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EMEC 2023

EMEC 2023

13 jul - 2023 • 08:00 > 14 jul - 2023 • 17:00

Evento encerrado

EMEC 2023

13 jul - 2023 • 08:00 > 14 jul - 2023 • 17:00

Evento encerrado

Descrição do evento

V ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Escola: espaço de aprendizagem, vivências e relações


Oficinas:

MANHÃ (8:00 às 11:30)

TARDE (13:00 às 16:30)


EMENTAS INFANTIL

 

Da atividade objetal manipulatória à brincadeira protagonizada: o necessário, o possível e aconselhável (M Inf. atividade objetal manipulatória S CME) / (T Inf. atividade objetal manipulatória S CME)

Considerando a teoria da atividade protagonizada por Leontiev (1959), esta oficina tem por objetivo refletir acerca das possiblidades de desenvolvimento da produção verbal dos estudantes da Educação Infantil durante os processos de interações com os objetos manipuláveis. Trata-se de explicitar diferentes possibilidades de organização de dinâmicas de ensino necessárias, possíveis e aconselháveis. Em síntese, esta oficina demonstrará por meio da transposição didática, tal como, defendido por Vigotski (2018), como a forma ideal e intencional de produção verbal organizada interage com a inicial e conduz a criança ao desenvolvimento.

Responsáveis: Janaína de Souza Silva e Tânia Dodiack Menezes Geraldello

Professoras Convidadas: Juliana Aparecida Ribeiro da Silva e Rosa Maria Gonçalves 

Professora Coordenadora: Janaína Aparecida Santos Zotti

Número de participantes: 50 - Sala Casa dos Conselhos

 

Interdisciplinariedade: uma possibilidade metodológica para o ensino de Linguagem Matemática (M Inf. Linguagem Matemática  S82) / (T Inf. Linguagem Matemática  S82)

Essa oficina tem como objetivo compreender a Interdisciplinaridade enquanto uma possibilidade metodológica para a articulação entre as áreas de Linguagem Matemática e Linguagem Verbal, refletindo sobre o desenvolvimento de uma sequência didática centrada no ensino de conteúdos dos Eixos de Álgebra e Grandezas e Medidas, bem como a resolução de situação-problema.

Responsável: Márcia Cristina Pereira de Oliveira

Professora Convidada: Laís Bilato Conti 

Número de participantes: 40 - Sala 82 

 

Educação Infantil e Alimentação Saudável (M  Inf.  Alimentação Saudável - S 74) / (T  Inf.  Alimentação Saudável - S 74)

Essa oficina tem como objetivo geral discutir e refletir sobre a alimentação saudável na Educação Infantil. Apresentar e conhecer os grupos de alimentos da dieta diária: frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e outros; e conscientizar sobre o cuidado com o próprio corpo, estabelecendo princípios de uma alimentação saudável e equilibrada por meio de práticas pedagógicas, considerando os objetivos para os anos de escolaridade e os conteúdos específicos da área de conhecimento de Indivíduo e Sociedade propostos no Currículo Municipal de Limeira.

Responsável: Amanda Pires Chaves Ezequiel

Convidadas: Nutricionistas Alimentação Escolar 

Número de participantes: 30 - Sala 74

 

Formação Tecnológica do professor na perspectiva do uso das tecnologias digitais: Laboratórios de Informática. (M Inf. Tecnologia no Lab. Sala Maker) / (T Inf. Tecnologia no Lab. Sala Maker)

As tecnologias digitais contribuem para reinventar o processo de ensino e aprendizagem. Os diversos suportes tecnológicos precisam fazer parte do contexto escolar, e os professores precisam explorá-los de forma crítica e contextualizada. Nesse sentido, é necessário se desenvolverem ações (atividades), para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, tendo em vista uma formação de sujeitos atuantes na sociedade contemporânea. Esta oficina irá envolver práticas de programação (Scratch Jr.), gamificação, sugestões de sites Open Source, para que os professores possam realizar momentos práticos com seus estudantes de uma maneira significativa em consonância com o currículo.

