13 jul - 2023 • 08:00 > 14 jul - 2023 • 17:00
13 jul - 2023 • 08:00 > 14 jul - 2023 • 17:00
V
ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
Escola:
espaço de aprendizagem, vivências e relações
Oficinas:
MANHÃ (8:00 às 11:30)
TARDE (13:00 às 16:30)
EMENTAS INFANTIL
Da atividade objetal manipulatória à brincadeira protagonizada: o
necessário, o possível e aconselhável (M Inf. atividade objetal
manipulatória S CME) / (T Inf. atividade objetal manipulatória S
CME)
Considerando a teoria da atividade protagonizada por Leontiev (1959),
esta oficina tem por objetivo refletir acerca das possiblidades de
desenvolvimento da produção verbal dos estudantes da Educação Infantil durante
os processos de interações com os objetos manipuláveis. Trata-se de explicitar
diferentes possibilidades de organização de dinâmicas de ensino necessárias,
possíveis e aconselháveis. Em síntese, esta oficina demonstrará por meio da
transposição didática, tal como, defendido por Vigotski (2018), como a forma
ideal e intencional de produção verbal organizada interage com a inicial e
conduz a criança ao desenvolvimento.
Responsáveis: Janaína de Souza Silva e Tânia Dodiack Menezes Geraldello
Professoras Convidadas: Juliana Aparecida Ribeiro da Silva e Rosa Maria Gonçalves
Professora Coordenadora: Janaína Aparecida Santos Zotti
Número de participantes: 50 - Sala Casa dos Conselhos
Interdisciplinariedade: uma possibilidade metodológica para o ensino de
Linguagem Matemática (M Inf. Linguagem Matemática S82) / (T Inf.
Linguagem Matemática S82)
Essa oficina tem como objetivo compreender a Interdisciplinaridade
enquanto uma possibilidade metodológica para a articulação entre as áreas de
Linguagem Matemática e Linguagem Verbal, refletindo sobre o desenvolvimento de
uma sequência didática centrada no ensino de conteúdos dos Eixos de Álgebra e
Grandezas e Medidas, bem como a resolução de situação-problema.
Responsável: Márcia Cristina Pereira de Oliveira
Professora Convidada: Laís Bilato Conti
Número de participantes: 40 - Sala 82
Educação Infantil e Alimentação Saudável (M Inf.
Alimentação Saudável - S 74) / (T Inf. Alimentação Saudável
- S 74)
Essa oficina tem como objetivo geral discutir e refletir sobre a alimentação
saudável na Educação Infantil. Apresentar e conhecer os grupos de alimentos da
dieta diária: frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e outros; e
conscientizar sobre o cuidado com o próprio corpo, estabelecendo princípios de
uma alimentação saudável e equilibrada por meio de práticas pedagógicas,
considerando os objetivos para os anos de escolaridade e os conteúdos
específicos da área de conhecimento de Indivíduo e Sociedade propostos no
Currículo Municipal de Limeira.
Responsável: Amanda Pires Chaves Ezequiel
Convidadas: Nutricionistas Alimentação Escolar
Número de participantes: 30 - Sala 74
Formação Tecnológica do professor na perspectiva do uso das tecnologias
digitais: Laboratórios de Informática. (M Inf. Tecnologia no Lab. Sala Maker)
/ (T Inf. Tecnologia no Lab. Sala Maker)
As tecnologias digitais contribuem para reinventar o processo de ensino
e aprendizagem. Os diversos suportes tecnológicos precisam fazer parte do
contexto escolar, e os professores precisam explorá-los de forma crítica e contextualizada.
Nesse sentido, é necessário se desenvolverem ações (atividades), para a
melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, tendo em vista uma formação
de sujeitos atuantes na sociedade contemporânea. Esta oficina irá envolver
práticas de programação (Scratch Jr.), gamificação, sugestões de sites Open
Source, para que os professores possam realizar momentos práticos com seus
estudantes de uma maneira significativa em consonância com o currículo.
