06 mai - 2025 • 18:30 > 24 jun - 2025 • 18:30
06 mai - 2025 • 18:30 > 24 jun - 2025 • 18:30
Grupo de Estudos: O fotolivro como encontro de linguagens,
com Daniela Moura
6, 13, 20, 27 de maio e 3, 10, 17 e 24 de junho
Terças-feiras, das 18h30 às 20h30
8 encontros
R$ 120
15 vagas
IMS Paulista
Biblioteca de Fotografia
SINOPSE
O fotolivro é por natureza um espaço de expressão que acontece no encontro de linguagens e mídias. Para além da fotografia e do design editorial, incontornáveis para a produção de um fotolivro, o grupo de estudos se debruçará sobre um conjunto de obras que conversam com outras práticas artísticas, como a pintura, a arte conceitual, a performance e o cinema. Os títulos selecionados – entre obras históricas e contemporâneas – seguem sendo livros fotográficos, mas os gestos que os constituem enquanto objetos artísticos por vezes ultrapassam o fotografar, expandindo as fronteiras da especificidade da fotografia.
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes
PROGRAMA
1 - Fotolivros e a metalinguagem da fotografia: Livros pautados predominantemente no gesto fotográfico, na fotografia como espaço de expressão subjetiva do autor, embora com uma reflexão mais apurada sobre a imagem e sua função social.
2 - Fotolivros e a pesquisa conceitual: Projetos fotográficos que adotam procedimentos que pré-determinam o que e como será fotografado.
3 - Fotolivros e o cinema: Livros cuja edição, em termos de sequência e ritmo, é responsável pela construção de uma narrativa com fortes aspectos cinematográficos, ou, por outro lado, é responsável por dissecar narrativas audiovisuais e seus procedimentos.
4 - Fotolivros e a performance: Produções em que as imagens são construídas a partir da performance do/a artista e cenas pensadas para a câmera.
5 - Fotolivros, a pintura e o desenho: Títulos em que aspectos da produção pictórica são predominantes na construção da imagem, com influências, por exemplo, do gênero natureza morta.
6 - O fotolivro como museu: Livros em que o códex se transforma numa espécie de espaço expositivo e o autor um curador, promovendo frequentemente o encontro de imagens de origens distintas, reordenadas em torno de um conceito.
7 - Fotolivros e a ficção: Projetos nos quais, por meio da fotografia e outros recursos gráficos e textuais, outro mundo narrativo é criado, por vezes inverossímil.
8 - Fotolivros e a ontologia da imagem: Livros que radicalizam a reflexão sobre a imagem, seu significado, modos de produzir e circulação.
PROFESSOR
Daniele Moura é pesquisadora e educadora dedicada ao pensamento crítico da imagem, doutoranda em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. Atou como pesquisadora na Base de Dados de Livros de Fotografia (2020-2022), na curadoria e mediação das conversas do festival Imaginária (2021-2024) e como professora em cursos livres e de pós-graduação. Escreve sobre fotografia, com textos publicados no site das revistas ZUM / IMS e SeLecT. Atualmente trabalha como bolsista FAPESP no projeto de pesquisa "Geopolíticas institucionais: arte em disputa nas mostras internacionais circulantes no Brasil (1948-1978)”.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Paulista, 2424 Bela Vista
São Paulo, SP
Instituto Moreira Salles
O Instituto Moreira Salles está presente em Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu importante acervo está distribuído em quatro áreas: Fotografia, Música, Iconografia e Literatura. O IMS organiza e recebe em seus centros culturais exposições, promove mostras de cinema e espetáculos musicais, publica catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música e duas revistas, ZUM e serrote. O acesso aos centros culturais e a várias de suas atividades é gratuito.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.