Em 2023, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) completa 10 anos e se levanta diante do desafio de dar voz a discussões sobre 10 impactantes desigualdades do país. Em todas as ações previstas para o ano, haverá uma forte e transversal conexão com o 10º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata sobre a Redução das Desigualdades. O propósito dos eventos do Capitalismo Consciente é dar luz às desigualdades que encontramos na sociedade, para as quais a iniciativa privada pode acolher e colaborar. ![](https://images.sympla.com.br/63cfd8f575326.png)
Neste ano comemorativo, o III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente conta com um novo formato e inclui vários Fóruns Regionais que acontecerão pelo país. Ao todo, serão 11 eventos presenciais distribuídos por quatro Regiões brasileiras.
Cada filial escolheu uma desigualdade para abordar regionalmente e a Filial do Capitalismo Consciente em São José do Rio Preto irá falar sobre a desigualdade no acesso à saúde.
![](https://images.sympla.com.br/63daaf188770e.png)
A desigualdade no acesso à saúde no Brasil é um problema por vários motivos, incluindo a falta de investimento em saúde pública, a má distribuição de recursos e a falta de políticas eficazes para garantir o acesso à saúde para todas as pessoas, independentemente de sua renda ou localização geográfica. Além disso, a corrupção e a falta de transparência na gestão dos recursos públicos destinados à saúde também contribuem para a desigualdade no acesso à saúde no Brasil.
É chegado o momento de que o setor privado coloque-se neste lugar de protagonismo para um melhor acesso à saúde. O Fórum Regional do Capitalismo Consciente em São José do Rio Preto (SP) discutirá como a iniciativa privada pode contribuir para a redução desta desigualdade baseado nos quatro pilares do Capitalismo Consciente.
![](https://images.sympla.com.br/63cfd73a5eec4.png)
O Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente busca alinhar teoria e prática oferecendo tanto palestras e mesas redondas quanto workshops. O período da manhã é dedicado a grandes lideranças que irão apresentar e articular importantes conceitos relacionados aos pilares do Capitalismo Consciente e à desigualdade escolhida pela filial.
Já o período da tarde trará a uma abordagem mais prática dos conceitos trabalhados no período da manhã em dois workshops. As pessoas que não forem participar dos workshops estarão convidadas para fortalecerem seu networking e suas redes locais de engajamento com o Capitalismo Consciente.
![](https://images.sympla.com.br/63cfd7531290b.png)
- 08h - Credenciamento e Café da Manhã
- 09h - Abertura com Daniel Rodrigues e Diogo Tadei
- 09h20 - Os 10 anos de Capitalismo Consciente no Brasil e a fome com Daniela Garcia (Instituto Capitalismo Consciente Brasil)
- 09h30 - Por uma gestão mais humana e sustentável com Hugo Bethlem (Instituto Capitalismo Consciente Brasil)
- 10h30 - Talk Consciente Inteligência artificial e o futuro da interação humana nas organizações com Egmon Rethondin e Dra. Luciana Toledo e mediação de Daniela Costa Hegueduch.
- 11h30 - Talk Consciente ESG: Do propósito ao olhar estratégico com Dra. Patrícia Braile, Milena Lidor e Kátia Penteado e mediação de Daniel Rodrigues
- 12h30 - Almoço Networking by Hilton - Tenha acesso aos speakers e empresários em pequenos grupos para debater temos abordados no evento *Adquira essa opção ao comprar seu ingresso
- 14h - Workshop Jogo do Capitalismo Consciente com Gabriel Monteiro (Instituto Capitalismo Consciente Brasil)
- 15h30 - "Como as organizações podem impactar na cura da sociedade e performance dos negócios" com Cássia Messias
- 17h - Encerramento com Daniel Rodrigues e Diogo Tadei
![](https://images.sympla.com.br/643db58931eee.png)
![](https://images.sympla.com.br/648cb989418d9.png)
Cássia Messias
Conselheira e Mentora de Startups
Com mais de 25 anos de experiência, trabalhou na Microsoft por 18 anos, HP e AT&T. Foi COO do Zenklub, country manager da OpenText e da Socialbakers, além de COO da Stilingue, da qual é sócia. Atua ainda como conselheira do Instituto do Capitalismo Consciente do Brasil, da pool Ladies, da Bossanova Investimentos e membro do BR Angels. Dedica-se ao empreendedorismo social, tendo como foco no ESG.
