“Monstros”
Eleita a palavra do ano em 2016 pelo dicionário Oxford, o termo “pós-verdade” ganha cada vez mais entusiastas. “Pós-verdade” significa que os fatos importam menos do que aquilo em que as pessoas escolhem acreditar. Ou seja, são tempos em que a verdade foi substituída pela opinião. Esse é o tema principal da peça “Monstros” do grupo Novos Candangos. Uma história sobre paranoia, insensatez e… um possível ataque alienígena!
O espetáculo conta a história de um pacato condomínio, o Edifício Lady Laura, onde todos os vizinhos se conhecem e se gostam. O sonho da classe média! O terror começa quando uma sombra, seguida por um barulho, passa pela vizinhança e causa uma pane nos celulares e na energia elétrica. A histeria coletiva começa quando uma das crianças descreve que a falha nos aparelhos pode ser causada por uma infiltração alienígena. A partir daí, ignorando a lógica e seguindo suas paranoias, os vizinhos começam a apontar os hábitos esquisitos uns dos outros, defendendo as próprias identidades, enquanto desconfiam dos amigos.
“Monstros” é uma realização independente da cia Novos Candangos. O espetáculo estreou em Brasília em 2019 e teve duas temporadas na cidade. Em 2020, várias sessões da peça tiveram que ser canceladas por conta da pandemia do novo coronavírus. “Monstros” é a quinta peça do grupo que existe desde 2012. Os Novos Candangos já apresentaram “A Falecida” e “Perdoa-me por me Traíres”, ambas adaptações de Nelson Rodrigues, e as autorais “Os Beatniks em A Gaivota” e “Os Beatniks em Psicose”.
Realização: Novos Candangos
Direção e Dramaturgia: Diego de León
Elenco: André Rodrigues, Diego de León, Natália Leite, Pedro Ribeiro, Tati Ramos e Xiquito Maciel
Produção: Lucas Aguirre
Direção Musical: Mateus Ferrari
Iluminação: Marcelo Augusto Santana
Consultoria de Figurino: Cyntia Carla