16 mai - 2025 • 21:00 > 18 mai - 2025 • 19:00
16 mai - 2025 • 21:00 > 18 mai - 2025 • 19:00
Grátis
Vendas até 16/05/2025
Grátis
Vendas até 17/05/2025
Grátis
Vendas até 18/05/2025
"ELO" – Um espetáculo de dança inspirado nas conexões do forró, que narra as diferentes realidades ao longo de sua trajetória.
Tangará Companhia de Dança apresenta "ELO", um espetáculo inovador que se inspira nas múltiplas conexões do forró com diferentes realidades na sua trajetória. Com uma duração de 1 hora e 10 minutos, a performance convida o público a uma jornada migratória da cultura brasileira, com destaque para a pesquisa e a livre interpretação sobre os diálogos entre dança e música, a origem e evolução, o tradicional e o moderno, o norte e sul, o popular e o erudito, o rural e o urbano, carnaval e São João, do baile para a cena - do Brasil para o mundo.
Sob a direção de Guilherme Rienzo, em parceria coreográfica com Isabella Bianco, o espetáculo mergulha em uma pesquisa de linguagem e estética hibrida e singular acerca das diferentes vertentes do forró dança, como o pé-de-serra, o forró eletrônico, o piseiro, o forró roots, e propõe mais outra camada de elos entre as danças populares brasileiras como arrasta-pé, baião, cavalo marinho, ciranda, coco, frevo, jongo, lundu, maxixe, pau-de-fita (jardineira ou trança), quadrilha nordestina, samba, xaxado e xote com expressões, movimentos e técnicas da dança contemporânea e dança de salão.
Um dos elementos simbólicos que costuram a cena é a pipa — brinquedo, corpo e metáfora. Presente como objeto cênico e conceito coreográfico, ela representa a leveza, o voo, a reinvenção e a migração de sentidos (mudam de contexto, atravessam fronteiras culturais, históricas ou estéticas — e ganham novos sentidos ao longo do caminho). A pipa conecta céu e chão, passado e presente, erudição e ludicidade. É ela que inspira a construção de um corpo-pipa, que dança atravessado por ventos culturais, por fios invisíveis de memória e por movimentos que cruzam fronteiras estéticas e sociais.
A trilha sonora original e instrumental, assinada pelo Maestro Rafael Vicolle desbrava e expande a potência da célula rítmica binária de origem afrobrasileira do forró, com suas ricas subdivisões, síncopes e melodias ao relacionar as tradições populares dos cantos de trabalho, embolada, coco, lundu, maxixe, marcha (rancheira), samba, frevo, baião, xaxado, arrasta-pé, xote, com inspirações da erudição dos instrumentos de câmara, do jazz brasileiro, do movimento armorial, da tropicália, forró universitário e eletrônico; cuja pesquisa do diálogo entre timbres e os corpos contribuem no comunicação da narrativa, linguagem e estética com o público.
Este projeto foi realizado com o apoio da 4ª EDIÇÃO DO FOMENTO AO FORRÓ - Secretaria Municipal de Cultura
Ficha técnica
Direção: Guilherme Rienzo
Coreografia: Guilherme Rienzo e Isabella Bianco
Direção e produção musical: Rafael Vicolle
Bailarinos: Eduardo Martins, Guilherme Rienzo, Isabella Bianco e Luiza Bark
Músicos: Orquestra Sinfonietta de São Paulo e convidados
Direção de cenografia: Diego Dac
Cenografia: Diego Dac e Carlos Zeotti
Design de Luz: Rossana Boccia
Operação de Luz: Rossana Boccia
Design Gráfico: Luana Miyamoto e Diego Dac (Xapiri Ateliê Artístico)
Assistente de palco: Isadora Retz
Figurinista: Celia Pereira
Direção de produção: Isabella Bianco e Guilherme Rienzo
Produção executiva: Celina Genereze
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Adolfo Pinheiro, 765 Santo Amaro
São Paulo, SP
Tangará Cia de Dança
Ao longo de 15 anos, a Tangará Cia de Dança emergiu como uma força vibrante no cenário cultural brasileiro, inspirando-se na pluralidade das raízes da cultura popular brasileira. Sua abordagem híbrida incorpora técnicas de danças tradicionais e contemporâneas. Conquistou inúmeros prêmios, como o 1 lugar no Festival Internacional de Dança de Joinville, seleção para a Estímulo Mostra de Dança com o espetáculo "Severina", e o tricampeonato na Copa Brasil de Forró, além do prêmio de Fomento ao Forró
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.