Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Férias na TAVA: Simbologias dos Grafismos Guarani, com Rhakany Aruani e Kerexu

Férias na TAVA: Simbologias dos Grafismos Guarani, com Rhakany Aruani e Kerexu

11 jan - 2025 • 14:00 > 11 jan - 2025 • 16:00

Evento encerrado

Férias na TAVA: Simbologias dos Grafismos Guarani, com Rhakany Aruani e Kerexu

11 jan - 2025 • 14:00 > 11 jan - 2025 • 16:00

Evento encerrado

Descrição do evento

As inscrições serão realizadas de 4 a 11 de janeiro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).
Serão disponibilizados ingressos na bilheteria (presencial) no início do evento, para preencher eventuais vagas de quem se inscreveu e não compareceu à atividade. 


Rhakany Aruani e Kerexu apresentarão os grafismos Guarani de maneira a explicar a identidade do povo, suas diferenças e suas particularidades para estabelecer simbologias próprias, que permitem reconhecer os sujeitos, sua etnia, gênero, faixa etária ou grupo, a partir dos formatos gráficos. Durante a atividade, os participantes poderão reproduzir alguns grafismos em papel e, para os que quiserem, também poderá ser aplicado diretamente na pele.

A arte Guarani se caracteriza por uma expressiva variedade de desenhos geométricos, aplicados em diferentes tipos de suporte, como na pintura corporal, nos tecidos, nas cestarias, nas esculturas em madeiras e na decoração das cerâmicas.

Sobre Rhakany Aruani
Indígena da etnia Tupi-Guarani, nasceu no interior do Estado de São Paulo, na Terra Indígena Araribá, e mora desde os sete anos de idade na Tekoa Pyau, na Terra Indígena Jaraguá. Adora crianças, gosta de cantar e dançar e jogar futebol. É uma mulher muito feliz e gosta sempre de alegrar o dia das pessoas. Atualmente, integra a equipe do Núcleo de Transformação e Saberes do Museu das Culturas Indígenas (NUTRAS-MCI) como Mestre de Saberes.

Sobre Kerexu
Guarani Mbya, nascida na Terra Indígena Krukutu, é moradora da Tekoa Pyau, na Terra Indígena Jaraguá. Artesã, produz e comercializa diversos itens de artesanato, como objetos para uso pessoal e comunitário, em feiras agroecológicas. É enteada de Olívio Jekupé, escritor do povo Guarani, autor de diversas obras de literatura nativa; e irmã de Werá Jeguaka Mirim, rapper, escritor e ativista brasileiro.

Sobre o Povo Guarani
A palavra “Guarani”, em sua própria língua, significa guerreiro. Uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, que tem, como território tradicional, uma ampla região da América do Sul: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro. Sua ampla população se encontra dividida em diversos subgrupos étnicos; sendo os mais significativos, em termos populacionais, os Kaiowá, os Mbya, os Nhandeva, os Avá-guarani, os Guarayo, os Izozeño e os Tapieté. Cada um destes subgrupos apresenta especificidades dialetais, culturais e cosmológicas, diferenciando, assim, sua “forma de ser” Guarani das demais.

Sobre o Férias na TAVA
Em janeiro de 2025, o MCI realizará uma série de atividades e jogos educativos, brincadeiras indígenas e oficinas, voltadas ao compartilhamento de experiências de famílias plurais. As ações são para visitantes de todas as idades.

Data: 11/01/2025, sábado
Local: Museu das Culturas Indígenas | 7º Andar
Horário: das 14h às 16h
Vagas: 20 (vinte)
Entrada: gratuita, mediante inscrição realizada de 4 a 11 de janeiro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro)
Classificação: Livre
Informações: (11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br

Observações:
- as inscrições serão realizadas de 4 a 11 de janeiro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
- para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
- a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
- é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu das Culturas Indígenas

Rua Dona Germaine Burchard, 451 Água Branca

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Museu das Culturas Indígenas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.