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I Congresso Interinstitucional sobre Promoção da Saúde e as Universidades Promotoras de Saúde (UPS)

I Congresso Interinstitucional sobre Promoção da Saúde e as Universidades Promotoras de Saúde (UPS)

02 dez - 2024 • 17:00 > 04 dez - 2024 • 22:00

Evento encerrado

I Congresso Interinstitucional sobre Promoção da Saúde e as Universidades Promotoras de Saúde (UPS)

02 dez - 2024 • 17:00 > 04 dez - 2024 • 22:00

Evento encerrado

Descrição do evento





I CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E UNIVERSIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE (UPS): PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA AS IES 


O "I Congresso Interinstitucional sobre Promoção da Saúde e as Universidades Promotoras de Saúde (UPS)" visa implementar ações de promoção da saúde voltadas para discentes, docentes e técnicos administrativos nas Instituições de Ensino Superior (IES).

O evento abordará estratégias para facilitar o acesso à saúde e ao bem-estar, destacando as experiências das UPS como uma política institucional que fortalece as ações de Promoção da Saúde nas IES. 

As UPS são fundamentais para a criação de ambientes saudáveis, conforme indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Pesquisas indicam que os membros da comunidade acadêmica enfrentam riscos à saúde, exacerbados pela pandemia da COVID-19 e por condições de trabalho precárias, estresse e ambientes de vivência desgastantes.

 Discutir a Promoção da Saúde no contexto acadêmico reafirma o compromisso das IES em garantir o direito à educação e a um ambiente saudável para estudo, trabalho e convivência. O congresso reunirá instituições das regiões do Triângulo Mineiro, sul/sudoeste goiano e microrregião Ribeirão Preto, promovendo debates sobre as condições de saúde e qualidade de vida na academia. 

A realização deste congresso é uma oportunidade para discutir o cotidiano de trabalho e formação acadêmica, além de contribuir para a criação de políticas institucionais de Promoção da Saúde nas IES. A troca de experiências e a reflexão sobre os desafios enfrentados são essenciais para o fortalecimento das ações de saúde nas instituições de ensino, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo para todos os envolvidos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 02/12/2024 - Segunda feira (Auditório Safira)


17:00 - Abertura - Café  & Prosa: Fatos e Fotos: edição comemorativa dos “10 anos do PROLISABR/UFTM

17:30 - Roda de conversas: "Experiências Promotoras de Saúde:  Promoção da Saúde,  Sustentabilidade e Participação Social”

18:50 - Apresentação Cultural

19:30 - Mesa de abertura

20:00 - Conferência: Políticas públicas territorializadas: o cuidado/autocuidado da pessoa e a promoção da saúde

Drª. Rosimar Alves Querino

Drª.Flávia de Andrade Tavares – Comitê de Qualidade de vida

Drª. Kéllen Campos Castro Moreira


21:30 Debate


22:00 Encerramento


Dia 03/12/2024 – Terça -feira (Auditório Esmeralda- UFTM)

 

09:00 às 16:00 - Apresentação de trabalhos científicos (comunicação oral - on line)

18:15 às 18:45 - Meditação com a Msª. Josiane Garcia (responsável pelo Programa Enfermeiras Zen)

18:50 - Apresentação cultural

19:15 - Conferência - Promoção da Saúde no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão das IES no Brasil: perspectivas para o programa Universidades Promotoras de Saúde”

Dr. Alexandre Bueno (UFCAT)

20:00 - Debate  

20:20 - Painel: Experiências promotoras de saúde nas IES voltadas para os trabalhadores/servidores/docentes e discentes 

Drª. Renata Alessandra Evangelista (UFCAT)

Drª. Marisa Brunherotti (UNIFRAN)

Msª. Ilda Cristina da Silva Constantin (UFU)

Dr. Christiano Peris Coelho - Reitor da  UFJ/Jataí 


21:15  Debate


22:00  Encerramento


Dia 04/12/2024- quarta-feira (Auditório Safira)

 

09:00 às 16:00 - Apresentação de trabalhos científicos (comunicação oral - on line)

18:15 às 18:45 - Meditação com a Msª. Josiane Garcia (responsável pelo Programa Enfermeiras Zen)

