Na programação estão previstos ainda o lançamento de um livro e a participação de diversos executivos com ampla experiência em questões ambientais, sociais e de governança corporativa. A curadoria será dos dois veículos de comunicação.
Se antes assumir as boas práticas de ESG era um diferencial no mercado, hoje trata-se de um pré-requisito que vai além de uma questão de imagem e torna-se uma necessidade para a sobrevivência saudável.
Em inglês, ESG significa Environmental, Social and Corporate Governance. Em tradução livre, consiste em três pilares: melhores práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas. De que forma? Protegendo os recursos naturais, garantindo um ambiente de trabalho não tóxico, investido em políticas inclusivas e buscando garantir o compliance da empresa, entre outras iniciativas.
I ESG FÓRUM SALVADOR
PROGRAMAÇÃO 12/05/2022
MANHÃ
08h30 – Credenciamento
09h00 – Abertura
09h10 – Palestra Importância da Governança Corporativa no desenvolvimento das empresas, com Albérico Mascarenhas, Coordenador Geral do Núcleo Bahia do IBGC
09h30 – Palestra Decifrando ESG como funciona na prática, com Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG
09h50 – Palestra Desafio para o desenvolvimento do ESG no Brasil, com Fabio Alperowitch, Sócio-fundador da Fama Investimentos [VIRTUAL]
10h30 – Mediação por Isaac Edington, Presidente da Saltur
10h40 – Palestra Desafio para o desenvolvimento do ESG no Brasil, com Felipe Daud, Head de Políticas Públicas do iFood
11h00 - Palestra Práticas socioambientais e diferenciais competitivos na indústria, com Jorge Cajazeira, Presidente do Conselho de Sustentabilidade da FIEB
11h20 – Palestra Diversidade acelerando negócios inovadores, com Paulo Rogério, Co-fundador do Vale do Dendê, empreendedor e consultor em diversidade
11h40 - Mediação por Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO
TARDE
14h00 – Painel I Agenda ESG em setores econômicos, com Patricia Audi [VIRTUAL], Vice-presidente executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade Santander Brasil, Ricardo Mastroti [VIRTUAL], Diretor executivo da CEBDS, Fábio Ferreira [VIRTUAL], Gerente Jurídico do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja e Mariana Lisbôa, Presidente da ABAF e Líder Global de Relações Corporativas da Suzano S/A e mediação de Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG.
15h40 – Painel | Práticas ESG fortalecendo as comunidades do entorno, com Rosane Santos, Diretora de ESG, Meio Ambiente, Relação com Comunidades e Comunicação Corporativa da BAMIN, Sérgio Santos, Gerente de Relações com Investidores e Relações Institucionais da Unipar, Márcia Sued, Head de Sustentabilidade do Sebrae Bahia e Presidente do Comitê de Sustentabilidade e mediação de Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO.
17h20 – Painel | A influência do poder público na melhoria do ambiente de negócios, com Aila Britto, Diretora do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador, Ana Paula Matos, Vice-Prefeita de Salvador e Giovanna Victer, Secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, Secretária da Fazenda de Salvador, Leana Mattei [VIRTUAL], Head de Marketing da Incentiv.me, Mestra em Desenvolvimento Social, Escritora, Palestrante e Diretora da Aganju - Consultoria em ESG e Impacto Positivo e mediação de Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO.
18h30 – Encerramento
*Programação sujeita a alteração