30 nov - 2017 • 12:00 > 30 nov - 2017 • 12:00
30 nov - 2017 • 12:00 > 30 nov - 2017 • 12:00
O objetivo deste artigo é muito simples e direto: identificar equívocos comuns no processo de Consultoria SEO, permitindo que as pessoas evitem dificuldades que possam dificultar o posicionamento de um site no Google
Eu coletei informações das pessoas que perguntavam sobre como otimizar um site, analisei vários tópicos em fórum em que eu participo, reunindo as perguntas mais frequentes. Também contei com amigos que atuam na área de SEO quais eram as dúvidas mais frequentes de clientes sobre o processo de otimização, assim, poderia assessorar melhor meus clientes, afinal, esse é o papel de um consultor SEO.
Vou tentar explicar da forma mais leiga possível, mas presumo que quem está lendo este artigo tenha pelo menos conhecimentos básicos de SEO.
As perguntas mais comuns feitas para um Consultor SEO
1. Conteúdo duplicado
Publicar conteúdo duplicado é um erro que os proprietários de sites geralmente fazem sem querer, e muitas vezes eles não são alertados até que eles percebam uma queda nos rankings ou no tráfego do site.
Embora a maioria dos proprietários de sites não sabem que seu site está sendo abastecido por conteúdos duplicados, existem ferramentas onde é possível checar se os textos inseridos são únicos e autorais. Por isso, existe a necessidade em contratar um consultor SEO para fazer uma análise, e em alguns casos, até acompanhar o trabalho de uma agência de Marketing Digital, neste caso o papel da consultoria SEO seria equivalente ao de auditor financeiro, ou seja, mesmo a empresa tendo um departamento que cuida de toda parte das suas finanças, o auditor teria o papel de checar se todo o processo esta sendo realizado da forma correta, esta mesma relação se aplica a uma consultoria de SEO
Em alguns casos, é preciso publicar um documento ou uma notificação em seu conteúdo original. Nesses casos é preciso dizer ao Google, através de Meta Tags, que esta página não deverá ser indexada.
2. Backlinks ruins
A construção de links continua sendo uma parte crucial do SEO, mas nem todos os links são criados de forma igual. Existem bons links e existem links ruins, e muitos links ruins podem acabar prejudicando seu site.
Neste ponto, o Google se pronunciou recentemente dizendo que links ruins serão descartados automaticamente, não interferindo no ranqueamento do seu site, mas como um consultor SEO, eu diria para não arriscar. Agora é importante dizer o porque dessa postura que o Google tem adotado.
Alguns profissionais de SEO agem de forma desleal, ou seja, para ganhar posições eles realizavam campanhas de backlinks de qualidade ruim para seus concorrentes, com esse feito, era normal que seus concorrentes que estavam bem posicionados começariam a perder posições. Essa técnica (se é que podemos chamar assim) é conhecida como SEO Negativo.
Existem ferramentas para fazer o monitoramento dos links que seu site está recebendo, dentre tantas no mercado podemos citar a Ahrefs, Majestic, Moz e SEMrush. Particularmente eu prefiro utilizar a Ahrefs, que na minha opinião atualiza a base de backlinks mais rapidamente e atribuem métricas mais confiáveis na hora de avaliar a qualidade de um backlink.
3. Excesso de repetições de palavras chave
Embora muitas empresas tenham diversas palavras-chave que possam ser usadas em muitas páginas do seu site, colocar as mesmas palavras-chave em cada página pode prejudicar gravemente sua estratégia de SEO. Como resultado, cada página do conteúdo do seu site deve ser otimizada para uma palavra-chave específica. Evidentemente que existe exceções, mas essas devem ser estudadas para não prejudicar todo o seu projeto. Um consultor SEO experiente será capaz que fazer essa analise
Os mecanismos de pesquisa funcionam para exibir as páginas mais relevantes para uma consulta de pesquisa específica. Se houver várias páginas em seu site otimizadas para a mesma palavra-chave, como os buscadores saberão qual página é a mais relevante?
Resposta: Eles não saberão. Em outras palavras, você está deixando o Google sem escolha, ele não saberá qual página é mais relevante para um determinado termo de busca. É possível trabalhar muitas palavras chave dentro de um único site, mas isso deve ser feita de forma estruturada. Isso pode ser feito utilizando linkagem interna entre artigos, vou tentar ser mais especifico.
Imagine uma pirâmide dividida em 3 camadas. A palavra que você quer aparecer no Google precisa estar na primeira camada. A segunda camada, podem ser artigos que falam do mesmo tema, mas utilizando uma porcentagem menor de palavras exatas e utilizar sinônimos da palavra contida na primeira camada. Se ainda for necessário, a camada 3 deve linkar artigos para a camada 2. Essa técnica permite mostra ao Google qual é a palavra alvo, dando mais força para a página que deseja ranquear.
Exemplo:
Camada 1 – Instalação de Ar Condicionado
Camada 2 – Instalador de Condicionado, como instalar um ar condicionado
Camada 3 – Instalar um ar condicionado, instalar ar condicionado Split, etc...
Vejam que todas as palavras são similares a primeira, porem não são exatas. Assim, é possível trabalhar diversas palavras sem ser penalizado pelo Google. Com essas informações básicas já deu para perceber a importância em contratar um consultor SEO para criar um projeto estruturado para seu site, ajudando a escolher as melhores palavras relacionados ao seu negócio, criando pautas para gerar conteúdo para seu site e identificar quais seriam os melhores backlinks para enviar para seu site.
Tudo isso que escrevi não corresponde a 10% de um trabalho de SEO e por isso a consultoria SEO é necessária. Embora pareça um processo simples, são os detalhes que fazem você se destacar dos seus concorrentes.
Conclusão: O Google afirma que são utilizados mais de 200 critérios de analise para classificar um site. Aqui falamos apenas de 3, pois são os erros mais comuns. Este texto teve a intenção de mostrar para os empresários a necessidade de contratar uma consultoria de SEO especializada para planejar todo o projeto de Marketing Digital da sua empresa.
Como qualquer outra profissão, antes de começar a realizar um projeto é preciso passar pela parte do planejamento. Sem planejar você vai encontrar falhas quando estiver no meio ou final do projeto, e corrigir um problema é muito mais complicado do que fazer um estudo completo.
Então, fica uma dica. NÃO PULE ETAPAS. FAÇA PRIMEIRAMENTE O PLANEJAMENTO
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Sobre o Autor: André Braga é um consultor de SEO que atua no mercado de marketing digital desde 2008. Possui MBA em Marketing Digital pela Faculdade Impacta e já realizou diversos cursos de SEO
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São Paulo, SP
Consultor SEO - André Braga
André Braga é um consultor de SEO que atua no mercado de marketing digital desde 2008. Possui MBA em Marketing Digital pela Faculdade Impacta e já realizou diversos cursos de SEO
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