Responsáveis: Camilla Cazonatto/ Lucas Evangelista/ Ana Paula Brasil/ Fabiana Drago/ Daniela Bueno
Número de participantes: 35 - Sala Maker
Desenvolvimento da linguagem oral (M - Inf Desenvolvimento da linguagem
oral S43) / (T - Inf Desenvolvimento da linguagem oral S43)
Essa oficina tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento da
linguagem oral das crianças, em particular, as especificidades do trabalho com
os estudantes público-alvo da Educação Especial no segmento da Educação
Infantil.
Responsáveis: Silvia Regina Somera Teixeira/ Munik Andréa Riguetto/
Josiane Modesto da Silva/ Nadya Bortolozzo S. Froner/ Viviane Cristina Denardi
Número de participantes: 45 - Sala 43
EMENTAS
FUNDAMENTAL
Mediação de Leitura Literária: Produção de sentido e Análise
Linguística (M Fund. Leitura Literária S 81) / (T Fund. Leitura
Literária S 81)
Ler na escola é, ao mesmo tempo, primoroso e desafiador, tanto para o
estudante quanto para o professor. Mas ler o que? Como? O que explorar? Nossos
estudantes estão preparados para compreender um clássico? Nós professores,
estamos preparados para sermos mediadores da leitura de um clássico? Leitura
por prazer ou leitura para aprender? Na 5ª Edição do EMEC, professores atuantes
na Rede Municipal de Limeira toparam o desafio e na prática construíram algumas
respostas para essas perguntas que certamente nos assolam quando o assunto é a
leitura.
Responsável: Adriano Paiva.
Professoras Convidadas :Alessandra Alves da
Silva de Oliveira, Érica Moraes da Silva, Elecir Simplício Val Costa, Maria
Cecília Shulz Barbosa.
Número de participantes: 40 - Sala 81
O ensino da produção de texto: sequência didática no 1º ano e
recuperação de aprendizagem (M Fund. Ensino da produção de texto S Gabinet)
/ (T Fund. Ensino da produção de texto S Gabinet)
A oficina tem como objetivo pensar na prática da sequência didática para
o avanço da aprendizagem da escrita e produção de texto dos estudantes de 1º
ano e os estudantes que estão nos anos finais, visando, principalmente, aqueles
que estão se apropriando do SEA, em processo de recuperação da
aprendizagem. Unindo teoria e prática, consideraremos duas sequências
didáticas, aplicadas em estudantes do 1º ano do ensino fundamental: uma
sequência com parlendas e outra com contos.
Responsável: Priscila da Rocha Celestino
Professora Convidada: Maria
Cristina da Silva
Número de participantes: 30 - Sala Gabinete
Alfabetização e letramento (M Fund. Alfabetização e letramento
S 82) / (T Fund. Alfabetização e letramento S 82)
A oficina tem como objetivo refletir sobre ações mediadoras do
professor, nas quais os estudantes tenham acesso aos textos , mas que seja
levado a construir a compreensão acerca do funcionamento do sistema de escrita
alfabético. Trata-se de que as crianças tenham acesso aos livros e o
professor-leitor- mediador proponha práticas do ler inserindo seus alunos num
universo de sentidos.
Responsável: Denise Alvarinho
Número de participantes: 40 - Sala 82
Frações no Hexágono (M Fund. Frações no Hexágono S 43) / (T
Fund. Frações no Hexágono S 43)
Esta oficina tem por objetivo apresentar o uso do hexágono regular como
recurso metodológico na introdução do ensino de frações (conceito, adição e
subtração, equivalência e números mistos) no Ensino Fundamental. Deste modo,
para a realização das atividades matemáticas confeccionaremos os
hexágonos/partes em feltro e representaremos as frações e suas relações por
meio da sobreposição das peças de modo articulado com sua representação
numérica.
