05 ago - 2024 • 07:00 > 06 ago - 2024 • 18:00
05 ago - 2024 • 07:00 > 06 ago - 2024 • 18:00
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
05/08 (segunda-feira) - Tema: DIAGNÓSTICO, MANEJO CLÍNICO E TRATAMENTO.
08h - Credenciamento e coffee break.
08h30 - Abertura Oficial
9h - HIV e IST: avanços no diagnóstico e tratamento - Dr Luiz Carlos Coelho. Graduado em Medicina pela UFJF. Mestre em educação e especialista em Saúde Pública, Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho. Médico Infectologista com atuação nos SAEs de Varginha e Três Corações.
10h - HIV e AIDS na atenção básica - Dra Lívia Teixeira Vitale - Médica com especialização em infectologia pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Pós Graduação e MBA em Controle de Infecção Hospitalar, atua como médica Auditora do ISPM (Instituto de Previdência do Servidor Militar - MG), médica infectologista com passagem pela Prefeitura de Poços de Caldas e Prefeitura de Andradas.
11h30 - Almoço
13h - Prevenção combinada e avanços na terapia com antirretrovirais - Prof. Dr. Carlos Alberto Albuquerque Almeida Junior - Médico com residência em Infectologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência na assistência de pessoas vivendo com HIV/aids e de pessoas com tuberculose. Atualmente, atua como consultor técnico do núcleo de Cuidado e Qualidade de Vida da Coordenação-Geral de Vigilância do HIV/AIDS.
14h - Cuidados com as gestantes com HIV e o risco da transmissão vertical - Dr. Eduardo Ferreira da Silva. Médico pela Unifenas, especialista em ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASCO Tego, especialista em gestão de alto risco pena UNIVAS, médico assistente no ambulatório de pre-natal da Prefeitura de Poços de Caldas, médico assistente na maternidade da Irmandade do Hospital Santa Casa de Poços de Caldas e médico preceptor do curso de Medicina da PUC MINAS Poços de Caldas.
15h - Coffee break.
15h30 - Mesa de debate e perguntas - Procedimentos e cuidados dos pacientes com HIV.
Dr. Euclides Cunha (mediador) - Graduado em medicina pela UERJ, mestre em bioética pela UNIVAS e doutorando em Bioética pela Universidade do Porto - Portugal. Pós-graduado em filosofia pela Universidade São Camilo. Pós-graduado em psiquiatria pelo CENBRAP. Atualmente é professor da PUC Minas, Campus Poços de Caldas, e médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) pela Secretaria Municipal de Saúde em Poços de Caldas.
Dr. Luiz Carlos Coelho. Graduado em Medicina pela UFJF. Mestre em educação e especialista em Saúde Pública, Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho. Médico Infectologista com atuação nos SAEs de Varginha e Três Corações.
Dra. Lívia Teixeira Vitale - Médica com especialização em infectologia pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Pós Graduação e MBA em Controle de Infecção Hospitalar, atua como médica Auditora do ISPM (Instituto de Previdência do Servidor Militar - MG), médica infectologista com passagem pela Prefeitura de Poços de Caldas e Prefeitura de Andradas.
Dr. Álvaro Lúcio Mendes Campos - Médico infectologista, atua no Programa IST/AIDS e no consultório na rua pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas.
Dr. Eduardo Ferreira da Silva. Médico pela Unifenas, especialista em ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASCO Tego, especialista em gestão de alto risco pena UNIVAS, médico assistente no ambulatório de pre-natal da Prefeitura de Poços de Caldas, médico assistente na maternidade da Irmandade do Hospital Santa Casa de Poços de Caldas e médico preceptor do curso de Medicina da PUC MINAS em Poços de Caldas.
17h - Encerramento.
06/08 (Terça-feira) - Tema: ESTIGMAS SOCIAIS, VULNERABILIDADE E OS IMPACTOS NO DIAGNÓSTICO E NA ADESÃO AO TRATAMENTO.
08h30 - Coffee break.
09h - Os estigmas sociais como barreira de acesso ao diagnóstico e tratamento. - Profa Dra. Giovanna Vallim Jorgetto. Enfermeira. Especialista em Saúde Mental e Infectologia. Mestre em Ciências da Saúde. Doutora em Ciências, Pós-Doutoranda no Instituto de Psicologia da USP. Professora Associada do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista (UNIFAE) e Faculdade Municipal Dr. Franco Montouro. Experiência em Enfermagem, nas áreas de: Saúde Mental (depressão e suicídio) e prática baseada em evidências.
10h - A importância do acolhimento e do vínculo com o paciente no serviço de saúde. Bruno Marcelo Ribeiro Mariano - psicólogo, psicanalista e professor. Atuou na área social, nos níveis da Proteção Social Básica e Especial da Assistência Social. Mediou, durante três anos, grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes, adultos e idosos em vulnerabilidade social. Desde 2019 trabalha com relações de gênero, inicialmente com a coordenação e mediação do Grupo SER - grupo reflexivo sobre violência de gênero para homens autores de violência doméstica na cidade de Poços de Caldas. Atualmente é Psicólogo na política de saúde no Centro de Referência em Cuidados Transespecíficos - Ambulatório Translação da cidade de Poços de Caldas, dispositivo que oferece atendimento e acompanhamento especializado para pessoas transexuais, travestis e outras identidades de gênero.
