30 abr - 2025 • 14:00 > 30 abr - 2025 • 19:00
30 abr - 2025 • 14:00 > 30 abr - 2025 • 19:00
O evento pretende apresentar algumas reflexões da equipe do Instituto Pretos Novos (IPN) sobre a temática da exposição digital "Identidade e Memória Africana: o IPN na luta contra o racismo". A exposição digital é uma parceria entre o Instituto Pretos Novos (IPN), os curadores da atividade, e o Laboratório "Museologia Virtual", da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
PROGRAMAÇÃO
14h - Palestra: "Racismo científico no Brasil"
Palestrante: Cláudio Honorato.
15h - Roda de conversa: Curadoria da exposição digital "Identidade e Memória Africana: o IPN na luta contra o racismo"
Participantes: Alexandre Nadai, Cláudio Honorato e Carla Nogueira Marques.
16h10 - Palestra e música: "Cultura e identidade na Pequena África: dos batuques ao samba"
Palestrantes: Alexandre Nadai e Cláudio Honorato.
Transmissão: https://streamyard.com/watch/auAQPUMWPcVP
Claudio de Paula Honorato - Doutor em História pelo PPGH/UNIRIO, Pesquisador e Direto de Desenvolvimento Educativo e Eventos do Instituto Pretos Novos (IPN), Professor e Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em História da África e da Diáspora Atlântica do IPN em parceria com a Faculdade de Governança Engenharia e Educação de São Paulo (FGE-SP). Atuou como Consultor Técnico do dossiê do Cais do Valongo a Patrimonio da Humidade para UNESCO, atualmente é membro do Comite Científico do Cais do Valongo.
Alexandre Nadai - O jornalista Alexandre Nadai é Diretor de Comunicação do Instituto Pretos Novos e presta consultoria para as bancas de heteroidentificação da Cesgranrio. Ocupou o cargo de Coordenador de Igualdade Racial da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, na Subsecretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, em 2021, e é uma das principais referências do samba à frente dos projetos Velhos Malandros (Gamboa) e Pagode do Nadai.
Carla Nogueira Marques - Cientista Social, Dra. em Politicas Públicas e Formação Humana/UERJ. Atua no IPN na Coordenação de Projetos e Desenvolvimento Social. Coordenadora da pós graduação lato sensu em Educação Patrimonial e Turismo cultural/IPN/Van Gogh.
A exposição digital será a primeira desenvolvida pelo Museologia Virtual Lab, em parceria com o IPN, com evento de lançamento previsto para o dia 30 de maio de 2025, no Museu do Amanhã!
Para entrar em contato com a organização, envie e-mail para: museologiavirtuallab@unirio.br
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Pedro Ernesto, 32 Gamboa
Rio de Janeiro, RJ
Museologia Virtual Lab e IPN
O IPN é uma instituição privada sem fins lucrativos, mantida com doações e voluntariados, criada em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar e preservar o patrimônio material e imaterial o sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos e da cultura de matriz africana. O Museologia Virtual Lab, além de laboratório, é projeto de extensão e Grupo de pesquisa registrado no CNPq. O MV estuda e promove reflexões no campo da Museologia, desenvolvendo ações e reflexões educativas.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.