Responsável: Elisângela Aparecida Francischetti
Número de participantes: 40 - Sala 43
Formação Tecnológica do professor na perspectiva do uso das tecnologias
digitais: Laboratórios de Informática. (M Fund. Tecnologia no laboratório
Sala Maker) / (T Fund. Tecnologia no laboratório Sala Maker)
As tecnologias digitais contribuem para reinventar o processo de ensino
e aprendizagem. Os diversos suportes tecnológicos precisam fazer parte do
contexto escolar, e os professores precisam explorá-los de forma crítica e
contextualizada. Nesse sentido, é necessário se desenvolverem ações
(atividades), para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, tendo
em vista uma formação de sujeitos atuantes na sociedade contemporânea. Esta
oficina irá envolver práticas de programação (Scratch Jr.), gamificação,
sugestões de sites Open Source, para que os professores possam realizar
momentos práticos com seus estudantes de uma maneira significativa em
consonância com o currículo.
Responsáveis: Camilla Cazonatto/ Lucas Evangelista/ Ana Paula Brasil/
Fabiana Drago/ Daniela Bueno
Número de participantes: 30 - Sala Maker
Malba Tahan, sua vivência e relações matemáticas por meio de
situações-problema desafiadoras, jogos e materiais manipulativos (M Fund.
Malba Tahan - Sala Biblioteca) / (T Fund. Malba Tahan - Sala Biblioteca)
A oficina tem por objetivo apresentar produções literárias do professor
e escritor Malba Tahan que contribuam para o trabalho com a Matemática no dia a
dia da sala de aula a fim de facilitar o conhecimento e compreensão de certas
definições e relações da disciplina para resolução de situações-problema,
contribuindo também para que a interdisciplinaridade ocorra ao estabelecer
relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. Assim sendo,
espera-se que o ensino e a aprendizagem aconteçam de uma forma dinâmica e
criativa, tornando os conteúdos pertinentes mais atraentes. Para tal, serão
propostas atividades, além de jogos matemáticos baseados nas obras do referido
autor.
Responsável: Sônia Cristina Lorizola dos Reis
Número de participantes: 40 - Sala Biblioteca
Aldeia da Criança - Tanzânia (M Fund. Aldeia da Criança - Sala
Teatro) / (T Fund. Aldeia da Criança - Sala Teatro)
A oficina tem como objetivo o trabalho com a diversidade e a cultura
negra, apresentando de forma lúdica a cultura africana, explorando atividades
onde os participantes vivenciarão jogos e brincadeiras, canções, contos e
histórias africanas.
Responsáveis: Amanda Janaina Hergert Straliotto e Helcimara Gonçalves
Belo Sabino
Número de participantes: 40 - Sala Teatro
Formação Pedagógica Dialógica – como contribuir para Educação
Antirracista e Prevenção de Violência? (M Fund. Educação Antirracista S 35)
/ (T Fund. Educação Antirracista S 35)
Por meio da oficina objetiva-se: 1) Apresentar e desenvolver Formação
Pedagógica Dialógica, uma Atuação Educativa de Êxito voltada à formação
continuada docente com base em evidências científicas. 2) Contribuir com a
efetividade da Lei 11.645/08 com exemplos práticos de ensino sobre cultura
africana, afro-brasileira e indígena. 3) Aprofundar a temática com coordenação
e professorado da Ed. Infantil, E. Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
(EJA), de modo a compartilharem o conhecimento, recursos, metodologia e
estratégias da oficina em HTPC e aulas nas unidades escolares
Responsável: Helenice Magalhães
Professoras Convidadas: Vanessa Carolina F. Moreira e Juliana
Marinho
Número de participantes: 40 - Sala 35
Projeto Indígena - Diversidade no contexto escolar: espaço de
sociabilidade, influências, direitos e deveres. (M Fund. Projeto Indígena S
CME) / (T Fund. Projeto Indígena S CME)
Encontro formativo que tratará sobre o conteúdo geral: Sujeito
Histórico, possibilitando estudos e discussões envolvendo conceitos científicos
sobre o diversidade cultural no ambiente escolar, as contribuições da cultura
indígena e a conquista dos direitos e o compromisso com os deveres.
Responsável: Juliana Bueno da Silva Garcia
Professora Convidada: Carla Magalhães Cortez
Número de participantes: 40 - Sala Casa dos Conselhos
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Limeira, SP
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