13 dez - 2022 • 11:00 > 17 dez - 2022 • 15:00
13 dez - 2022 • 11:00 > 17 dez - 2022 • 15:00
PROGRAMAÇÃO
GERAL I FÓRUM DE FORMAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO DA OSID
Para
profissionais do ensino que desejem aprimorar ou iniciar seus processos em sala
de aula com metodologias artísticas.
A arte ensina através da prática
criando possibilidades para uma produção autônoma, e o I Fórum de Formação em Arte-Educação da OSID tem como objetivo
reunir pessoas que se dedicam a estudar e/ou aplicar os fundamentos da
arte-educação no desenvolvimento de crianças no ambiente escolar. A partir do
debate do ensino-aprendizagem das artes dentro das escolas de ensino
fundamental, identificamos uma lacuna metodológica no entendimento das artes
como ferramenta de aprendizagem para facilitar o envolvimento do aluno em todo
e qualquer conteúdo. Através da arte é possível entender, questionar, refletir
e expor sentimentos, emoções e conhecimentos, ampliando as possibilidades de
cognição e relativização. Os benefícios da experimentação artística dentro das
escolas abrangem questões emocionais, sensíveis, cognitivas e motoras,
melhorando a relação com o corpo, voz e comunidade, sendo fundamental para a
construção de uma segurança pessoal e relacional.
O I Fórum de Formação em Arte-Educação da OSID acontecerá nos dias 25 e 26/11, 02, 03, 09, 10, 16 e 17/12/22 em três linhas de ação distintas que se complementam: Mostras Artísticas, Rodas de Conversa, Oficinas Artístico-Pedagógicas.
MOSTRAS ARTÍSTICAS
25/11 – 09 às 11h – Escola Belas Artes da UFBA – Canela
Olhares
do Sertão – Estudantes do 2° ano do ensino fundamental 1
Esta exposição retrata, a partir do
ponto de vista dos estudantes, suas relações com as origens e raízes
nordestinas. A construção do pertencimento cultural pode ser observada como
pequenos frutos na construção de suas histórias. Através de pinturas, esculturas,
ilustrações e outras técnicas utilizadas em sala de aula é possível estimular e
retratar este olhar.
Ressignific’arte
– Grupo de mães do CESA.
Exposição de artefatos cerâmicos, de
tecelagem e manualidades. Este trabalho vem (re)significando o contato com a
escola, com a família e com suas habilidades pessoais, apresentando a cada uma
dessas mulheres um espaço de criação, respeito e descobertas profissionais.
02/12 – 09 às 12h – Escola de Teatro da UFBA – Canela
Alguma
Poesia – Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2
Alguma
Poesia é o título do primeiro livro
de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1930. Neste recital, o poeta vai ao
encontro do seu eu poético. O homem por trás de seus óculos e bigode retrata
vivências, encontros, memórias, família, amor e existencialismo inspirado em
sua própria vida. E agora, José? Tinha uma pedra no meio do caminho.
O Auto da
Santa – Estudantes do 4º ano do ensino fundamental 1.
Através da literatura de cordel foi
possível a construção do Auto da Santa -
uma aproximação da cultura nordestina. A encenação retrata a invasão de
cangaceiros a uma quermesse em uma cidade do interior, trazendo a Santa Dulce
dos Pobres como a compadecida que resolve as questões com acolhimento e
ponderações. Os estudantes ampliam o conhecimento sobre a região nordeste e sua
construção para a formação de um país mais justo e sensível.
09/12 – Escola de Dança da UFBA – Ondina
Mundo
Negro – Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2.
O espetáculo cênico-musical fortalece as
raízes afro-brasileiras apresentando as histórias dos movimentos carnavalescos
Olodum, Cortejo Afro e Ilê Aiyê. Através de suas músicas foi possível
homenagear e se apropriar dos princípios que impulsionam a luta contra o
racismo e a desigualdade social. A cultura africana, mesmo sofrendo com o
preconceito e o desrespeito, se mostra forte e nobre na busca pela igualdade,
valorização e felicidade.