Responsáveis: Camilla Cazonatto/ Lucas Evangelista/ Ana Paula Brasil/ Fabiana Drago/ Daniela Bueno

Número de participantes: 35 - Sala Maker

 

Desenvolvimento da linguagem oral (M - Inf Desenvolvimento da linguagem oral S43) / (T - Inf Desenvolvimento da linguagem oral S43)

Essa oficina tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, em particular, as especificidades do trabalho com os estudantes público-alvo da Educação Especial no segmento da Educação Infantil.

Responsáveis: Silvia Regina Somera Teixeira/ Munik Andréa Riguetto/ Josiane Modesto da Silva/ Nadya Bortolozzo S. Froner/ Viviane Cristina Denardi

Número de participantes: 45 - Sala 43 

 

EMENTAS FUNDAMENTAL


Mediação de Leitura Literária: Produção de sentido e Análise Linguística (M Fund. Leitura Literária S 81) / (T Fund. Leitura Literária S 81)

Ler na escola é, ao mesmo tempo, primoroso e desafiador, tanto para o estudante quanto para o professor. Mas ler o que? Como? O que explorar? Nossos estudantes estão preparados para compreender um clássico? Nós professores, estamos preparados para sermos mediadores da leitura de um clássico? Leitura por prazer ou leitura para aprender? Na 5ª Edição do EMEC, professores atuantes na Rede Municipal de Limeira toparam o desafio e na prática construíram algumas respostas para essas perguntas que certamente nos assolam quando o assunto é a leitura.

Responsável: Adriano Paiva.

Professoras Convidadas :Alessandra Alves da Silva de Oliveira, Érica Moraes da Silva, Elecir Simplício Val Costa, Maria Cecília Shulz Barbosa.

Número de participantes: 40 - Sala 81

 

O ensino da produção de texto: sequência didática no 1º ano e recuperação de aprendizagem (M Fund. Ensino da produção de texto S Gabinet) / (T Fund. Ensino da produção de texto S Gabinet)

A oficina tem como objetivo pensar na prática da sequência didática para o avanço da aprendizagem da escrita e produção de texto dos estudantes de 1º ano e os estudantes que estão nos anos finais, visando, principalmente, aqueles que estão se apropriando do SEA, em processo de recuperação da aprendizagem. Unindo teoria e prática, consideraremos duas sequências didáticas, aplicadas em estudantes do 1º ano do ensino fundamental: uma sequência com parlendas e outra com contos.

Responsável: Priscila da Rocha Celestino

Professora Convidada: Maria Cristina da Silva

Número de participantes: 30 - Sala Gabinete

 

Alfabetização e letramento (M Fund. Alfabetização e  letramento S 82) / (T Fund. Alfabetização e  letramento S 82)

A oficina tem como objetivo refletir sobre ações mediadoras do professor, nas quais os estudantes tenham acesso aos textos , mas que seja levado a construir a compreensão acerca do funcionamento do sistema de escrita alfabético. Trata-se de que as crianças tenham acesso aos livros e o professor-leitor- mediador proponha práticas do ler inserindo seus alunos num universo de sentidos.

Responsável: Denise Alvarinho

Número de participantes: 40 - Sala 82

 

Frações no Hexágono (M Fund. Frações no Hexágono S 43) / (T Fund. Frações no Hexágono S 43)

Esta oficina tem por objetivo apresentar o uso do hexágono regular como recurso metodológico na introdução do ensino de frações (conceito, adição e subtração, equivalência e números mistos) no Ensino Fundamental. Deste modo, para a realização das atividades matemáticas confeccionaremos os hexágonos/partes em feltro e representaremos as frações e suas relações por meio da sobreposição das peças de modo articulado com sua representação numérica.

