04 out - 2023 • 14:25 > 28 out - 2023 • 12:00
04 out - 2023 • 14:25 > 28 out - 2023 • 12:00
O FATT - Festival Arte em Todos os tons, apresenta dentro de sua programação o
II Fórum de
Formação em Arte-educação da OSID
Para
profissionais de todas as áreas que desejem aprimorar ou iniciar seus processos
através das metodologias artísticas.
A arte ensina através da prática criando possibilidades para uma produção
autônoma, e o II Fórum de Formação em Arte-Educação
da OSID tem o objetivo de reunir pessoas que se dedicam a estudar e/ou
aplicar os fundamentos da arte-educação no desenvolvimento de pessoas. A partir
do debate do ensino-aprendizagem das artes dentro das escolas de ensino
fundamental, identificamos uma lacuna metodológica no entendimento das artes
como ferramenta de aprendizagem para facilitar o envolvimento do aluno em todo
e qualquer conteúdo. Através da arte é possível entender, questionar, refletir
e expor, ampliando as possibilidades de cognição e relativização. Os benefícios
da experimentação artística dentro das escolas abrangem questões emocionais,
sensíveis, cognitivas e motoras, melhorando a relação com o corpo, voz e
comunidade, sendo fundamental para a construção de uma segurança pessoal e
relacional.
As Rodas de
Conversa do II Fórum de Formação em Arte-Educação da OSID acontecem
nos dias 30/09, 07/10, 21/10, 28/10 de 09:00 às 12:00hs no Centro Educacional
Santo Antônio em Simões Filho, onde em cada dia teremos convidados para abordar
temas específicos.
Mediador das 04 Rodas de Conversa:
Léo Passos (Coordenador do Núcleo de Arte do CESA/OSID)
30/09 – "A arte na
pesquisa, na medição e na prática educacional"
A visão geral que se tem das
artes está diretamente ligada a diversão e entretenimento, tanto que muitas
pessoas ligadas a área educacional desconhece a potência artística na pesquisa,
tanto na metodologia de pesquisa quanto na análise de material coletado. Também
é tímido o desenvolvimento da arte no aspecto da mediação, pois através dela
podemos entender, participar e questionar um fato posto em evidência. Mesmo na
prática educacional ainda são pulverizados os conhecimentos e as formas de
melhorar aprendizagens e o envolvimento de alunos, técnicos e professores no
ambiente escolar.
Convidadas:
Mônica Monteiro (OSID)
Cássia Valle (Atriz, Escritora
e Coordenadora do Selo Calu Brincantes)
Drª Fernanda Paquelet (Consultora
Educacional OSID)
Drª Carla Meira Pires de
Carvalho (Docente Adjunta da UNEB)
Drª Isa Trigo (Diretora
Teatral, Professora Aposentada da UNEB)
07/10 - “ As
linguagens artísticas e suas conquistas nas escolas”
Através de
projetos que tem a arte como suporte metodológico muitas conquistas estão
acontecendo no universo educacional. Através da música, do teatro, do griô, das
artes visuais, da poesia, da cerâmica, da tecelagem e da dança é possível falar
e praticar o respeito, a ancestralidade, a cultura e sua própria história. Este
é o momento de conhecer projetos e se inspirar com eles para novas iniciativas.
Convidades:
Ana Carolina Queirós (Gestora
Escolar na Escola Estadual Anísio Teixeira Classe 6)
Márcia Fernanda (Supervisora
da SMED – Coordenadoria da Transversalidade)
Queisy (Atriz, Artista Visual,
Performer e Professora de Teatro. Coletivo ALDEIA)
Caboclo de Cobre (Produtor,
Ator, Diretor, Iluminador e Escritor. Coletivo ALDEIA)
Natalyne Santos (Grupo Arte e
Sintonia)
21/10 – “Transversalizando
as artes: Inclusão, Meio Ambiente, Diversidade e Saúde”
As artes se constituem também como metodologias ativas na abordagem de
assuntos delicados ao nosso tempo, e que movimentam a sociedade em muitas
direções. Recentes conquistas legislativas obrigaram a sociedade a respeitar as
diferenças, e isso nos trouxe embates sociais que merecem a nossa atenção. O
respeito a todas as religiões, aos deficientes físicos, ao público LGBTQIAPN+
tem sido experimentado através das artes gerando resultados potentes na
construção de uma sociedade mais humana.
Convidados:
Moisés Costa (Aluno de Licenciatura da Escola de Teatro da UFBA)
Georgenes Isaac (Idealizador e Coordenador de atividades do Coletivo das
Liliths)
Zé Carlos (Centro de Acolhimento a Pessoa Deficiente – CAPD/OSID)
Tales Barros (Consultor e Educador Agroflorestal da OSID)
28/10 – “A arte e o debate
étnico nas escolas”
A
estrutura educacional brasileira foi moldada a partir de referenciais
exclusivamente europeus, desde a sua escrita até as suas abordagens
metodológicas. Em 2003 foi aprovada a Lei No 10.639, que altera a Lei no 9.394,
de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para
incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática
"História e Cultura Afro-Brasileira”, e a Lei nº 11.645, de 2008 torna obrigatório o estudo da
história e cultura indígena e afro-brasileira. Esta luta recente é de todas as
pessoas que vivem nesse país e que respeita a sua história real, e não a que
foi inventada no debate europeu.
Ademário Ribeiro (Escritor, Pesquisador e
Curador de Literatura dos Povos Originários)
Cris Coelho (Diretora da Escola Afro-brasileira
Maria Felipa)
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