Encontro das Cidades Criativas da Gastronomia pela UNESCO - Parma, Bérgamo e Belo Horizonte.
Degustação e harmonização de queijos,embutidos e vinhos Italianos.
- Atualmente mais de duzentas cidades são designadas Cidades Criativas pela Gastronomia UNESCO, sendo trinta e seis cidades na área da gastronomia. Dessas, incluem Belo Horizonte, Bérgamo e Parma.
- Existem 9 DOPs de Bérgamo para queijos: um recorde nacional, mas acima de tudo um recorde gastronômico de produtos únicos e de alta qualidade.
- O evento foi pensado e proposto com o objetivo de conectar e promover a cooperação entre cidades do mundo todo que possuem como característica comum o uso da criatividade para promoção de desenvolvimento urbano sustentável.
O EVENTO
Serão 6 degustações, harmonizados com 5 vinhos + 1 espumante de boas vindas e um licor ao final.
QUEIJOS
- 8 tipos de queijos que serão harmonizados de uma forma dinâmica e super criativa com os vinhos:
- Branzi FTB + Formai de Mut dell'Alta Valle Brembana
- Trilogia: Parmegiano Reggiano DOP + Grana Padano DOP + Queijo Artesanal de Alagoa
- Gorgonzola DOP + Strachitunt Valtallegio DOP
- Para finalizar: uma sobremesa com os famosos Queijo Minas Artesanal + licor Limoncello
EMBUTIDOS
- 2 tipos de embutidos que serão servidos e harmonizados com os queijos e vinhos
- Salame Bergamasco
- Prosciutto Parma
VINHOS
- 6 rótulos de vinhos italianos que serão harmonizados com os queijos e embutidos :
- Espumante Tenuta Sant Anna Pinot Doc Brut = Boas Vindas
- Vermentino Chardonnay
- Gewurztraminer do Alto Adige
- Amorone Della Valpolicella
- Lurani Cernuschi Umbriana Cabernet Sauvignon Bergamasca IGT
- Espumante Prosecco Frisante
Especialistas
Renata De Paoli
- Especialista em Queijos e em Marketing de Alimentos pelo instituto frances Verakis. Mestre em Controle de Qualidade de Leite e Derivados pela UFMG. Médica Veterinária e Comunicóloga
- Atualmente é empreendedora na área, com empresas de consultoria, treinamentos, escola de queijos e agencias que realizam cursos e vivencias queijeiras regionais, nacionais e internacionais. Idealizadora do projeto @jornadasdoqueijo, um programa de vivencias técnicas e culturais para profissionais da cadeia produtiva de queijos. Especialmente levando técnicos do Brasil para conhecerem a realidade dos queijos Italianos, sobretudo na região de Bérgamo e Parma.
- Tem vasta experiência como consultora e instrutora em fazendas, queijarias, laticínios e indústrias do ramo alimentício, especialmente na na área de queijos. Além disso, ministra e coordena cursos técnicos, de pós-graduação e extensão de tecnologia de queijos (produção, maturação, análise sensorial, harmonizações, entre outros); Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação; controle de qualidade de produtos de origem animal; segurança de alimentos, certificações de qualidade, etc.
- Consultora Master e instrutora do Senar e Sebrae.
- Foi Diretora de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), onde trabalhou com políticas públicas voltadas para o cooperativismo e o queijo artesanal, atuando ativamente na regulamentação das principais leis atuais do setor no estado de Minas Gerais.
Amana Castelo Branco
- Formada em Viticultura e Enologia, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Bento Gonçalves/RS
- Sommelier Internacional pela Escola de Gastronomia da Universidade Caxias do Sul com parceira do ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners),
-
- Trabalha há 15 anos no mercado de vinhos, focada na educação e formação de novos profissionais, em consultorias e venda de vinhos.
- Em 2012 realizou sua tão sonhada viagem para Itália, passando pela Liguria, Toscana, Lacio e Sicilia. Conheceu vinícolas, degustou vinhos de várias regiões do país e se encantou pela gastronomia.
- Com um olhar de democratização da bebida, praticidade e sem glamorização desnecessária, Amana leva seu conhecimento de forma clara e objetiva, trazendo paixão e leveza para o mundo dos vinhos.
REALIZAÇÃO:
