A Coordenação de Políticas para Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos convida todes para o evento de celebração dos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) "Espaços urbanos e meio ambiente: a cidade também é das crianças!"
O Estatuto da Criança e do Adolescente é o principal marco normativo de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Sua aprovação representou uma mudança importante em relação ao antigo Código de Menores, o qual ele substituiu, pois reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, com proteções específicas relacionadas à sua condição de pessoas em desenvolvimento.
Em 2024, o evento de comemoração do ECA enquanto instrumento de promoção de direitos buscará fomentar uma reflexão acerca de uma agenda mais recente no âmbito dos direitos de crianças e adolescentes: o direito à cidade e ao meio ambiente saudável. Cerca de 2,9 milhões de crianças e adolescentes vivem no município de São Paulo, sendo que um terço delas são crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos). Diariamente, essa população frequenta e usufrui dos diferentes ambientes da cidade: ruas, praças, parques, escolas, casas, meios de transporte, equipamentos públicos.
Mas, em que medida eles participam da idealização e construção desses espaços? A cidade é um espaço inclusivo e seguro para crianças e adolescentes? Os espaços urbanos são capazes de garantir o direito ao meio ambiente limpo, saudável e sustentável? De que forma o marco normativo do ECA pode contribuir para avançar com esta agenda no âmbito da proteção e garantia de direitos? Essas são algumas das questões sobre as quais propomos discutir.
Data: 15/07/2024, das 13h às 18h
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som (Av. Europa. 158 - Jardim Europa)
Fala de Abertura:
Soninha Francine (Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania)
Palestrantes:
Camila Sawaia (CoCriança)
Claudia de Freitas Vidigal (Fundação Van Leer no Brasil)
Guilherme Lobo Pecoral (Instituto Alana)
Falas de Encerramento:
Ana Cláudia Fernandes (Conselheira Tutelar de Grajaú I e Coordenadora da Comissão Permanente dos Conselhos Tutelares de São Paulo)
Representante do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)
Apresentação musical: Banda Alana
Apoio:
Associação para o Desenvolvimento Integral do Down - ADID
Fundação Dorina Nowill para Cegos
Fundação Julita
Instituto Fazendo História
Instituto Jatobás
Instituto da Oportunidade Social - IOS
União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social - Unibes
Haverá coffee break das 13h às 14h. O evento iniciará às 14h.
Aberto ao público. Vagas limitadas.