18:50 -  Apresentação cultural

19:15 - Conferência: Perspectivas e desafios para a proposta de implantação e implementação do programa Universidades Promotoras de Saúde no Brasil

Drª. Larissa Polejack - Presidente REBRAUPS - UNB

20:00 -  Debate

20:20 -  Painel: Experiências promotoras de saúde nas IES voltadas para os trabalhadores/servidores/docentes e discentes

Marcela Rodrigues de Freitas - Coordenadora de saúde e  do Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho/IFTM-Uberaba 

Drª. Meire Soares Ataíde, Vice - Reitora UFTM 

Drª. Luciana Machado - ITA (Lançamento do livro: "Saúde e Humanização na transversalidade da formação do Engenheiro")



21:15 Debate


22:00 Encerramento com as Coordenadoras do Evento



NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

I CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E UNIVERSIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE (UPS): PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA AS IES (I CONGREUPS)

 

Introdução as normas:

  • Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisa (concluídos ou em andamento), ensaios teóricos e relatos de experiência, no formato de RESUMO.
  • Os trabalhos deverão estar vinculados a um dos eixos temáticos: Promoção de saúde  e/ou  Universidades Promotoras de Saúde.

 *ATENÇÃO:  observara anexo I.


I- Promoção da saúde :

  • I - articular o recorte de seu objeto de estudo (rodape) com a promoção da saúde
  • II - Universidades Promotoras de Saúde 

2.Os trabalhos:

  • Aceitos no formato de RESUMO serão apresentados na modalidade remota nos dias 03 e 04/12/2024 das 9:00 às 16:30 horas, via Google Meet.
  • Os/as autores/as irão dispor de até 10 minutos para sua apresentação e após todas as apresentações da sala haverá discussão.

3.Serão admitidos trabalhos escritos em coautoria, sem limite de autor/a.


4.Os dados:

  • Do/as autores/as e instituição deverão ser enviados em arquivo separado, conforme ficha de identificação (anexo I), não devendo estes dados constar do corpo do trabalho.
  • Aos autores que tiverem os trabalhos aprovados, será solicitado o envio da versão final, com sua a identificação e das instituições.

5.A grafia dos nomes dos/as autores/as, a revisão ortográfica do texto e os conteúdos são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.

6.Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento.

7.Quaisquer dúvidas em relação às presentes normas e/ou envio de trabalho poderão ser dirigidas para: congressoups@gmail.com

8. Após aprovação do trabalho:

  • Os/as autores/as deverão enviar o termo de concessão de direitos autorais preenchido e assinado até o dia 02/12/2024 (anexo III), para o e-mail: congressoups@gmail.com


*ATENÇÃO: Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica do I CONGREUPS e apresentados no evento serão publicados nos Anais do Evento


*DESTAQUE IMPORTANTE: Neste evento compreende se que a promoção da saúde está diretamente vinculada ao desenvolvimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030: Erradicação da pobreza, Erradicação da fome; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia acessível e limpa; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes e Parcerias e meios de implementação.


2. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS

Formatação

Os trabalhos deverão apresentar a seguinte formatação:

  • Margens esquerda e superior 3 cm;
  • Margens direita e inferior 2 cm;
  • Fonte: Arial 12, com espaçamento simples.

Título

  • Deve identificar com clareza a natureza do trabalho, ser escrito em letras maiúsculas, centralizado, não utilizar abreviações;
  • Nome(s) do/a(s) autor/a(s), em letras maiúsculas e minúsculas, alinhado à direita; vincular em nota de roda pé a titulação acadêmica, a instituição a qual pertence, correio eletrônico de contato e indicação do eixo temático;
  • Os dados que permitam a identificação do/a(s) autor/a(s) deverão ser inseridos no trabalho, somente após a sua aprovação pela comissão científica;
  • Instituição a qual se encontram vinculados os/as autores/as, em letras maiúsculas e minúsculas, alinhado à direita. Indicar nome completo por extenso e a sigla da instituição.


*ATENÇÃO: Esses dados deverão ser inseridos no trabalho somente após a sua aprovação pela comissão científica.


