Atores e diretores ligados ao movimento teatral criado por Aderbal Freire Filho chegam em outubro ao centro cultural do Grupo Galpão com espetáculos e oficinas
A nova edição do Galpão Convida, que acontecerá dos dias 10 a 14 de outubro no Galpão Cine Horto, homenageia o Centro de Demolição de Construção do Espetáculo (Rio de Janeiro) e recebe atores que participaram do movimento, criado pelo diretor Aderbal Freire Filho.
Idealizado e liderado por Aderbal Freire Filho, o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo foi um grupo de atores que se notabilizou ao longo dos anos 90 pela sua bem sucedida administração de teatros públicos cedidos pelo governo do Rio de Janeiro.
O grupo administrou primeiramente o Teatro Gláucio Gil, em Copacabana (1990-1993), onde montaram “A Mulher Carioca aos 22 Anos” (1990) e posteriormente, o Teatro Carlos Gomes (1993-1996), na Praça Tiradentes. Nesse período, montaram também espetáculos fora de espaços teatrais tradicionais, como “O Tiro Que Mudou a História” (1991), sobre a trajetória de Getúlio Vargas, encenado no próprio Palácio do Catete onde o presidente se matou.
O grupo ainda recebeu em seus espaços, mais de 30 grupos de teatro, nacionais e estrangeiros, que apresentaram ali espetáculos e oficinas. Entre eles, Poronga (Acre), Odin Teatret (Dinamarca), Munganga (Holanda), Grupo Piollin (Paraíba) e o Grupo Galpão (Minas Gerais), que apresentou “Álbum de Família” no Teatro Gláucio Gil e “Romeu e Julieta” no Teatro Carlos Gomes, e criou vínculos permanentes com o grupo e principalmente com Aderbal.
A programação do Galpão Convida Centro de Demolição e Construção do Espetáculo conta com cinco espetáculos solo adultos (dos atores Suzana Saldanha, Cláudio Mendes, Raquel Iantas, Leonardo Netto e Gisele Fróes), o espetáculo infantil “Pinocchio em As Aventuras de Lasanha e Ravioli” com Ana Barroso e Monica Biel, oficinas formativas com Moacir Chaves e Ana Luísa Cardoso e o lançamento do livro “A Vontade como Princípio da Ação - Centro de Demolição e Construção do Espetáculo”, de Antonio Carlos Bernardes.
O Galpão Convida Centro de Demolição e Construção do Espetáculo é mais uma atração especial do ano de comemoração dos 25 anos do Galpão Cine Horto. Reencontrar esses atores nesse momento é também reencontrar os princípios e inspirações que nortearam a criação do espaço 25 anos atrás, além de ser uma homenagem a Aderbal Freire Filho, figura referencial para o teatro brasileiro, o Grupo Galpão e o Galpão Cine Horto.
Ficha Técnica Galpão Convida:
Coordenação de Produção e Planejamento: Bernardo Gondim
Produção executiva: Clara Bastos
Assistência de produção: Carol Gomes
Produção local (Rio de Janeiro): Bárbara Montes Claros
Coordenação Técnica: Orlan Torres (Sabará)
Técnico: Akner Gustavson
Coordenação de Comunicação: Bramma Bremmer
Assistente de Conteúdo e Redes Sociais: Henrique Pérez e João Santos
Assistente de Audiovisual: Alice Del Picchia, Ítallo Vieira e Pedro Lanna
Assistente de Arte e Design: Frederico Rocha
Assessoria de Imprensa: Bramma Bremmer, Henrique Perez e João Santos
Coordenação Operacional e Programação: Marina Arthuzzi
Assistente Operacional: Alan Rodrigues
Auxiliar Administrativo: Leandro Dias
Serviços Gerais: Juarez Pereira e Luciene Benedita Santos Pedro
Direção Geral: Chico Pelúcio
Coordenação Geral e Gerência Executiva: Laura Bastos e Samira Ávila
Coordenação Pedagógica dos Cursos, Oficinas e Projetos Especiais: Fábio Furtado
Assistente de Planejamento e Projetos: Tânia Araújo
Coordenação Administrativo-Financeiro: Maria José dos Santos
Assistente Administrativo-Financeiro: Nádia Fonseca