11h30 - Almoço.
13h - Esteriótipos e preconceito nas campanhas de prevenção ao HIV e AIDS. - Profa. Dra. Ana Cristina Salviato Silva. Mestre e Doutora em Linguística de Língua Portuguesa pela UNESP. Pesquisadora na área de educomunicação com foco em comunicação e saúde. Professora da UNIFAE, Campus São João da Boa Vista - SP, nos cursos de saúde e Publicidade e Propaganda.
14h - Os direitos e deveres dos pacientes com HIV - Dr. Cristiano Mello Ribeiro. Bacharel em direito pela PUC Minas, com licenciatura em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em filosofia política, com especialização em gestão pública e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB - Subseção Poços de Caldas, Membro do Comitê Técnico Municipal de Políticas Públicas de Equidade em Saúde, pesquisador e palestrante sobre diversidade e equidade de gênero.
15h - Coffee break
15h30 - Mesa de debate e perguntas - HIV, esteriótipos e sua desconstrução: Por que o preconceito ainda impera?
Jaques Machado - Jornalista na Rádio Gaúcha do Grupo RBS (afiliada da Globo no RS), ator, produtor cultural. Em 2021, escreveu, produziu e dirigiu o espetáculo "Sobrevida" que estreou no 29º Festival Mix Brasil em São Paulo. Em 2023 circulou pelo Rio Grande do Sul através do Pro-Cultura-RS. Em 2021, produziu o 1º Seminário Poéticos da Cena LGBTQIA+ o projeto de arte-educação Laboratório de Montagem Cênica Exclusivo para Travestis e Transexuais que ganhou o prêmio Açorianos de Ação Formativa em 2021. Atualmente executa a produção de "Esperando Godot" e "Sangue e Pudins". Em 2019, formou a equipe de produção do POA em Cena e do Palco Giratório.
Dr. Euclides Cunha (mediador) - Graduado em medicina pela UERJ, mestre em bioética pela UNIVAS e doutorando em Bioética pela Universidade do Porto - Portugal. Pós-graduado em filosofia pela Universidade São Camilo. Pós-graduado em psiquiatria pelo CENBRAP. Atualmente é professor da PUC Minas, Campus Poços de Caldas, e médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) pela Secretaria Municipal de Saúde em Poços de Caldas.
Jaime Luiz Figueiredo Quinteiro - Cirurgião Dentista no SAE Poços de Caldas e na rede primária em Caldas (MG), possui 22 anos de experiência em saúde pública e especialista em Saúde Coletiva.
Profa Dra. Giovanna Vallim Jorgetto. Enfermeira. Especialista em Saúde Mental e Infectologia. Mestre em Ciências da Saúde. Doutora em Ciências, Pós-Doutoranda no Instituto de Psicologia da USP. Professora Associada do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista (UNIFAE) e Faculdade Municipal Dr. Franco Montouro. Experiência em Enfermagem, nas áreas de: Saúde Mental (depressão e suicídio) e prática baseada em evidências.
Profa. Dra. Ana Cristina Salviato Silva. Mestre e Doutora em Linguística de Língua Portuguesa pela UNESP. Pesquisadora na área de educomunicação com foco em comunicação e saúde. Professora da UNIFAE, Campus São João da Boa Vista - SP, nos cursos de saúde e Publicidade e Propaganda.
Dr. Cristiano Mello Ribeiro. Bacharel em direito pela PUC Minas, com licenciatura em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em filosofia política, com especialização em gestão pública e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB - Subseção Poços de Caldas, Membro do Comitê Técnico Municipal de Políticas Públicas de Equidade em Saúde, pesquisador e palestrante sobre diversidade e equidade de gênero.
Bruno Marcelo Ribeiro Mariano - psicólogo, psicanalista e professor. Atuou na área social, nos níveis da Proteção Social Básica e Especial da Assistência Social. Mediou, durante três anos, grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes, adultos e idosos em vulnerabilidade social. Desde 2019 trabalha com relações de gênero, inicialmente com a coordenação e mediação do Grupo SER - grupo reflexivo sobre violência de gênero para homens autores de violência doméstica na cidade de Poços de Caldas. Atualmente é Psicólogo na política de saúde no Centro de Referência em Cuidados Transespecíficos - Ambulatório Translação da cidade de Poços de Caldas, dispositivo que oferece atendimento e acompanhamento especializado para pessoas transexuais, travestis e outras identidades de gênero.
17h - Encerramento.
A programação poderá sofrer alterações até o evento.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça Getúlio Vargas, s/n Centro
Poços de Caldas, MG
Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA
O Centro de testagem e Aconselhamento é um serviço público de saúde que desenvolve ações de promoção da saúde por meio da capacitação, orientação e aconselhamento de profissionais de saúde e público em geral sobre a conscientização e prevenção da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.