Responsável: Elisângela Aparecida Francischetti

Número de participantes: 40 - Sala 43

 

Formação Tecnológica do professor na perspectiva do uso das tecnologias digitais: Laboratórios de Informática. (M Fund. Tecnologia no laboratório Sala Maker) / (T Fund. Tecnologia no laboratório Sala Maker)

As tecnologias digitais contribuem para reinventar o processo de ensino e aprendizagem. Os diversos suportes tecnológicos precisam fazer parte do contexto escolar, e os professores precisam explorá-los de forma crítica e contextualizada. Nesse sentido, é necessário se desenvolverem ações (atividades), para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, tendo em vista uma formação de sujeitos atuantes na sociedade contemporânea. Esta oficina irá envolver práticas de programação (Scratch Jr.), gamificação, sugestões de sites Open Source, para que os professores possam realizar momentos práticos com seus estudantes de uma maneira significativa em consonância com o currículo.

Responsáveis: Camilla Cazonatto/ Lucas Evangelista/ Ana Paula Brasil/ Fabiana Drago/ Daniela Bueno

Número de participantes: 30 - Sala Maker

 

Malba Tahan, sua vivência e relações matemáticas por meio de situações-problema desafiadoras, jogos e materiais manipulativos (M Fund. Malba Tahan - Sala Biblioteca) / (T Fund. Malba Tahan - Sala Biblioteca)

A oficina tem por objetivo apresentar produções literárias do professor e escritor Malba Tahan que contribuam para o trabalho com a Matemática no dia a dia da sala de aula a fim de facilitar o conhecimento e compreensão de certas definições e relações da disciplina para resolução de situações-problema, contribuindo também para que a interdisciplinaridade ocorra ao estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. Assim sendo, espera-se que o ensino e a aprendizagem aconteçam de uma forma dinâmica e criativa, tornando os conteúdos pertinentes mais atraentes. Para tal, serão propostas atividades, além de jogos matemáticos baseados nas obras do referido autor.

Responsável: Sônia Cristina Lorizola dos Reis

Número de participantes: 40 - Sala Biblioteca

 

Aldeia da Criança - Tanzânia (M Fund. Aldeia da Criança - Sala Teatro) / (T Fund. Aldeia da Criança - Sala Teatro)

A oficina tem como objetivo o trabalho com a diversidade e a cultura negra, apresentando de forma lúdica a cultura africana, explorando atividades onde os participantes vivenciarão jogos e brincadeiras, canções, contos e histórias africanas.

Responsáveis: Amanda Janaina Hergert Straliotto e Helcimara Gonçalves Belo Sabino

Número de participantes: 40 - Sala Teatro

 

Formação Pedagógica Dialógica – como contribuir para Educação Antirracista e Prevenção de Violência? (M Fund. Educação Antirracista S 35) /   (T Fund. Educação Antirracista S 35)

Por meio da oficina objetiva-se: 1) Apresentar e desenvolver Formação Pedagógica Dialógica, uma Atuação Educativa de Êxito voltada à formação continuada docente com base em evidências científicas. 2) Contribuir com a efetividade da Lei 11.645/08 com exemplos práticos de ensino sobre cultura africana, afro-brasileira e indígena. 3) Aprofundar a temática com coordenação e professorado da Ed. Infantil, E. Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo a compartilharem o conhecimento, recursos, metodologia e estratégias da oficina em HTPC e aulas nas unidades escolares

Responsável: Helenice Magalhães

Professoras Convidadas: Vanessa Carolina F. Moreira e Juliana Marinho 

Número de participantes: 40 - Sala 35


Projeto Indígena - Diversidade no contexto escolar: espaço de sociabilidade, influências, direitos e deveres. (M Fund. Projeto Indígena S CME) / (T Fund. Projeto Indígena S CME)

Encontro formativo que tratará sobre o conteúdo geral: Sujeito Histórico, possibilitando estudos e discussões envolvendo conceitos científicos sobre o diversidade cultural no ambiente escolar, as contribuições da cultura indígena e a conquista dos direitos e o compromisso com os deveres.

Responsável: Juliana Bueno da Silva Garcia

Professora Convidada: Carla Magalhães Cortez 

Número de participantes: 40 - Sala Casa dos Conselhos

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