29 abr - 2023 • 09:00 > 29 abr - 2023 • 12:30
29 abr - 2023 • 09:00 > 29 abr - 2023 • 12:30
Encontro de Formação - Evandro Teixeira
[com professores, agentes da cultura e saúde]
Poucos dias após o golpe militar de 11 de setembro de 1973 no Chile, Evandro Teixeira (Irajuba-BA, 1935) viajou para Santiago enviado pelo Jornal do Brasil. Suas fotografias revelam uma cidade sitiada, ocupada pelas forças militares. O marco fundamental talvez tenha sido o registro que realizou logo após o falecimento do grande poeta chileno Pablo Neruda perpassando pela clínica, o velório em sua residência depredada; e o enterro com grande participação popular, documentando a primeira grande manifestação contra o regime do general Augusto Pinochet.
O Encontro propõe reflexões críticas e ações pedagógicas acerca de temas tratados na exposição, como aspectos formais da construção de imagem, fotojornalismo e a relação entre ditaduras na América Latina e seus consequentes movimentos de luta e resistência.
29 de abril
sábado, das 09h às 12h30
2º andar, sala de aula
IMS Paulista
Encontro único, presencial
Com certificado de participação
40 vagas
Grátis
Inscrição prévia: de 10 a 20/04 em sympla.com.br/imoreirasalles.
Públicos: professores; educadores; pessoas que atuam com acessibilidade, inclusão e saúde mental; e estudantes de áreas afins
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes
Evandro Teixeira
Multidão no enterro de Pablo Neruda no Cemitério Geral de Santiago, Chile, 25.09.1973
Acervo Instituto Moreira Salles/Arquivo Evandro Teixeira
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Paulista, 2424 Bela Vista
São Paulo, SP
Instituto Moreira Salles
O Instituto Moreira Salles está presente em Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu importante acervo está distribuído em quatro áreas: Fotografia, Música, Iconografia e Literatura. O IMS organiza e recebe em seus centros culturais exposições, promove mostras de cinema e espetáculos musicais, publica catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música e duas revistas, ZUM e serrote. O acesso aos centros culturais e a várias de suas atividades é gratuito.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.