Uma das vozes mais contundentes do rap nacional, conquistando o seu espaço com personalidade própria e uma proposta artística bastante multifacetada, Edgar inicia, no próximo dia 29 de outubro, sábado, uma série de apresentações pelo país. Os shows fazem parte da turnê de lançamento do disco “Ultraleve” (2021), que tem patrocínio da Natura Musical.
O músico apresenta "Ultraleve" (Deck/Natura Musical), álbum que enfileira nove faixas produzidas mais uma vez pelo parceiro Pupillo Oliveira. "Ultraleve é uma maniçoba poética, demora mais de cinco dias no fogo da vaidade, com a panela cheia de água e empatia, cozinhando todos os sentimentos atravessados por um corpo negro em uma sociedade programada para o excluir e o matar", diz o multiartista.
Os beats e a percussão de Pupillo acompanham esse cozimento, criando ambiências sonoras, ora irônicas ora melancólicas, mas sempre enérgicas. É bonito prestar atenção em como ele responde aos plot twists narrativos de Edgar, surpreendendo na estrutura de cada faixa, criando transições inesperadas. É como se eles estivessem construindo a trilha sonora de um game distópico, subvertendo o passado do funk, desde Afrika Bambattaa, e desenhando paisagens que alternam climas de acordo com cada "fase" do jogo.
Os materiais recicláveis que aparecem nas criações visuais de Edgar surgem em "Ultraleve" de outra maneira: objetos encontrados nas ruas de São Paulo por Edgar foram transformados em instrumentos e amplificados, adicionando efeitos às produções de Pupillo.
O primeiro show será em Santo André (SP) no dia 29 de outubro (sábado). Na sequência, Edgar sobe ao palco do Teatro Adamastor, em Guarulhos (SP), no dia 9 de novembro. O músico também vai levar a sua música para Salvador (BA), dia 17 de novembro.
No palco, Edgar (voz), Sthe Araújo (bateria e percussão) e Pancho Trackman (MPC e Groove box) tocam as faixas do disco lançado em 2021.
Edgar foi selecionado pelo programa Natura Musical, através do Edital 2021, ao lado de nomes como Jup do Bairro, Kaê Guajajara, Elisa Maia e Mostra Pankararu de Música. Ao longo de 17 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 150 projetos no âmbito nacional, como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares.
“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. Isso se traduz em ações de inclusão, sustentabilidade, apoio à diversidade e educação. São pilares fundamentais para as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 560 projetos - entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2021, o edital do Natura Musical selecionou 33 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 280 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de shows, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos.
09/11/22
Teatro Adamastor – Guarulhos / SP
Horário: 20h00
Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo, Guarulhos - SP, 07112-000
Entrada gratuita sendo que 20% dos ingressos gratuitos serão destinados para entidades carentes e/ou alunos da rede pública.