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I Forum de Formação em Arte-educação da OSID

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I Forum de Formação em Arte-educação da OSID

13 dez - 2022 • 11:00 > 17 dez - 2022 • 15:00

Evento encerrado

I Forum de Formação em Arte-educação da OSID

13 dez - 2022 • 11:00 > 17 dez - 2022 • 15:00

Evento encerrado

Descrição do evento

PROGRAMAÇÃO GERAL I FÓRUM DE FORMAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO DA OSID

 

Para profissionais do ensino que desejem aprimorar ou iniciar seus processos em sala de aula com metodologias artísticas.

 

A arte ensina através da prática criando possibilidades para uma produção autônoma, e o I Fórum de Formação em Arte-Educação da OSID tem como objetivo reunir pessoas que se dedicam a estudar e/ou aplicar os fundamentos da arte-educação no desenvolvimento de crianças no ambiente escolar. A partir do debate do ensino-aprendizagem das artes dentro das escolas de ensino fundamental, identificamos uma lacuna metodológica no entendimento das artes como ferramenta de aprendizagem para facilitar o envolvimento do aluno em todo e qualquer conteúdo. Através da arte é possível entender, questionar, refletir e expor sentimentos, emoções e conhecimentos, ampliando as possibilidades de cognição e relativização. Os benefícios da experimentação artística dentro das escolas abrangem questões emocionais, sensíveis, cognitivas e motoras, melhorando a relação com o corpo, voz e comunidade, sendo fundamental para a construção de uma segurança pessoal e relacional.

O I Fórum de Formação em Arte-Educação da OSID acontecerá nos dias 25 e 26/11, 02, 03, 09, 10, 16 e 17/12/22 em três linhas de ação distintas que se complementam: Mostras Artísticas, Rodas de Conversa, Oficinas Artístico-Pedagógicas. 


 

MOSTRAS ARTÍSTICAS

25/11 – 09 às 11h – Escola Belas Artes da UFBA – Canela

Olhares do Sertão – Estudantes do 2° ano do ensino fundamental 1

Esta exposição retrata, a partir do ponto de vista dos estudantes, suas relações com as origens e raízes nordestinas. A construção do pertencimento cultural pode ser observada como pequenos frutos na construção de suas histórias. Através de pinturas, esculturas, ilustrações e outras técnicas utilizadas em sala de aula é possível estimular e retratar este olhar.

 

Ressignific’arte – Grupo de mães do CESA.

Exposição de artefatos cerâmicos, de tecelagem e manualidades. Este trabalho vem (re)significando o contato com a escola, com a família e com suas habilidades pessoais, apresentando a cada uma dessas mulheres um espaço de criação, respeito e descobertas profissionais.

 

 

02/12 – 09 às 12h – Escola de Teatro da UFBA – Canela

Alguma Poesia – Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2

Alguma Poesia é o título do primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1930. Neste recital, o poeta vai ao encontro do seu eu poético. O homem por trás de seus óculos e bigode retrata vivências, encontros, memórias, família, amor e existencialismo inspirado em sua própria vida. E agora, José? Tinha uma pedra no meio do caminho.

 

O Auto da Santa – Estudantes do 4º ano do ensino fundamental 1.

Através da literatura de cordel foi possível a construção do Auto da Santa - uma aproximação da cultura nordestina. A encenação retrata a invasão de cangaceiros a uma quermesse em uma cidade do interior, trazendo a Santa Dulce dos Pobres como a compadecida que resolve as questões com acolhimento e ponderações. Os estudantes ampliam o conhecimento sobre a região nordeste e sua construção para a formação de um país mais justo e sensível.

 

 

09/12 – Escola de Dança da UFBA – Ondina

Mundo Negro – Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2.

O espetáculo cênico-musical fortalece as raízes afro-brasileiras apresentando as histórias dos movimentos carnavalescos Olodum, Cortejo Afro e Ilê Aiyê. Através de suas músicas foi possível homenagear e se apropriar dos princípios que impulsionam a luta contra o racismo e a desigualdade social. A cultura africana, mesmo sofrendo com o preconceito e o desrespeito, se mostra forte e nobre na busca pela igualdade, valorização e felicidade.

