Fale com o produtor

O evento já encerrou...

HOMENS PINK

Carregando recomendações...

HOMENS PINK

28 jun - 2025 • 20:00 > 28 jun - 2025 • 21:00

Evento encerrado

HOMENS PINK

28 jun - 2025 • 20:00 > 28 jun - 2025 • 21:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Homens Pink 

Texto, atuação e direção: Renato Turnes

Classificação: 14 anos |  Duração: 50 minutos

SINOPSE: 
Homens Pink é um espetáculo documental criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays. Infâncias fora da norma, juventudes  à sombra do regime militar, o fervo como resistência, a devastação da AIDS, a passagem do tempo sob o ponto de vista dos sobreviventes. Memórias ameaçadas de apagamento registradas em documentos, objetos, fotos e vídeos de acervos particulares, que misturam-se à lembranças pessoais do ator e compõem um espetáculo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes.


Homens Pink: espetáculo celebra o Dia do Orgulho LGBT+ em Florianópolis

Com Renato Turnes em cena, peça terá única apresentação no sábado, dia 28 de junho; ingressos estão à venda

Sucesso desde a estreia, em 2022 na cidade de Florianópolis, o espetáculo Homens Pink, que já teve temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo e foi a única peça catarinense selecionada para a programação oficial do Festival de Teatro de Curitiba 2025, volta ao palco da Capital de Santa Catarina. A apresentação única será às 20h do sábado, dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT+, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). 


Idealizado pelo ator e diretor Renato Turnes, Homens Pink é uma performance documental solo que entrelaça as memórias pessoais do artista aos relatos de nove homens gays idosos entrevistados para o documentário homônimo. Ao longo de 50 minutos, o público será conduzido por uma narrativa que atravessa temas como infância, sexualidade, festas, a epidemia da AIDS e a luta dos pioneiros. 


"Fragmentos narrativos, fotografias, vídeos, sons e objetos se combinam para compor cenas que celebram o orgulho da ancestralidade LGBT+," explica Turnes que assina também o texto e a direção artística da peça.


A montagem da Cia La Vaca, que tem classificação indicativa de 14 anos, está com ingressos à venda no Sympla e no linktr.ee disponível na bio do @cialavaca. O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) fica na Rua Marechal Guilherme, 26, no Centro de Florianópolis. 


FICHA TÉCNICA:

Direção artística, texto e performance: Renato Turnes. Assistência de criação: Karin Serafin. Iluminação e projeções: Hedra Rockenbach. Edição de vídeos: Marco Martins. Imagens VHS: Carlos Eduardo Valente e Dominique Fretin. Figurinos e máscara: Karin Serafin. Trilha sonora original: Hedra Rockenbach. Assessoria de Imprensa: Juliano Zanotelli. Produção: Milena Moraes. Realização: La Vaca Companhia de Artes Cênicas. Artistas provocadores: Anderson do Carmo, Vicente Concilio, Fabio Hostert e Max Reinert. A partir das memórias de: Carlos Eduardo Valente, Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa, Wladimir Soares. Acervos pessoais gentilmente cedidos pelos entrevistados. Apoio: Rumos Itaú Cultural.


Renato Turnes

Ator e diretor de teatro e cinema, roteirista e documentarista, junto à La Vaca Companhia de Artes Cênicas, dirigiu espetáculos como Mi Muñequita, Kassandra e UZ, e atuou em Le Frigô e Ilusões, além de desenvolver parcerias com outros artistas e coletivos. Dedica-se à criação de projetos que buscam resgatar memórias ameaçadas de apagamento, como é o caso de Homens Pink, projeto de cinema e teatro documentário que escreveu, dirigiu e no qual atua.  Escreveu os roteiros dos curtas de ficção Selma Depois da Chuva e Bloco dos Corações Valentes. Dirigiu e roteirizou documentários premiados, incluindo a versão em filme de Homens Pink e O Amigo do Meu Tio, este último selecionado para a coletânea europeia Boys On Film: Dangerous to Know. É um dos roteiristas da HQ Cartilagem, ilustrada por Eloar Guazzelli e publicada pela Darkside Books.


La Vaca Companhia de Artes Cênicas

É uma companhia brasileira de teatro criada pelos artistas Milena Moraes e Renato Turnes, em Florianópolis. Em 2008 iniciou sua trajetória estabelecendo parcerias com dramaturgos da nova cena latino-americana. Desenvolveu projetos que incluem linguagens diversas, expandindo a experiência com o palco tradicional para o teatro contemporâneo, intervenções urbanas, performance e audiovisual, firmando relações criativas e profissionais com artistas de outros coletivos. Em 16 anos de atuação, segue investindo na produção de trabalhos politicamente comprometidos, que buscam o diálogo potente com os espectadores.


Serviço: Espetáculo Homens Pink, com Renato Turnes

Data: 28 de junho, sábado, às 20h

Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) (Rua Marechal Guilherme, 26, Centro -Florianópolis/SC)

Classificação: 14 anos

Informações: 

https://www.cialavaca.com/


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro Álvaro de Carvalho

Rua Marechal Guilherme, 26 Centro

Florianópolis, SC

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

La Vaca

La Vaca é uma companhia brasileira de teatro criada por Milena Moraes e Renato Turnes. Desde 2008 a companhia desenvolve projetos que se caracterizam por apresentar autores da nova cena latino-americana às plateias brasileiras. Os espetáculos da La Vaca investigam linguagens e temáticas contemporâneas, novas dramaturgias, formas alternativas de produção e exploram tanto o palco tradicional quanto espaços não-convencionais no intuito de criar experiências cênicas de impacto, que estabeleçam uma relação viva entre público e artistas. + info: cialavaca.com

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.