Contextualização e objetivos:
A América Latina é um continente marcado pela desigualdade social, com altos índices de violência e ampla desconfiança em relação aos sistemas sociais e jurídicos estabelecidos. Por outro lado, é também um continente que carrega em suas origens a multiculturalidade e a criatividade como estratégias de superação de suas mazelas. A Justiça Restaurativa, neste contexto, apresenta-se como uma ferramenta potencial para reunir saberes e práticas originárias e técnicas inovadoras de gestão de conflitos, dentro e fora do sistema de justiça, pavimentando um caminho para uma justiça mais sólida e participativa e para uma sociedade mais democrática e igualitária.
Nesta edição, o tema será: a justiça restaurativa em contextos de desigualdades sociais e desastres ambientais.
O objetivo da II Jornada é seguir impulsionando a criação de uma agenda para a Justiça Restaurativa na América Latina, debatendo os projetos de pesquisa e as aplicações da justiça restaurativa em nossos países, como forma de compreendermos os avanços, os desafios, os aprendizados e as estratégias para o seu desenvolvimento na região.
Estrutura do evento:
O evento será realizado de 11 a 13 de novembro de 2024, no auditório da Justiça Federal da cidade de Florianópolis, Santa Catarina, localizado na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, n. 4.810, bairro Agronômica.
Haverá paineis temáticos debatendo os assuntos mais urgentes relacionados à justiça restaurativa para a região e diversas mesas para apresentação de trabalhos, experiências e projetos de pesquisa envolvendo a teoria e a prática da justiça restaurativa.
Esta edição da Jornada terá, ainda, uma finalidade especial: toda a verba arrecadada com as inscrições será destinada à população afetada pelas enchentes ocorridas no mês de maio no Rio Grande do Sul, Brasil (exceto impostos, taxas e despesas indispensáveis para a realização do evento). As inscrições serão solidárias, em forma de doação, e todo o valor arrecadado será auditado pela Comissão Organizadora e destinada a entidades do RS que têm trabalhado para amenizar os efeitos das inundações.
Em razão disso, inclusive, os palestrantes, de forma solidária, prontamente aceitaram o convite da Comissão Organizadora para participar do evento às suas próprias expensas, o que ajudará - e muito - na redução dos custos para a realização do evento e potencializará o total a ser arrecadado para doação.
Apresentação de trabalhos e pesquisas:
O evento está com chamada aberta até o dia 1º de outubro de 2024 para submissão de trabalhos teóricos (projetos de pesquisa) e práticos (apresentação de projetos programas de justiça restaurativa) para apresentação na Jornada.
Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico tão logo o prazo para submissão se encerre, e o resultado será comunicado por email aos autores e autoras até o dia 11 de outubro.
formulário para submissão dos trabalhos está disponível neste link: https://bit.ly/chamada-trabalhos
Organização:
Fórum Latino-Americano de Justiça Restaurativa
Contato: forolatamjr@gmail.com
Rede social: https://www.instagram.com/forolatamjr
Apoiadores:

Comitê
Executivo:
Daniel Achutti (Escola Justiça Restaurativa Crítica, ITEC e
ABRACRIM)
Simone Barbisan Fortes (Justiça Federal - SC)
Micheli Polippo (Justiça Federal - SC)
Giordani Colvara (Justiça Federal - SC)
Ivan Navarro Papic (Universidad Carlos III, Espanha)
Bruna Boldo Arruda (FURB e ABRACRIM)
Elena Lemme (Fórum Latino-Americano de Justiça Restaurativa)
Luís Bravo (Karutana e OAB/SP)
Rogéria Ramos (Justiça Federal - SC)
Comitê Científico:
Paloma Graf
Gláucia Orth
Silvina Andrea Alonso
Elena Lemme
Lenice Kelner
Helena Cardoso