Corpo do resumo

  • Em letras maiúsculas e minúsculas, justificado, sem parágrafo;
  • Deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens: introdução, objetivo, método, resultados e considerações finais;
  • A formatação deste conteúdo não deverá exceder 250 palavras.
  • Ao final indicar de 3 a 5 palavras-chave conforme o DECs, separadas por ponto e vírgula;
  • A(s) autor/a(s) deverá usar o modelo disponível no anexo II para o envio do resumo e o modelo da apresentação oral será enviado por email no ato da aprovação final, por meio de um template.


*ATENÇÃO AOS PRAZOS: Prazo para envio dos trabalhos: Até 28/11//24; Divulgação da avaliação dos trabalhos pela comissão científica: 28/11/24; Prazo para reenvio dos trabalhos, para reavaliação pela comissão científica: 29/11/24; Divulgação aos autores de parecer final da comissão científica e data e horário de apresentação: 01/12/24; Apresentação oral de trabalhos via google meet: 03 e 04/12/24.



3.ANEXOS 

ANEXO 1:  Ficha de identificação


  • Título do trabalho:

Nome(s) do/a (s) autore/a(s):

E-mail:

Telefone:

Nome(s) do/a (s) autore/a(s):

E-mail:

Telefone:


*ATENÇÃO: repetir estas informações pessoais para cada autor(a) que participa do trabalho.


  • Indicar: Eixo temático:

( ) Promoção de saúde ( ) Universidades Promotoras de Saúde



ANEXO II:  Modelo de resumo

TÍTULO DO TRABALHO EM LETRA MAIÚSCULA SEM ABREVIAÇÕES

Nome(s) Autor/a(s)

Nome por extenso da instituição- SIGLA DA INSTITUIÇÃO


*ATENÇÃO: o item "Nome/Autor", deve conter -Titulação acadêmica do/a autor/a; Instituição a qual pertence; E-mail de contato; Indicação do eixo temático.


RESUMO:

  • Introdução: deverá apresentar o assunto.
  • Objetivo: indicar propósito do estudo.
  • Método/Procedimentos metodológicos: indicar a metodologia utilizada.
  • Resultados: destacar os principais resultados obtidos no estudo.
  • Considerações Finais: apresentar a resposta ao objetivo.

*ATENÇÃO: A formatação deste conteúdo não deverá exceder 250 palavras.


Palavras chave: de 3 a 5 palavras conforme o DECs; separadas por ponto e vírgula.


ANEXO III- Termo de concessão de direitos autorais


Atenção: devem ser preenchidos e assinados (obrigatório) um termo para cada autor do trabalho! Atenção para os itens destacados.


Pelo presente termo de concessão de direitos de uso, Nome Completo do autor, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do RG.: (colocar número) e CPF (colocar número),  residente à (endereço completo), ora denominado(a) CEDENTE, autoriza, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do material de sua autoria, TÍTULO DO TRABALHO para publicação na obra coletiva: ANAIS DO I CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E UNIVERSIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE (UPS): PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA AS IES a ser organizada pela comissão organizadora do I CONGREUPS – I Congresso Interinstitucional sobre promoção da saúde e Universidades Promotoras de Saúde: perspectivas e desafios para as IES, ora denominada ORGANIZADORA. O (a)s Cedente(s) declara(m) que o texto em questão é de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do mesmo e dá, à organizadora, plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada. A Organizadora se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do (a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais. Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo a ORGANIZADORA realizar neste período quantas edições julgar convenientes. Para maior clareza, firma-se este termo na presença de duas testemunhas abaixo identificadas.



........................ , ........ de .................de 2024.


NOME DO CEDENTE: ________________________



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Anfiteatro Esmeralda – UFTM

Avenida Frei Paulino, 30 Nossa Senhora da Abadia

Uberaba, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

ProLisaBR/UFTM

O Grupo de Pesquisa “Promoção em comunicação, educação e LIteracia para a Saúde no Brasil - ProLiSaBr em parceria com o Comitê de Qualidade Vida no Trabalho (CQVT) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, estão na organização e realização desde evento junto com as demais IES parceiras do Programa Universidades Promotoras de Saúde – UPS.

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