvimento pelo Calendário das Artes da Fundação Cultural da Bahia, esteve em cineclubes e mostras, além de festivais brasileiros e internacionais, depois foi licenciado para o Canal Brasil e atualmente se encontra disponível na plataforma Embaúba Play. Realizou como co-diretora a série “Diz aí Afro Indígena” para o Canal Futura em 2018 e em 2020 foi diretora de cena do longa-metragem “Viva nossa Voz” da Preta Portê, um original Instagram para o Canal Brasil. Em 2021 lançou o curta-metragem “Nunca Pare na Pista”.




10 DE NOVEMBRO : 15H - 18h | UNIBES CULTURAL


Na procura de um filme

DIÁLOGO: JÔ SERFATY E MARÍLIA ROCHA


O acesso de um projeto de documentário a financiadores, coprodutores, mercados, laboratórios, editais e outras parcerias depende fundamentalmente de textos e materiais audiovisuais. Através das experiências pessoais como realizadoras que trabalham no desenvolvimento de seus projetos, e trazendo as trocas como tutoras com outros cineastas, Jô Serfaty e Marília Rocha abrem os processos de busca e suas estratégias na procura de um filme que possa ser comunicado. 

MARILIA ROCHA | Realiza filmes desde 1999. Em 2002 foi co-fundadora do grupo TEIA de criação audiovisual. Em 2005 criou a produtora Anavilhana, juntamente com a realizadora Clarissa Campolina e a produtora Luana Melgaço. Realizou os filmes “Aboio” (Melhor Filme Brasileiro no Festival É Tudo Verdade), “A falta que me faz” (melhor filme Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo) e “A cidade onde envelheço” (melhor filme e melhor direção Festival de Cinema Brasília e no Festival de Biarritz). O conjunto dos seus trabalhos recebeu mostras especiais no Festival Visions du Réel na Suíça, Festival de Cine Internacional de Ourense na Espanha e na Semana dos Realizadores no Rio de Janeiro.

JÔ SERFATY | Diretora e roteirista. Mestre em cinema pela UFF. Entre 2012 e 2019 escreveu e dirigiu quatro curtas-metragens. Em 2019 estreou seu primeiro longa-metragem “Um filme de verão”, um retrato híbrido do último verão de quatro adolescentes recém-formados no ensino médio em uma favela do Rio de Janeiro. O filme participou de importantes festivais internacionais como Göteborg IFF, Filmfest Hamburg, Neighbouring Scenes (Lincoln Center) e DocumentaMadrid. Recebeu também Menções Especiais no Doclisboa e no Festival de Mar del Plata. Em 2020, recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Independente L’Alternativa de Barcelona. Em 2021, começou a integrar a comissão de seleção de fundos de documentário de Sundance. Também já dirigiu videoclipes, campanha política e conteúdos diversos. Atualmente está escrevendo seu segundo longa-metragem, Borda do mundo, selecionado para Brlab.




11 DE NOVEMBRO : 15H - 18H | UNIBES CULTURAL


Do roteiro de ficção ao documentário contemporâneo

MASTERCLASS: LUIZ BOLOGNESI


Nesta masterclass conheceremos as experiências e aprendizados desde as origens da carreira de Luiz Bolognesi como roteirista de ficção aos desafios e transformações que o levam a explorar o território narrativo do documentário de criação.



LOCAL


Unibes Cultural, rua Oscar Freire 2500.


GRATUITO


Reserve seu ingresso gratuito através de Sympla


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500, Teatro, Sumaré

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Organização DOCSP

A organização DOCSP produz atividades de capacitação e mercado para o setor audiovisual do cinema de não-ficção. Desde 2015 realiza o DOCSP - Encontro Internacional de Documentário de São Paulo

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.