27 abr - 2022 • 20:00 > 27 abr - 2022 • 21:00
27 abr - 2022 • 20:00 > 27 abr - 2022 • 21:00
Enfronta, solo de dança de Simone Fortes
Enquanto pesquisa, atenta para a pluralidade da mulher e suas culturas, fragilidades e forças, reconfigurando-se e tornando potentes os encontros entre diferenças e formas. Este é o foco do trabalho solo de dança Enfronta, da artista Simone Fortes.
Enfronta traz a trajetória da artista Simone que é movida pela cultura dos tambores, a qual vive e desenvolve incessantemente no corpo uma linguagem com base nas danças tradicionais da diáspora africana. Em especial as danças e o cotidiano do povo mandèn de Guiné Conakry, além de danças e movimentações afro-brasileiras de terreiros, sambas de roda, tambor de crioula, côco de roda, danças que têm o boi como personagem principal (como o bumba-meu-boi), bem como outras vertentes das movimentações afro-brasileiras que refletem, nestas relações, crenças e formas de tornar potente o passado e o tempo presente, entre culturas, força e leveza inerentes.
Como o próprio nome do espetáculo sugere, Enfronta tem como base dessa investigação as relações fronteiriças entre cruzamentos e pertencimentos. “Uma fronteira não é o ponto onde algo termina, é o ponto a partir do qual algo começa a se fazer presente”, ressalta Simone. E, assim, a artista faz-se presente.
Jussara Belchior, assina a direção do espetáculo e propõe caminhos a serem redescobertos por Simone. A diretora traz consigo a dança contemporânea, presente em seu trabalho intitulado “Peso Bruto”. Já o músico, ator, dançarino e pesquisador das danças afro-brasileiras e da contemporaneidade, Luiz Canoa, é colaborador na pesquisa e ressalta a característica latente, atual e necessária do espetáculo. “Expressamos a pluralidade feminina a partir de reflexões sobre as relações fronteiriças, entre encontros, estados de vulnerabilidade e ascendência”, reforça Simone.
A trilha sonora é de Leandro Fortes, músico e compositor de renome, que compôs a trilha exclusivamente inspirado neste novo trabalho da artista. Figurinos e cenário são de Ana Pi que, após uma pesquisa profunda, passeia entre o simples e o sofisticado, entre o que vem a ser figurino, cenário ou objeto de cena, reconfigurando-se, fazendo ambos caminharem juntos à proposta do espetáculo.
Serviço:
Dias 26 e 27 de abril de 2022
Teatro Ademir Rosa - CIC - Florianópolis SC
20 horas
Gratuito
Classificação Livre
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 Agronômica
Florianópolis, SC
Cristina Villar
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.