Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Histórias Grapiúnas

Eventos para você

Histórias Grapiúnas

27 out - 2023 • 20:00 > 27 out - 2023 • 21:00

Evento encerrado

Histórias Grapiúnas

27 out - 2023 • 20:00 > 27 out - 2023 • 21:00

Evento encerrado

Descrição do evento

HISTÓRIAS GRAPIÚNAS
Companhia Teatro Griô estreia espetáculo que homenageia a saga heroica de lideranças do candomblé e tupinambás do Sul da Bahia.

O espetáculo dirigido por Rafael Morais traz o olhar da Companhia Teatro Griô sobre narrativas que se mantiveram à margem da história oficial do país, no lastro de oralidade que ainda permanece vivo, submerso nas tramas e memórias das primeiras histórias brasileiras: mitos, histórias de vida, causos e lendas do Sul da Bahia, também conhecida como região cacaueira ou nação grapiúna.

A palavra grapiúna tem origem tupi e está relacionada ao grande número de aves de plumagem preta, como jacus, macucos, mutuns e diversas outras que enriquecem a região da costa do cacau. Grapiúna também é o nome dado pelos sertanejos aos primeiros habitantes do litoral. A região grapiúna é fonte riquíssima de histórias de tradição oral, de matrizes diversas, misturando referências das culturas afro-brasileiras, indígenas, árabes e europeias.

O espetáculo nasceu de uma instigante pesquisa realizada em parceria entre a Companhia Teatro Griô e os Terreiros Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon e Matamba Tombenci Neto, ambos com sua ancestralidade marcada pela história de antepassados heroicos que marcaram a existência do Engenho de Santana - fundado em 1534, como a extraordinária sacerdotisa Mejigã, advinda de Ilexá, na Nigéria, para este engenho situado na chamada Mata do Camacã, assim como a notável Iyá Tidu, fundadora do Terreiro Aldeia de Angorô (primeiro nome do Matamba Tombenci Neto), em 1885, no mesmo Engenho de Santana. Além destes antepassados históricos, o espetáculo Histórias Grapiúnas se inspira também em lideranças contemporâneas como Pai Ruy Póvoas, descendente de Mejigã e Mãe Hilsa Mukalê, descendente de Iyá Tidu. Em cena serão desvelados momentos marcantes, repletos de dor, coragem, emoção e resistência, da saga destes tradicionais terreiros grapiúnas e seu povo de santo.

A pesquisa também adentrou, a convite de lideranças tupinambás parceiras do Sul da Bahia, pela Terra Indígena Tupinambá de Olivença, através do encontro com Claudio Magalhães, com o Cacique Alicio Amaral e sua família, e das lideranças da Aldeia Serra do Padeiro, Dona Maria Tupinambá e Célia Tupinambá. O espetáculo revelará o heroísmo e a resistência do povo tupinambá, sua luta, regeneração e retomada da terra. Homenageando heróis excepcionais como o Caboclo Marcelino, primeiro indígena degredado do Brasil e a lendária Cabocla Jupiara, que miticamente encanta-se numa imensa cobra que protege as matas grapiúnas.

O espetáculo propicia uma viagem mediante o contato com mitos, causos, lendas e histórias de vida de pajés, caciques, pais e mães de santo, que além de devotados líderes de suas comunidades, intercambiaram com os artistas da Companhia Teatro Griô com muita cumplicidade e se revelaram exímios e admiráveis contadores de histórias. Inclusive, estarão em cena conosco e subirão ao palco nos dias das apresentações do espetáculo Histórias Grapiúnas, para compartilhar com o público um pouco de suas extraordinárias e necessárias histórias.

Antes de seguir numa futura temporada pelos Terreiros, Teatros e Aldeias do Sul da Bahia, realizaremos uma prévia para o público de Salvador, com as presenças ilustres de Mãe Hilsa Mukalê, Pai Ruy Póvoas e Dona Maria Tupinambá, de mãos dadas com os artistas da Companhia Teatro Griô para o partejamento do espetáculo Histórias Grapiúnas, no Teatro SESI Rio Vermelho, nos dias 14, 21 e 28 de setembro, quintas-feiras, e 06 de outubro, sexta-feira, às 20 horas, com dramas, encantamento, histórias e poesia. Ingressos à venda no Sympla.
O espetáculo tem dramaturgia e direção de Rafael Morais, Cenário e Figurinos de Tânia Soares, Direção Musical de Luciano Salvador Bahia, Luz de Ruhan Álvares, Assistência de Dramaturgia de Gabriela Sampaio e elenco da Companhia Teatro Griô. 
O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e Direção: Rafael Morais
Cenário e Figurinos: Tânia Soares
Direção Musical: Luciano Salvador Bahia
Luz: Ruhan Álvares
Assistência de Dramaturgia: Gabriela Sampaio 
Elenco: Companhia Teatro Griô – Alcides Valente, Ana Emília Andrade, Darluce Azevedo, Ana Manoela Costa, Gabriela Sampaio; Helaine Ornelas, Iracema Santos, Layno Pedra, Lícia Brasileiro, Maria Iris Santos, Ranieri Leal, Sandra Maia, Sarah Frota, Valéria Ettinger, Vânia Valadares e Zidi Brandão.
Assistentes de Figurino: Helaine Ornelas, Lícia Brasileiro, Maria Iris Santos e Zidi Brandão.
Costureiras: Iraildes Viana de Oliveira, Maria Iris e Zidi Brandão.
Adereços: Maria Iris Santos.
Maquiagem: Helaine Ornelas.
Consultoria cultural: Mãe Hilsa Mukalê, Ruy Póvoas, Maria Tupinambá, Célia Tupinambá, Claudio Magalhães, Carlos Alberto Alaboji, Raimundo Nunes Ajagunã, Iago Irolebun.
Ministrantes da oficina artístico-cultural “Cantar, dançar, comer e beber para os encantados – As festas de Caboclo e Boiadeiro”: Corpo Ogã Ijexá - Carlos Alberto Alaboji, Raimundo Nunes Ajagunã e Iago Irolebun.
Palestrantes Convidados para o processo criativo: André Rosa, Mãe Hilsa Mukalê, Ruy Póvoas, Maria Tupinambá, Célia Tupinambá, Claudio Magalhães, Carlos Alberto Alaboji, Raimundo Nunes Ajagunã, Iago Irolebun.
Designer gráfico: Maqsuel Maqson.
Fotografia: Eduardo Mafra
VTs: Gabriel Dias
Assessoria de Imprensa: Filipe Velloso
Produção:  Rafael Morais e Tânia Soares.

Agradecimentos:
Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste projeto, como Ajagunã - Raimundo Nunes, Alaboji - Carlos Alberto, Alice Carvalho, André Rosa, Ateliê Boca de Cena, Célia Tupinambá, Celo Costa, Claudio Magalhães, Fadori - Edivaldo Souza, Gabi Guedes, Ivana Pirajá, Irolebun - Iago, Josi Borges, Mãe Hilsa Mukalê, Manoela Costa, Maria Tupinambá, Emília Gonçalves, Cida Bastos, Marinho Rodrigues, Ruy Póvoas.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro SESI Rio Vermelho

Rua Borges dos Reis, 9 Rio Vermelho

Salvador, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

Tânia Cristina de Sousa Soares

Artista, arte-educadora e produtora da Cia Teatro Griô.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.