Escutas Dissidentes: Som, Memória e Resistência nas Artes Visuais Latino-Americanas com Henrique Gomes
A roda de conversa busca refletir sobre o som como elemento central nas artes visuais contemporâneas, indo além de seu papel tradicional de acompanhamento da imagem. A discussão abordará como o som é utilizado por artistas latino-americanos para questionar narrativas históricas, resistir a epistemologias eurocêntricas e preservar memórias silenciadas, especialmente em contextos afro-diaspóricos e indígenas. Obras como Mosquito Shrine (2018), de Vivian Caccuri, e El Sonido de la Labor (2016), de Tania Candiani, servirão como exemplos para ilustrar como o som pode ser um vetor de resistência e crítica social. A roda de conversa será voltada para artistas, pesquisadores, estudantes e qualquer pessoa interessada em práticas sonoras e suas implicações político-culturais.
Sobre Henrique Gomes
Doutor em Estudos Latino-Americanos pela Faculdade de Artes da University of Hong Kong (HKU). Em 2023, atuou como pesquisador e professor visitante na University of Glasgow (UofG), no Reino Unido. Pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Henrique possui mestrado em Artes e bacharelado em Cinema e Audiovisual. Tem ampla experiência na concepção e produção de obras cinematográficas e artes visuais.
~ Ação do projeto Percursos, realização do Sobrado, equipamento da Secult Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. Tem parceria da Biblioteca Pública Estadual do Ceará - BECE.