Gestão de Fornecedores & ESG - Integre a agenda ESG à gestão de fornecedores com insights de líderes do setor.
Enquanto são as marcas e varejistas que assumem compromissos públicos em ESG, a maioria dos impactos socioambientais associados aos seus produtos ocorre em seus fornecedores, demandando forte integração entre as áreas de Gestão de Fornecedores e Sustentabilidade/ESG.
Aprenda com empresas e instituições líderes como a integração da Gestão de Fornecedores com a Agenda ESG vai evoluir na indústria da moda nacional nos próximos anos.
Participe deste evento para debater e aprender com empresas e profissionais que estão à frente da conformidade socioambiental na cadeia de fornecimento.
Impactos Socioambientais na Cadeia de Fornecimento da Moda
A maioria dos impactos socioambientais causados pelos produtos comercializados por marcas e varejistas não está associada diretamente às operações de desenvolvimento e comercialização, mas sim àquelas que ocorrem ao longo da cadeia de fornecimento.
Para que essas empresas-âncoras consigam honrar os compromissos em ESG (Environmental, Social, and Governance) assumidos publicamente, é necessário levar essa agenda a todos os elos da cadeia produtiva, desde a fibra até a peça pronta, passando por fiações, tecelagens, tinturarias, lavanderias, confecções, e demais prestadores de serviços envolvidos no processo.
No entanto, diferentemente do que ocorre nas grandes marcas e varejistas, a maioria das empresas da cadeia de fornecimento da indústria da moda é formada por PMEs (Pequenas e Médias Empresas).
Essas empresas geralmente não dispõem de recursos financeiros e pessoal especializado para implementar uma agenda ESG robusta, capaz de suportar os compromissos assumidos publicamente pelas empresas-âncoras da cadeia de fornecimento da qual fazem parte.
Diante desse cenário, a postura convencional de definir critérios socioambientais e exigir seu cumprimento através de políticas de conformidade não é suficiente.
É preciso evoluir para uma abordagem mais proativa, de maior proximidade e apoio aos fornecedores, na definição e implementação de uma agenda ESG alinhada com os principais desafios socioambientais do setor.
Convidamos os principais stakeholders da indústria da moda nacional que são dedicados à integração da Gestão de Fornecedores com a Agenda ESG para apresentarem seus programas e projetos e discutirem possibilidades de avançarmos de forma colaborativa.
Se você deseja entender, em apenas um dia, como será a integração da Gestão de Fornecedores com a Agenda ESG nos próximos cinco anos na indústria da moda nacional, junte-se a nós nesse evento.
Agenda do Evento:
08:00 - 08:45: Recepção e Credenciamento
09:00 - 09:20: Palestra com Américo Guelere – ESGtex
09:20 - 10:00: Palestra com Fabíola Silvério - Lojas Renner
10:00 - 10:40: Palestra com Tulio Pinheiro - Grupo Soma
10:40 - 11:20: Palestra com Leandro Ito – C&A Brasil
11:20 - 12:00: Debate
14:00 - 14:40: Palestras com Vagner Moreno e Alessandra Pinheiro - Sebrae SC
14:40 - 15:20: Palestra com Edmundo Lima - ABVTEX
15:20 - 16:00: Palestra com Diego Cavichioli - SupplyLabs
16:00 - 16:40: Debate
17:00: Encerramento
Palestrantes:
Fabíola Silvério
Gerente de conformidade de fornecedores na Lojas Renner e Instituto lojas Renner.
Leandro Ito
Gerente Divisional de Sustainable Supply Chain na C&A Brasil.
Túlio Pinheiro
Coordenador de Desenvolvimento de Fornecedores do Grupo Soma.
Edmundo Lima
Diretor executivo da ABVTEX
Diego Cavichioli
Co-founder & CEO da SupplyLabs
Vagner Moreno
Gestor do Projeto Moda Catarina no Sebrae – Blumenau
Alessandra Pinheiro
Gestora do Programa Empresas Sustentáveis do Sebrae/SC
Américo Guelere
Fundador da ESGtex