![](https://images.sympla.com.br/648cb35e4eec4.png)
Daniel Rodrigues
Fundador da CCLi Consultoria Linguística, Empreendedor, Mentor, Palestrante e autor do livro Cultura Inovadora Humanizada
Mestre em Linguística Aplicada pela UNESP com MBA em gestão Empresarial pela FGV, fundou a CCLi Consultoria Linguística em 2003. Desde então, deixou sua carreira acadêmica e começou sua jornada empreendedora tendo conquistado premiações importantes como MPE Brasil-SP, o selo GPTW das melhores empresas para se trabalhar no estado de São Paulo e o Prêmio Nacional da Inovação.
![](https://images.sympla.com.br/648cb350a295f.png)
Daniela Costa Hegueduch
Fundadora da HMDK Digital e Diretora do Grupo Província
Formação em Psicologia, MBA em Gestão Empresarial e Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Professional and Life Coach pelo IBC. Atualmente é responsável pelas áreas transversais do grupo empresarial como Planejamento Estratégico, Marketing, Operações, Controladoria, Gestão de Pessoas, Produto, Qualidade e Sustentabilidade.
Daniela Garcia
CEO no Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Jornalista com mais de 25 anos de experiência, atuou com estratégia e posicionamento de marcas e como Designer de Negócios para Micro e Pequenos empreendedores. Entusiasta do terceiro setor e dos negócios de impacto social, articula parcerias com o mundo corporativo. No Instituto Capitalismo Consciente Brasil trilhou uma escalada como Coordenadora de Comunicação, Diretora de Operações e atualmente é a CEO da organização.
Diogo Tadei
Colíder da filial do Capitalismo Consciente Rio Preto - SP
Publicitário com mais de 15 anos de atuação, pós-graduado em cinema e vídeo e com MBA em Marketing. Vivenciou diversas experiências profissionais como líder de projetos e novos negócios em importante empresas de comunicação. Foi membro dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ONU) Rio Preto.
![](https://images.sympla.com.br/648cb48c4ad9e.png)
Egmon Rethodin
Especialista em Desenvolvimento e Expansão de Negócios
Com mais de 10 anos atuando em diversos setores e soluções, com passagens por startups e grandes multinacionais como IBM, Egmon é apaixonado por transformar processos e negócios que aumentem a eficiência operacional das empresas. Seus projetos bem sucedidos incluem automação de processos, otimização de fluxos, ERPS e Recursos Humanos.
Gabriel Monteiro
Head de expansão nacional do Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Gabriel é biólogo, mestre em oceanografia, jornalista científico, empreendedor e líder consciente, com mais de dez anos de experiência na área acadêmica ambiental e no terceiro setor. Tem preocupação com o meio ambiente, especialmente com os oceanos, e tem experiência em pesquisa científica, comunicação e gestão para transformação. Atualmente é Head de Expansão no Instituto Capitalismo Consciente Brasil, gere as Filiais Regionais do Instituto trabalhando com liderança, gestão e desenvolvimento de equipes e projetos, visando inspirar e apoiar empresas a implementarem práticas ESG para geração de impacto socioambiental e valor compartilhado .
![](https://images.sympla.com.br/643db67abfe09.png)
Hugo Bethlem
Chairman no Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Cofundador e Chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Conselheiro de empresas e ONGs, 40+ de vivência como C Level em empresas de varejo, GPA , Dicico, Sé Supermercados, Hopi Hari e Carrefour, começou a carreira na Arthur Andersen. Formado em administração e contabilidade pela FMU SP. Especializações em Gestão - Cornell, Empreendedorismo - Babson, Gestão e Liderança e Blockchain- Oxford, Conselhos de Administração - IMD, Empreendedorismo Social - Stanford, Inovação - Harvard, Economia Circular e Sustentabilidade - Cambridge e Liderança em Empresas de Consultoria - PSF - Oxford - pós MBA na Escola de Negócios Saint Paul – SEER. Eleito Executivo Financeiro do ano 1991 - O Equilibrista - IBEF – SP.
