22 jun - 2024 • 20:00 > 22 jun - 2024 • 21:00
22 jun - 2024 • 20:00 > 22 jun - 2024 • 21:00
Com dramaturgia inédita inspirada na vida e obra da poetisa portuguesa e atuação de Diana Adada Padilha, o Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz apresenta o espetáculo solo Florbela Espanca.
Com atuação de Diana Adada Padilha e direção de Sulanger Bavaresco, o espetáculo Florbela Espanca resgata a figura histórica de uma mulher que, enfrentando as adversidades e as restrições de espaço que poderia ocupar na sociedade portuguesa do início do século XX, conseguiu construir importante obra artística que a tornou, com a merecida justiça, uma das mais importantes poetisas portuguesas do período e cuja importância continua reverberando atualmente.
Florbela Espanca foi uma mulher fora do seu tempo, que ousou ser dona do seu destino movendo-se com audácia, desejos próprios e insubmissão intrínseca a sua alma inquieta em uma sociedade acostumada a negar a sexualidade, a inteligência e os talentos femininos. A conservadora sociedade portuguesa da época, o Estado e a Igreja não economizaram esforços em suas tentativas de apagar a passagem de Florbela por este mundo. Porém, nem as perseguições e tampouco as críticas sistemáticas que visavam difamar sua obra e seu caráter, antes e depois de sua morte conseguiram destruir a obra da poetisa, que sobreviveu aos seus algozes e ao tempo.
Em um tempo em que a regra social geral para consolo às dores femininas consistia em refugiar-se na religião, no dever, no amor, na prática da caridade e do sacrifício pessoal, Florbela Espanca se lançou para além e radicalizou intransigentemente o papel feminino. Após sua morte, seus livros foram proibidos durante a Ditadura Salazarista sob a alegação de que seus versos poderiam “deformar a alma das jovens leitoras”. Detratores da poetisa impediram a construção de busto em sua homenagem na cidade de Évora e protelaram por mais de 30 anos o translado de seus restos mortais para sua terra natal. Mesmo se considerando desinteressada pela política, Florbela Espanca desempenhou importante papel político em seu tempo, abrindo trincheiras e traçando caminho largo para que outras mulheres ousassem também lutar por liberdade e direitos.
Para além do resgate da obra artística da poetisa portuguesa, o espetáculo Florbela Espanca aborda a dor de ser mulher fora do sistema padrão em um mundo acostumado a manter as mulheres restritas a espaços pré-estabelecidos e dando, mesmo que postumamente, uma resposta aos perseguidores da poetisa que contribuíram para alimentar o desespero que a levou a tirar a própria vida.
Parafraseando a própria Florbela Espanca, o Dromedário Loquaz propõe a realização de um Teatro de Mágoas. Um teatro de denúncia e revolta que exprima a necessidade de destacar o não dito, de dar luz e voz a uma figura histórica feminina que foi perseguida e detratada. Um teatro que leve o espectador a um mergulho no universo denso da vida e obra de uma talentosa artista inconformada com as limitações impostas a ela em razão de ser mulher e que, ao emergir da cena consiga perceber que a situação se repete atualmente, sufocando e restringindo a potencialidade de mulheres em todo o mundo.
SINOPSE
O espetáculo coloca em cena o espectro de Florbela Espanca, que desperta de seu sono de morte para defender a honra e a obra da poetisa portuguesa que, na primeira metade do século XX, foi perseguida e execrada pela Igreja Católica e pela ditadura Salazarista. Florbela reencontra e enfrenta seu passado e algozes, conduzindo o espectador a trilhar os caminhos tristes e perturbadores que marcaram sua existência, testemunhando o calvário de perseguições e difamações que se perpetraram mesmo depois de sua morte.
Dramaturgia e Direção: Sulanger
Bavaresco
Elenco: Diana Adada Padilha
Iluminação: Marco
Ribeiro
Figurinos: Sulanger
Bavaresco
Pesquisa
Trilha Sonora: Sulanger Bavaresco
Operação
Trilha Sonora: Julia Bavaresco
Preparação
Vocal: Luiza Faé Mantovani
Produção
Técnica: Magda Scors Campos
Design
Gráfico: Mariana Barardi
Fotografia: Luiza
Filippo
Realização : Grupo de Teatro O Dromedário
Loquaz
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Pedro Soares, 15 Centro
Florianópolis, SC
Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz se forma em Florianópolis no ano de 1981, e tem sua trajetória marcada pela escolha de obras que destacam a condição do homem como tema central, na pesquisa de linguagens que alternem o uso de palcos tradicionais com espaços alternativos e na busca permanente de um teatro que seja crítico e transformador do seu entorno, acreditando que é possível tornar o mundo um lugar melhor através da experiência e vivência artística.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.