 

16/12 – Escola de Dança da UFBA – Ondina

Pulsos e Impulsos da Vida – Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2.

A proposta coreográfica é inspirada na dança contemporânea e surgiu dos questionamentos relacionados aos desafios que enfrentamos para conquistar os nossos sonhos. Através do corpo é possível representar as relações que construímos na escola e na família e que podem bloquear ou impulsionar projetos de vida.

 

A Outra Face do Cangaço – Estudantes do 3º ano do ensino fundamental 1.

A cultura nordestina é vivenciada através do xaxado e do seu contexto histórico e social. São representadas as riquezas do povo nordestino e sua força para encarar a fome a seca. Com uma narrativa contada através da dança, é possível ver os personagens sertanejos formando seus bandos de cangaceiros organizados contra o coronelismo da época, com as ferramentas que dispunham para o combate da extrema desigualdade social.

 

RODAS DE CONVERSA

26/11 – 09 às 12h – "A ARTE ABRINDO OS CAMINHOS" – CESA / Simões Filho

Convidados: Ademario Ribeiro, Beth Rangel, Bira Azevedo, Cilene Canda, Léo Passos, Maria Eugênia Millet, Mônica Monteiro e Tânia Fisher.

As artes, aliadas à pedagogia, abrem muitos caminhos e estes, serão relatados pelos convidados nessa roda de conversa. O caráter prático, envolvente e expositivo das artes traz impactos no ensino da administração, na formação de professores, no desenvolvimento de pacientes e na descoberta de novas habilidades. Vamos também poder conhecer um pouco do percurso das artes dentro do CESA, a escola das Obras Sociais Irmã Dulce, através dos três coordenadores de arte que atuaram nesta unidade educativa.

 

03/12 – 09 às 12h – “A ARTE NA INCLUSÃO E EXCLUSÃO ESCOLAR” – CESA / Simões Filho

Convidadas: Gisela Tapioca e Paula Lisboa Bastos

A inclusão se faz urgente e o debate sobre este tema é o melhor caminho para chegarmos a novos modelos de respeito a todas as presenças nas salas de aula e outros espaços do ambiente escolar. As características específicas dos envolvidos determinam o tempo de aprendizagem do grupo e as artes contribuem agregando grande valor a esse processo de descobertas.

 

10/12 – 09 às 12h – “A ARTE COMO PONTE PARA A VIVÊNCIA DA CULTURA INDÍGENA, AFRICANA E LGBTQIA+” – CESA / Simões Filho

Convidados: Cristiane Coelho, Jefferson Niotxarú Pataxó e Jhosy Gadêlha

A construção do respeito ao próximo precisa estar relacionada ao conhecimento e a práticas educativas e é por isso que a escola tem função importante nessa questão. Os convidados vão relatar histórias e processos onde, através da arte, foi possível construir uma mentalidade respeitosa em relação às culturas indígena, africana e LGBTQIA+.  

 

17/12 – 09 às 12h – “ARTE-EDUCAÇÃO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO” – CESA / Simões Filho

Convidados: Aline Nepomuceno, Deko Alves, Eric Flávio, Fernanda Paquelet, Larissa Raton, Leandro Dorea, Luiz Amado, Márcia Ceres, Ramon Dread e Sylano Marsyj.

As artes, no universo escolar, têm a função de contribuir o estudante na descoberta da aprendizagem e na construção de uma segurança pessoal, devido ao seu caráter expositivo. As artes, no universo escolar, têm também a função de auxiliar o estudante na construção da aprendizagem, da autonomia e da autoconfiança devido ao seu potencial criador e expressivo. Nessa roda de conversa vamos conhecer o processo de construção da Tecnologia de Experimentação Artística criada e vivenciada pelos professores de arte do Centro Educacional Santo Antônio, unidade educativa das Obras Sociais Irmã Dulce.



OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

13h30 às 17h – CESA / Simões Filho

O ensino das artes no universo escolar não tem a função de formar artistas, e sim desenvolver e ajudar na descoberta de distintos talentos, que nem sempre são artísticos. A Tecnologia de Experimentação Artística do CESA trabalha com a integração de linguagens artísticas com ênfase em uma das linguagens para o estímulo da experimentação e descoberta desses talentos. A partir do estímulo de distintas linguagens, o estudante é guiado por uma delas na criação e apresentação de um resultado final.

 

Oficina 1 - 26/11:  Processo artístico-pedagógico para o 1° ano.

Oficina de integração das linguagens artísticas do Griô (contação de história), Artes Visuais, Teatro e Dança, com ênfase no Griô para o estímulo da leitura, escrita e oratória.

 

Oficina 2 - 26/11, 03, 10 e 17/12: Processo artístico-pedagógico para o 5° ano.

Oficina de integração das linguagens artísticas da Cerâmica e Tecelagem na construção de objetos que nos remetem à cultura brasileira, ancestralidade, infância, aprendizagem e descobertas de potencialidades adormecidas pela ausência de atividades práticas manuais (artesanato).

 

Oficina 3 - 26/11: Processo artístico-pedagógico para o 6º ao 9º anos, com ênfase na Percussão.

Oficina de integração entre as linguagens artísticas da Percussão, Teatro e Dança, com ênfase na Percussão para o estímulo da aceitação do próprio corpo, assimilação das mudanças físicas próprias da adolescência, melhoria da relação entre o corpo e o espaço, da postura e do funcionamento ósseo-muscular.

Oficina 4 - 03/12: Processos artístico-pedagógicos para o 2° ano.

Oficina de integração das linguagens artísticas do Griô (contação de história), Artes Visuais, Teatro e Dança, com ênfase nas Artes Visuais para o estímulo a apreciação estética, utilização das formas, e criação de vínculos com suas próprias ideias.

 

Oficina 5 - 03/12: Processos artístico-pedagógicos para o 6º ao 9º ano, com ênfase na percussão.

Oficina de integração entre a linguagem artística da Percussão, Teatro e Dança, com ênfase na Percussão para o estímulo da coordenação motora, escuta, ritmo e cooperação.

 

Oficina 6 – 10/12: Processos artístico-pedagógicos para o 3° ano.

Oficina de integração do Griô (contação de história), Artes Visuais, Teatro e Dança, com ênfase na Dança para o estímulo ao desenvolvimento da coordenação motora, relação do corpo com o espaço e aceitação de características físicas próprias e específicas.

 

Oficina 7 - 10/12: Processos artístico-pedagógicos para o 6º ao 9º ano, com ênfase no Teatro.

Oficina de integração entre a linguagem artística da Percussão, Teatro e Dança, com ênfase no Teatro para o estímulo da criação coletiva, cooperação, defesa de ideias próprias.

 

Oficina 8 – 17/12: Processos artístico-pedagógicos para o 4° ano.

Oficina de integração do Griô (contação de história), Artes Visuais, Teatro e Dança, com ênfase no Teatro para o estímulo ao desenvolvimento da autonomia, do protagonismo, das relações com os colegas e com o olhar do outro (público).


ORIENTAÇÕES GERAIS


·              Com entrega de Certificados;

·         Para a programação que acontece em Simões Filho será disponibilizado um ônibus com saída programada às 7h:30 do              Shopping Bela Vista e retorno às 17h:30

O     Almoço entre a programação da manhã e da tarde em Simões Filho também será oferecido pelo projeto.

        Mais informações pelo telefone (71) 3616 – 1279 ou pelo @cesairmadulce

 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

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Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

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Local

Centro Educacional Santo Antônio (Espaço Cultural)

Avenida Engenheiro Valter Aragão, 182-258 Alto da Boa Vista

Simões Filho, BA

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