![](https://images.sympla.com.br/6495b17ac0470.png)
Kátia Penteado
Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto
Formada em Ciências Biológicas pela UNESP/RP, mestre em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, especialista em MBA em Gestão e Licenciamento Ambiental pela UNIRP/RP, possui ainda MBA em ESG e Impacto em andamento pela escola de Negócios Trevisan/SP, professora universitária e mentora em Liderança Corporativa em Sustentabilidade, assento nos Comitês de Bacia Estadual e Federal.
![](https://images.sympla.com.br/648cb9778d1a3.png)
Luciana Toledo
Psicoterapeuta Cognitivo - Comportamental
Mestre em Psicologia Clínica pela PUCCAMP, Doutora em Psicologia Clínica pela USP, formada em terapia Cognitiva pelo BECK INSTITUTE, professora adjunta na UNIP e sócia do INSTITUTO DE PSICOTERAPIA COGNITIVO - COMPORTAMENTO (IPC) em São José do Rio Preto.
![](https://images.sympla.com.br/648cb340b538f.png)
Milena Lidor
Fundadora e CEO da Franquear Consultoria. Especialista em canais de expansão de negócios
Professora no curso de Gestão Estratégia de Franquias na UNILAGO, é conselheira de franqueadoras e membro de Comitês e Associações de franqueados de diversas redes com renome nacional e internacional. Mentora do SEBRAE STARTUP SP, Startup Day, Startup Weekend Women São José do Rio Preto e SENAC Startup.
Patrícia Braile
Presidente da Braile Biomédica e Conselheira Emérita do Capitalismo Consciente
Bacharel em Direito com especialização em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), diretora da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI) e diretora do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
![](https://images.sympla.com.br/63cfd812a5a90.png)
Prezando pela transparência e pelo compromisso de geração de valor compartilhado, o ICCB informa que destinará 50% da receita dos ingressos de todos os eventos do Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente para doação no combate à fome e ao desperdício de alimentos através da parceria com a Connecting Food. Os outros 50% serão destinados para o custeio do evento e ações da própria Filial Regional do Capitalismo Consciente.
![](https://images.sympla.com.br/64237696717d9.png)
Comprometidos com a preservação ambiental, escolhemos a empresa BMV para neutralizar as emissões de dióxido de carbono de todos nossos eventos no contexto do III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente. Isso reforça nosso compromisso em reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade de nossas operações. Além disso, visando uma maior acessibilidade para o público, disponibilizamos intérpretes de libras em todos nossos eventos.
O Instituto Capitalismo Consciente Brasil é uma organização sem fins lucrativos. Agradecemos o apoio e desejamos a você um ótimo evento.
![](https://images.sympla.com.br/63dac5785d9d0.png)
Confira a agenda completa do III Fórum do Capitalismo Consciente:
- 02 de mar. Porto Alegre (RS)
- 22 de mar. Cuiabá (MT)
- 13 de abr. Curitiba (PR)
- 27 de abr. Florianópolis (SC)
- 18 de mai. Belo Horizonte (MG)
- 29 de jun. Brasília (DF)
- 30 de jun. Recife (PE)
- 05 de jul. Sorocaba (SP)
- 06 de jul. Campinas (SP)
- 13 de jul. São José do Rio Preto (SP)
- 19 de jul. Vitória (ES)
- 21 de set. São Paulo (SP)
Acesse www.ccbrasil.cc para mais informações sobre todos os eventos.
![](https://images.sympla.com.br/63cfd82c533b1.png)
Em caso de dúvidas ou suporte, entre em contato diretamente com a equipe da Filial do Capitalismo Consciente no Nordeste através do e-mail filialsjrp@ccbrasil.cc
Sobre a meia entrada: Dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos, e revoga a Medida Provisória nº 2.208, de 17 de agosto de 2001. Clique aqui para saber mais.
Temos Cotas Sociais para ingressos gratuitos neste evento
Prezando por uma maior inclusão e acessibilidade deste evento, disponibilizamos ingressos gratuitos para pessoas que se enquadrem nos públicos a seguir: (i) Pessoas de baixa renda ou em vulnerabilidade e (ii) Representantes do Terceiro Setor. Para solicitar seu ingresso, escreva para filialsjrp@ccbrasil.cc identificando-se com nome completo, e-mail, telefone e CPF e indicando a qual dos públicos pertence. Confirmaremos sua inscrição após processarmos seu pedido.