Fadiga por Compaixão:
quando cuidar dói
Palestra com a Psicóloga Juliana Picoli
Destinada a profissionais que prestam cuidados aos outros, como por exemplo: professores, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, cuidadores de idosos e etc. Atuantes ou que ainda estão fomentando sua formação.
Objetivos, conteúdos e demais informações:
Em tempos em que campanhas diversas facilitam e destacam a importância do cuidado para com a saúde mental dos indivíduos, vive-se um paradoxo. Ao passo em cada vez mais pessoas têm considerado e acessado serviços de assistência a saúde mental como aspectos fundamentais para o bem viver, experimentamos em concomitância um fenômeno impactante e de consideráveis repercussões, o qual se faz necessário tecer reflexões e discutir possibilidades de intervenção e ações preventivas: trata-se do adoecimento emocional e psíquico dos profissionais que atuam diretamente no âmbito do cuidado e da assistência a pessoas em situação de sofrimento ou grande vulnerabilidade.
Ao abordar as possibilidades de acesso da população às formas integrais de cuidado, é imprescindível pensar também nas condições de atuação e nos investimentos empregados na formação e manutenção da saúde mental dos profissionais que atuam diretamente com a assistência e o cuidado às pessoas, visto que o contato continuo com demandas de sofrimento humano configura atividade consideravelmente insalubre.
Os índices de profissionais que atuam como cuidadores nos serviços assistenciais, sejam públicos ou privados, e que tem apresentado sintomas e manifestações de adoecimento emocional são preocupantes. Neste sentido, a proposta de tema para composição desta palestra visa discutir o fenômeno da fadiga por compaixão, Burnout e suas comorbidades e impactos em quem cuida.
Data: 08/09/18 (Sábado) às 14h - Previsão de 1 hora e 30 minutos de palestra.
Clique aqui para se inscrever: https://goo.gl/X4yJmn
Local: Harmonie Instituto
Rua Itapura 414 . Tatuapé . São Paulo
Contatos:
(11) 3493-3278 / 95396-3704 (WhatsApp)
contato@harmonieinstituto.com.br
Sobre a Psicóloga palestrante: Juliana Picoli - Psicóloga - 06/124567
Estudiosa dos processos de luto e seus desdobramentos, atualmente realiza aperfeiçoamento em suicidologia, a fim de garantir atendimento especializado a pessoas que, ainda vivenciando os processos do luto, perderam entes queridos por suicídio.
Juliana também é psicóloga e pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, atuando no Ambulatório de Psiquiatria Cultural e Social, onde gerencia casos de alta vulnerabilidade em equipe transdisciplinar e presta atendimentos a pessoas surdas, migrantes e refugiadas.
Além disso, coordena o Serviço de Atendimento em Saúde Mental à Pessoa Migrante e Refugiada na ONG Preparando o Caminho, organização que acolhe e assiste pessoas migrantes e refugiadas na cidade de São Paulo.
Na Harmonie Instituto, Juliana realiza seus atendimentos sob o referencial Psicanalítico de Donald W. Winnicott para adolescentes e adultos.
Essa palestra é gratuita em apoio a campanha #setembroamarelo. Conheça a programação completa que preparamos para esse ano de 2018: http://www.harmonieinstituto.com.br/setembroamarelo2018/
Estamos à disposição!
Atenciosamente,
Equipe Harmonie Instituto