29 mar - 2025 • 16:00 > 29 mar - 2025 • 18:00
29 mar - 2025 • 16:00 > 29 mar - 2025 • 18:00
O espetáculo traz a história do abolicionista, político e médico Dr. Bezerra de Menezes, que viveu durante o século XIX, na cidade do Rio de Janeiro, contribuindo com importantes passos para a emancipação da sociedade daquela época. Conhecido como “Médico dos pobres”, não como elogio, e sim, como escárnio pela sociedade aristocrática, por atender aos menos afortunados, sem qualquer retorno financeiro, declarava ser “a política o melhor caminho para ajudar pessoas”. Por esta razão, foi eleito vereador por três vezes, deputado e como tal, desenvolveu grande trabalho em defesa dos humildes e necessitados, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Contribuiu com o Movimento Abolicionista, influenciando a escrita da Lei Áurea e lutando pela abolição da escravatura e cuidando como médico dos negros escravizados, que posteriormente, foram enviados ao Morro da Providência, enquanto o imperador decidia o que fazer com esta população, pós libertação. Ainda como político, esteve ligado à ciência, a cultura e ao meio ambiente, criando importantes leis de proteção para a Floresta da Tijuca e a Serra de Petrópolis, responsabilizando o Governo pelo serviço de preservação florestal e das nascentes aquíferas. Como médico destacou-se por atender aos mais pobres e por sua prática, também, na homeopatia. Observando que a cura, em muitos momentos, precisava acontecer não apenas no corpo, mas na psique humana, sendo ela geradora de muitos conflitos e inúmeras doenças psicossomáticas. E, esta consciência, só era possível, sempre e repetidamente, baseada no princípio fundamental do amor. Ao padecer de uma doença incurável do estômago, procura por um médium reiceitista, e sendo curado, tornou-se espírita, discípulo dos postulados de Allan Kardec, tornando-se até os dias de hoje o expoente mais importante da Doutrina Espírita Cristã no Brasil. Dr. Bezerra de Menezes, foi fundamental em prol da união, direitos e liberdade religiosa dos espíritas no Brasil e isso fez com que o preconceito vigente a época, onde o catolicismo dominava a sociedade, o fizesse sofrer um apagamento histórico. A interpretação é do ator Ricardo Andrade Vassíllievitch que também é, diretor, professor de artes cênicas e psicólogo. Em sua trajetória, soma direções de espetáculos e estudou com nomes consagrados do teatro brasileiro, entre os quais Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Camilla Amado, Amir Haddad, Zé Celso, entre outros. O espetáculo tem a direção de Jefter Paulo que apresenta sua construção cênica no minimalismo e trilha sonora que conta a história de um Brasil, da época em que o personagem viveu. Traz um “passar a limpo” dos fatos históricos e biográficos pouco difundidos sobre a vida desta grande personagem brasileira que transitou entre outros grandes nomes de sua época.
Única Apresentação
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Conselheiro Zenha, 31 Tijuca
Rio de Janeiro, RJ
Tânia Lugarinho
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.