26 jan - 2023 • 09:00 > 26 jan - 2023 • 12:00
26 jan - 2023 • 09:00 > 26 jan - 2023 • 12:00
I FÓRUM DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO DE
SERGIPE - 2023
Contextualização:
Segundo o Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT-SE), 1.937 trabalhadoras e trabalhadores foram resgatados de situações de trabalho escravo contemporâneo apenas em 2021, com base nos dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Previdência. Do total de resgates no último ano, o MPT esteve presente em 1.671 deles. As operações foram realizadas em conjunto com outros órgãos públicos, também integrantes Grupo Especial de Fiscalização Móvel, como Auditoria Fiscal do Trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Houve fiscalizações em diferentes setores da economia como de extração da carnaúba, plantações de cana de açúcar e café, garimpos, carvoarias e pedreiras, construção civil e oficinas de costura.
Além disso, em 2021, o MPT-SE recebeu 1.415 denúncias de trabalho escravo, aliciamento e tráfico de trabalhadores, número 70% maior que em 2020. Nos últimos cinco anos, o órgão recebeu 5.538 denúncias relacionadas a trabalho escravo e, durante o mesmo período, foram firmados 1.164 termos de ajuste de conduta (TACs), ajuizadas 459 ações civis públicas e instaurados 2.810 inquéritos civis sobre o tema que se mantem como uma das principais mazelas relacionadas ao trabalho na sociedade contemporânea.1
Em 28 de janeiro celebramos o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que foi criado em homenagem aos auditores-fiscais do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, além do motorista do Ministério do Trabalho Aílton Pereira de Oliveira, assassinados em Unaí, no dia 28 de janeiro de 2004, enquanto investigavam denúncias de trabalho escravo em uma das fazendas de Norberto Mânica. O episódio ficou conhecido como a Chacina de Unaí.
Em janeiro de 2023, o Ministério Público do Trabalho de Sergipe em parceria com o Instituto Social Ágatha e com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho Escravizado Contemporâneo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizam o I Fórum de Combate ao Trabalho Escravo em Sergipe com o objetivo de fomentar a discussão acerca da temática no Estado.2
Sobre o Fórum
Dada a persistência do problema na atualidade, a crise econômica mundial que favorece as condições intrínsecas à reprodução da escravização contemporânea em um mercado de trabalho que sistematicamente explora a força de trabalho, a vulnerabilidade socioeconômica da população brasileira, em especial a população sergipana, o Instituto Social Ágatha em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Sergipe e apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho Escravizado Contemporâneo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) convidam servidores e colaboradores dos órgãos administrativos e legislativos do Estado de Sergipe para participarem do I Fórum de Combate ao Trabalho Escravo em Sergipe. A intervenção de metodologia teórico-prática será realizada com vistas a reciclar os conhecimentos acerca do tema para todos os profissionais de órgãos públicos envolvidos no combate, estabelecer um ambiente para a troca de conhecimentos e práticas relacionadas ao tema, promover uma relação mais próxima entre os colaboradores e representantes de cada órgão e, finalmente, contribuir para uma melhor compreensão das ferramentas e equipamentos de combate ao trabalho escravo no Estado de Sergipe.
Objetivo: O I Fórum sobre o tema Trabalho Escravo em Sergipe tem como finalidade socializar conhecimentos teóricos e práticos acerca da temática bem como a importância das ações executadas pelos órgãos públicos e sociedade civil.
Público Alvo: Prefeituras, Conselhos e Secretarias de Assistência Social dos municípios com índices de trabalho escravo, órgãos públicos e sociedade civil atuantes no combate e prevenção do tema, bem como representantes das universidades do Estado de Sergipe.
Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho - Sergipe - Av. Des. Maynard, 72 - Cirurgia, Aracaju - SE, 49055-210
Data: 26 de janeiro de 2023
Horário: 9h
Cronograma no Evento - I Fórum de Combate ao Trabalho Escravo de Sergipe
9h - Credenciamento e Coffee Break
9h30 - Abertura e Coordenação da Mesa: Dr. Manoel Adroaldo Bispo - Procurador do MPT Sergipe
9h40- Apresentação 1 -Ministério Público do Trabalho - Tema: Dia Nacional do Trabalho escravo e função do MPT diante a realidade da temática no Estado de Sergipe.
10:00h Apresentação 2 - Instituto Social Ágatha - Tema: Campanha de combate e prevenção realizadas no Centro da Cidade de Aracaju em Janeiro / 2023
10h20 Apresentação 3 - Márcio Cardoso Lima - Assistente Técnico especializado da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Superintendência do INSS Regional Nordeste. Tema: Programa de Educação Previdenciária (PEP)
10h40 Apresentação 4 - Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho Escravizado Contemporâneo - GETEC/UFS- Professora e Pesquisadora Shirley Silveira Andrade - Pesquisas e Trabalho dos Órgãos Públicos no Combate ao Trabalho Escravo em Sergipe
11:00h - Debate e Roda de Perguntas
11h40 - Agradecimentos Finais / Encerramento e Coffee Break
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Desembargador Maynard, 171 Cirurgia
Aracaju, SE
Instituto Social Ágatha
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.