As redes sociais online propiciaram o surgimento de um novo conceito,
o Social Customer Relationship Management (Social CRM). O Social CRM visa a integração das redes
sociais com os sistemas de gerenciamento de relacionamento de clientes das empresas. Este conceito
inclui estratégias, processos e tecnologias que unem as mídias sociais com os processos
tradicionais de CRM. Este é um campo de pesquisa transdisciplinar, o qual abrange as áreas de
administração, marketing, linguística, comunicação, análise de dados e ciência da computação.
Um objetivo comum a estas áreas é utilizar as mídias sociais a fim
de proporcionar vantagens competitivas aos negócios. Neste sentido, percebe-se a necessidade de
desenvolvimento de estratégias inovadoras para capturar leads, atividades desenvolvidas
majoritariamente pelos setores de comunicação e marketing. Já no âmbito organizacional, as
empresas têm experimentado mudanças drásticas nos seus processos internos, como por exemplo no
desenvolvimento de novos produtos, no qual o feedback obtido por meio das mídias sociais tem
desempenhado papel preponderante; ou ainda, administradores têm se deparado com a mudança nos
canais de comunicação internos, já que as mídias sociais apresentam-se como um canal eficiente e
de baixo custo. Todas estas mudanças não existiriam sem que as tecnologias e metodologias de
análise de dados adjacentes evoluíssem. Cientistas da computação, estatísticos e até mesmo
linguistas têm trabalhado para automatizar processos e prover ferramentas para os demais
profissionais supramencionados.
Local
Hangar - Centro de Convenções e Feiras da A
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