17 mar - 2025 • 19:30 > 17 mar - 2025 • 21:30
17 mar - 2025 • 19:30 > 17 mar - 2025 • 21:30
Branca Dias: a mulher que desafiou a Inquisição. A obra conta a história de Branca, uma mulher judia que enfrentou a inquisição e é considerada uma das primeiras mulheres a praticar o judaísmo nas Américas.
Branca Dias (1515 - 1574) foi uma das primeiras portuguesas a chegar ao Brasil. Judia, foi obrigada a se converter ao cristianismo pela Inquisição, porém continuou praticando rituais judaicos de forma secreta.
Símbolo de resistência à opressão e ao obscurantismo, ela sobreviveu à Inquisição e foi uma das primeiras mulheres a atravessar o Atlântico, vindo juntar-se ao marido, Diogo Fernandes, em 1545, trazendo sete dos onze filhos que veio a ter.
A exibição do documentário será seguida de uma conversa com a diretora Veronica Azevedo e a cantora Fortuna Safdie, com mediação da historiadora Dra Daniela Levy.
Dra. Daniela T Levy
Autora do livro “De Recife a Manhattan- os judeus na formação de Nova York “. Co- autora do livro “ Os judeus que construíram o Brasil”. Diretora do Centro de referência sobre Inquisição Anita Novinsky, CRIAN. Professora de História e História Judaica.
Veronica Azevedo
Formada em Direito e Comunicação Social. Pós graduada em Políticas Públicas de Segurança. Produtora Cultural, publicou 2 livros : 1680 Anos de História e Caminhante nas Estrelas. Produziu e dirigiu o filme Violência Doméstica : não seja a próxima vitima e um Documentário da Regata Internacional - Recife Fernando de Noronha.Recebeu entre outros , o título de Cidadã da Cidade do Recife. Atuou durante 32 anos como Delegada de Polícia. Reside na Cidade histórica de Olinda e é da vida uma eterna aprendiz .
Dia 17/3, segunda-feira, às 19H30
No Espaço Cultural e Biblioteca Dra. Claudia L. Epelman.
Av. Amarílis, 216 – Cidade Jardim
O evento é gratuito. Inscrições pelo Sympla.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Amarilis, 216 Cidade Jardim
São Paulo, SP
Biblioteca e Espaço Cultural dra. Cláudia L. Epelman e BCM
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.