03 set - 2022 • 17:42 > 08 set - 2022 • 18:00
03 set - 2022 • 17:42 > 08 set - 2022 • 18:00
HUMANACENA APRESENTA
ESPETÁCULO INÉDITO "CAETÉS"
Uma história de amor e traição. Quem ama é capaz de trair?
A cidade de Maceió/AL receberá um dos espetáculos mais dramáticos e românticos que a cidade já assistiu: a adaptação do romance de Graciliano Ramos: "Caetés". A peça é recomendada para maiores de 14 anos e promete encantar a todos.
Caetés é um drama intenso que retrata a relação amorosa, às escondidas, entre Luísa e João Valério. Porém, o caso entre os dois não dura por muito tempo. Adrião, esposo de Luísa, descobre a traição, por meio de uma carta anônima endereçada a ele, a partir daí as coisas mudam completamente. Nesse sentido, a narrativa aborda em primeiro plano um indivíduo subalterno em relação ao seu amigo proprietário e sua esposa, já em segundo plano o desejo de conhecer e escrever um romance sobre os índios Caetés na esperança de refletir sobre si mesmo e conquistar ascensão social. Mas, a escrita do romance é apenas um dos eixos que põem essa peça de pé, o elemento central é mesmo outro: o caso com Luísa. Logo no início da peça ficamos sabendo do amor que há três anos consome João Valério, um jovem apaixonado.
O projeto é uma realização da Associação Humanacena e tem o objetivo de fomentar o teatro na cidade, tendo em vista os desastrosos efeitos do isolamento social; e estimular a leitura das obras do Mestre Graça. O espetáculo é uma iniciativa da Associação Humanacena e do seu respectivo diretor de projetos e encenador Robson Silva. A Humanacena vem realizando vários projetos artísticos e culturais na cidade, promovendo ações gratuitas e atendendo vários tipos de público. Outrossim, já realizou vários espetáculos. Durante a pandemia da convid 19 realizou alguns projetos, dentre eles o Curso de Iniciação Teatral onde teve como objetivo a formação de atores. Seus últimos projetos foram: o espetáculo "O palhaço do circo sem futuro" e o curso de Teatro Infantil.
Para aqueles que quiserem garantir a chance única de ver essa montagem inédita, os ingressos estarão à venda a partir de 03 de julho na internet (www.sympla.com.br) A apresentação ocorrerá Quinta ( 08 de setembro), às 19h30.
A peça pretende atrair o público local e levantar um debate crítico sobre a escassez da representação dos povos indígenas na arte, por meio das poéticas indígenas presentes na cena (montagem teatral). O texto é um dramatugismo da obra homônima do escritor alagoano Graciliano Ramos, quem assina o texto é o recifense premiado Moisés Monteiro de Melo Neto, o espetáculo reúne um grande elenco: Lydianne Ferro no papel de Luísa, Rubens Einstein no papel de João Valério, Tamário Rodrigues no papel de Adrião e Padre, e Gabriel Philippe no papel de Narrador. A montagem conta com a trilha sonora ao vivo de Túlio Francino, iluminação de Carlos Junior, cenografia de Robson Silva, figurinos de Tamario Rodrigues e Erika Morgana, maquiagem de Ayanne Silva.
"Harmoniosamente, busca em sua narrativa dramática um paralelo entre a estética indígena e o romance vivido por Luisa e João Valério, numa tentativa de compreender as relações sociais e culturais que envolvem a humanidade. Assim, esse drama é um convite para o mergulho profundo sobre a traição, sonhos, confiança, asceção social. Nesse sentido, ela também é indicada para estudantes que irão prestar o ENEM", conta o diretor Robson Silva.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesTravessa Dias Cabral, 112-176, Teatro Deodoro , Centro
Maceió, AL
ASSOCIAÇÃO HUMANACENA PRODUÇÕES E EVENTOS ARTÍSTICOS
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.