16/12 – Escola de Dança da UFBA – Ondina
Pulsos e
Impulsos da Vida – Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2.
A proposta coreográfica é inspirada na
dança contemporânea e surgiu dos questionamentos relacionados aos desafios que
enfrentamos para conquistar os nossos sonhos. Através do corpo é possível
representar as relações que construímos na escola e na família e que podem bloquear ou
impulsionar projetos de vida.
A Outra Face
do Cangaço – Estudantes do 3º ano do ensino fundamental 1.
A cultura nordestina é vivenciada
através do xaxado e do seu contexto histórico e social. São representadas as
riquezas do povo nordestino e sua força para encarar a fome a seca. Com uma
narrativa contada através da dança, é possível ver os personagens sertanejos
formando seus bandos de cangaceiros organizados contra o coronelismo da época,
com as ferramentas que dispunham para o combate da extrema desigualdade social.
RODAS DE CONVERSA
26/11 – 09 às 12h – "A ARTE ABRINDO OS CAMINHOS" – CESA / Simões Filho
Convidados: Ademario Ribeiro, Beth Rangel, Bira Azevedo, Cilene Canda, Léo Passos, Maria Eugênia Millet, Mônica Monteiro e Tânia Fisher.
As artes, aliadas à pedagogia, abrem muitos caminhos e estes, serão relatados pelos convidados nessa roda de conversa. O caráter prático, envolvente e expositivo das artes traz impactos no ensino da administração, na formação de professores, no desenvolvimento de pacientes e na descoberta de novas habilidades. Vamos também poder conhecer um pouco do percurso das artes dentro do CESA, a escola das Obras Sociais Irmã Dulce, através dos três coordenadores de arte que atuaram nesta unidade educativa.
03/12 – 09 às 12h – “A ARTE NA INCLUSÃO E EXCLUSÃO ESCOLAR” – CESA / Simões Filho
Convidadas: Gisela Tapioca e Paula Lisboa Bastos
A inclusão se faz urgente e o debate sobre este tema é o melhor caminho para chegarmos a novos modelos de respeito a todas as presenças nas salas de aula e outros espaços do ambiente escolar. As características específicas dos envolvidos determinam o tempo de aprendizagem do grupo e as artes contribuem agregando grande valor a esse processo de descobertas.
10/12 – 09 às 12h – “A ARTE COMO PONTE PARA A VIVÊNCIA DA CULTURA INDÍGENA, AFRICANA E LGBTQIA+” – CESA / Simões Filho
Convidados: Cristiane Coelho, Jefferson Niotxarú Pataxó e Jhosy Gadêlha
A construção do respeito ao próximo precisa estar relacionada ao conhecimento e a práticas educativas e é por isso que a escola tem função importante nessa questão. Os convidados vão relatar histórias e processos onde, através da arte, foi possível construir uma mentalidade respeitosa em relação às culturas indígena, africana e LGBTQIA+.
17/12 – 09 às 12h – “ARTE-EDUCAÇÃO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO” – CESA / Simões Filho
Convidados: Aline Nepomuceno, Deko Alves, Eric Flávio, Fernanda Paquelet, Larissa Raton, Leandro Dorea, Luiz Amado, Márcia Ceres, Ramon Dread e Sylano Marsyj.
As artes, no universo escolar, têm a função de contribuir o estudante na descoberta da aprendizagem e na construção de uma segurança pessoal, devido ao seu caráter expositivo. As artes, no universo escolar, têm também a função de auxiliar o estudante na construção da aprendizagem, da autonomia e da autoconfiança devido ao seu potencial criador e expressivo. Nessa roda de conversa vamos conhecer o processo de construção da Tecnologia de Experimentação Artística criada e vivenciada pelos professores de arte do Centro Educacional Santo Antônio, unidade educativa das Obras Sociais Irmã Dulce.
OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
13h30 às 17h – CESA / Simões Filho
O ensino das artes no universo escolar
não tem a função de formar artistas, e sim desenvolver e ajudar na descoberta
de distintos talentos, que nem sempre são artísticos. A Tecnologia de
Experimentação Artística do CESA trabalha com a integração de linguagens
artísticas com ênfase em uma das linguagens para o estímulo da experimentação e
descoberta desses talentos. A partir do estímulo de distintas linguagens, o estudante é guiado por uma delas na criação e
apresentação de um resultado final.
Oficina
1 - 26/11: Processo artístico-pedagógico para o 1° ano.
Oficina de integração das linguagens artísticas do Griô
(contação de história), Artes Visuais, Teatro e Dança, com ênfase no Griô para
o estímulo da leitura, escrita e oratória.
Oficina 2
- 26/11, 03, 10 e 17/12: Processo artístico-pedagógico para o 5° ano.
Oficina de integração das linguagens artísticas da
Cerâmica e Tecelagem na construção de objetos que nos remetem à cultura
brasileira, ancestralidade, infância, aprendizagem e descobertas de
potencialidades adormecidas pela ausência de atividades práticas manuais
(artesanato).
Oficina 3
- 26/11: Processo artístico-pedagógico para o 6º ao 9º anos, com
ênfase na Percussão.
Oficina de integração entre as linguagens artísticas da
Percussão, Teatro e Dança, com ênfase na Percussão para o estímulo da aceitação
do próprio corpo, assimilação das mudanças físicas próprias da adolescência,
melhoria da relação entre o corpo e o espaço, da postura e do funcionamento
ósseo-muscular.
Oficina
4 - 03/12: Processos artístico-pedagógicos para o 2° ano.
Oficina de integração das linguagens artísticas do Griô
(contação de história), Artes Visuais, Teatro e Dança, com ênfase nas Artes
Visuais para o estímulo a apreciação estética, utilização das formas, e criação
de vínculos com suas próprias ideias.
Oficina 5 - 03/12: Processos
artístico-pedagógicos para o 6º ao 9º ano, com ênfase na percussão.
Oficina de integração entre a linguagem artística da
Percussão, Teatro e Dança, com ênfase na Percussão para o estímulo da
coordenação motora, escuta, ritmo e cooperação.
Oficina 6 – 10/12: Processos artístico-pedagógicos para o 3°
ano.
Oficina de integração do Griô (contação de história), Artes
Visuais, Teatro e Dança, com ênfase na Dança para o estímulo ao desenvolvimento
da coordenação motora, relação do corpo com o espaço e aceitação de
características físicas próprias e específicas.
Oficina 7 - 10/12: Processos
artístico-pedagógicos para o 6º ao 9º ano, com ênfase no Teatro.
Oficina de integração entre a linguagem artística da
Percussão, Teatro e Dança, com ênfase no Teatro para o estímulo da criação
coletiva, cooperação, defesa de ideias próprias.
Oficina 8 – 17/12: Processos artístico-pedagógicos para o 4°
ano.
Oficina de integração do Griô (contação de história), Artes Visuais, Teatro e Dança, com ênfase no Teatro para o estímulo ao desenvolvimento da autonomia, do protagonismo, das relações com os colegas e com o olhar do outro (público).
ORIENTAÇÕES GERAIS
· Com entrega de Certificados;
· Para a programação que acontece em Simões Filho será disponibilizado um ônibus com saída programada às 7h:30 do Shopping Bela Vista e retorno às 17h:30
O Almoço entre a programação da manhã e da tarde em Simões Filho também será oferecido pelo projeto.
Mais informações pelo telefone (71) 3616 – 1279 ou pelo @cesairmadulce
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Engenheiro Valter Aragão, 182-258 Alto da Boa Vista
Simões Filho, BA
Obras Sociais Irmã Dulce
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