Comunicação e Relações Institucionais e Governamentais são indissociáveis. Para além de um canal de diálogo com outras instituições e atores estratégicos, a comunicação é fundamental na construção e manutenção da reputação, além de promover a transparência e a confiança entre as instituições e seus stakeholders.
E no setor de energia essa convergência entre as áreas de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) e Comunicação fortalece um setor que é indispensável à implementação de outras políticas públicas. O ODS 7 da Agenda 2030 - "Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos” - aponta a necessidade de aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global de forma inclusiva, investir em pesquisa e novas tecnologias, fomentar a inovação, formar novos talentos, promover a equidade, estabelecer metas e diretrizes, além de ampliar as políticas de financiamento de energias renováveis. E tudo isso passa pelas instituições e seus stakeholders.
Nesse cenário, Ministério de Minas e Energia (MME), Congresso Nacional, Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), Confederação Nacional da Indústria (CNI) , Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Sistema (ONS), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), associações, empresas e governos estaduais e municipais são alguns dos agentes que pautam os debates estratégicos na criação de políticas públicas que vão garantir a segurança energética, a eficiência e o fortalecimento do setor e uma transição energética sustentável para todos.
É nesse contexto que a Escola da Energia, em parceria com a Oficina Consultoria, Artefato Comunicação e Templo Filmes, promove o Fórum de Comunicação e Relações Institucionais do Setor Energético - Energicom, que acontece em Brasília, nos dias 8 e 9 de abril de 2025.
O Energicom é um encontro pioneiro que busca conectar profissionais, acadêmicos e especialistas para compartilhar experiências e soluções em comunicação e relações institucionais no setor de energia no Brasil e no mundo. Por meio de painéis, palestras e workshops, o evento explora temas como gestão da reputação, comunicação digital, estratégias de engajamento, competências e atuação estratégica de RIG, ferramentas integradas e o papel estratégico da comunicação.
O Energicom nasce como um espaço permanente de troca e colaboração, contribuindo para a construção de um setor mais integrado, inclusivo e sustentável. O objetivo é que o Fórum integre as áreas de comunicação e relações institucionais no setor de energia, alinhando-se às tendências mais recentes em gestão de reputação e construção de confiança, transformando desafios em oportunidades no setor de energia. Esse conceito se fundamenta na importância da transparência, da gestão de stakeholders e da integração de saberes para criar valor para as organizações e para a sociedade.
Esperamos você em Brasília para fazer parte dessa história!
A ESCOLA DA ENERGIA
Transformar conhecimento em energia para o mundo.
Esse é o propósito da Escola da Energia, projeto que propõe um novo olhar sobre a educação e a comunicação no setor de energia. A ideia é conectar pessoas, saberes, promover o conhecimento de forma plural e inclusiva.
Um dos desafios colocados ao setor da energia atualmente é aprimorar o processo de transformação das informações em conhecimento. Promover a convergência de dados. Estruturar análises. Conectar diferentes saberes com vistas a análises cada vez mais plurais e voltadas ao bem-estar das pessoas e das organizações. Mais do que um espaço puramente informativo, a Escola da Energia é um hub a serviço da educação e da comunicação. Nossa proposta é promover o conhecimento e interligar o setor de energia no Brasil e no mundo.
Nascemos com o propósito de formar técnicos, pesquisadores e lideranças na área de energia. Desde os primeiros níveis, com parcerias com programas de formação de jovens, até à formação de lideranças sênior no setor. A Escola da Energia propõe uma formação integral, pautada pelo intercâmbio de saberes desses profissionais. A gente acredita na transformação e no compartilhamento do saber.