13 mai - 2023 • 19:00 > 11 jun - 2023 • 19:00
13 mai - 2023 • 19:00 > 11 jun - 2023 • 19:00
A peça “DOS NOSSOS PARA OS NOSSOS” é um projeto inédito que busca resgatar e valorizar a identidade da cultura preta brasileira e sua ancestralidade. Um manifesto através de um espetáculo teatral interativo, visual, musicado e favelado.
O trabalho nasceu a partir do esquete Teatral “DOS NOSSOS PARA OS NOSSOS” criada em 2018 pelos artistas Êlme e Patrick Congo. No mesmo ano a cena foi premiada como terceira melhor cena no Festival de Cenas Curtas do Zimba (Teatro Ziembinski) e indicada a melhor Texto Original, Júri Popular e Especial do Júri (pela relevância da cena). Os atores Êlme e Patrick Congo foram indicados na categoria melhor ator.
Partindo de dois atores pretos, descendentes de africanos, moradores do Complexo de Favelas da Maré, essa história relaciona as vivências dos artistas no presente em relação com seus antepassados.
A pesquisa se desenvolve através de reflexões sobre um passado, presente que não pode se tornar futuro. Dois reis narram a trajetória de um povo que foi devastado por uma cultura hegemônica de embraquecimento. A denúncia aqui é nossa aliada, nosso senso de justiça. Queremos dialogar com as cores de forma que a nossa não seja mais a última, não seja a menos favorecida, explorada, cancelada e assassinada.
A narrativa vai traçar uma relação com a história buscando exaltar a nossa cultura através dos nossos corpos, música, estética e até mesmo o paladar.
Assim, este projeto deseja fortalecer sua comunidade com sua história, cultura e valores. Que a reparação seja deles, aqui, agora, no presente. Nós seguimos de pé, nos fortalecendo e enaltecendo a nossa cultura, identidade. “DOS NOSSOS PARA OS NOSSOS” é para além de um espetáculo. É um manifesto cultural político afrocentrado.
SINOPSE
DOIS REIS. DUAS TRAJETÓRIAS. UMA NARRATIVA. AQUI, UM BRASIL DESABRASILEIRADO É DENUNCIADO. A PARTIR DE UM JOGO CÊNICO ATRAVESSADO POR IMAGENS, PROJEÇÕES E SONS, O ESPETÁCULO MANIFESTO, CONTA A HISTÓRIA DESSES CORPOS ANCESTRAIS, QUE QUESTIONAM SUA CIVILIZAÇÃO ATUAL E SUAS MAZELAS.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Coletivo AfroMaré
Elenco: Êlme, Leandro Guedes, Leona Kalí, Patrick Congo e Rafael Rougues
Direção: Tiago Ribeiro
Assistente de Direção: Leandro Guedes
Direção Musical: Renata Tavares
Assistente de Direção Musical: Yuri Domingues
Direção de Arte: Rafael Rougues, Leona Kalí, Thiago dos Santos e Tiago Ribeiro
Costura: Jade Cardozo
Preparadora Corporal e Direção de Movimento: Gabriela Luiz
Iluminação: Lucas da Silva
Projeto Gráfico: Flávio Vidaurre
Fotografia e Comunicação: Thiago dos Santos
Produção Audiovisual: Coletivo AfroMaré
Montagem: Leandro Guedes e Tiago Ribeiro
Projeção e Vídeo Mapping: Charlinhus
Direção de Produção: Vanessa Greff
Assistente de Produção: Bianca Barbosa
Assessoria de Imprensa: Dia Comunicação – Ana Linhares e Isabel Ludgero
Idealização: Êlme e Patrick Congo
SERVIÇO
Temporada de estreia I Teatro Ruth de Souza - Santa Teresa - Sábados e Domingos 19h - 13 de maio a 11 de Junho de 2023 I Classificação: 14 ANOS
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Murtinho Nobre, 169 Santa Teresa
Rio de Janeiro, RJ
Coletivo AfroMaré
Coletivo formado em 2016, voltado para pesquisa cênica de narrativas periféricas e sua Afrobrasilidade na trajetória do povo preto no Brasil.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.