Fale com o produtor

O evento já encerrou...

III CONCERTO FILARMÔNICA UFRN

Carregando recomendações...

III CONCERTO FILARMÔNICA UFRN

04 jun - 2022 • 18:00 > 04 jun - 2022 • 22:00

Evento encerrado

III CONCERTO FILARMÔNICA UFRN

04 jun - 2022 • 18:00 > 04 jun - 2022 • 22:00

Evento encerrado

Descrição do evento

III Concerto Filarmônica UFRN 

Abertura Folclórica, Mário Tavares
Concerto em Lá menor para Piano e Orquestra , Robert Schumann

Solista: Sylvia Thereza
Regência: André Muniz

Local: Auditório Onofre Lopes
Sessões às 18h e 20h.

Abertura Folclórica, Mário Tavares
Composta em 1954 por Mário Tavares, a Abertura Folclórica obedece ao princípio utilizando por outros compositores nacionalistas: uma forma bem delineada, neste caso um Rondo como estrutura, mesclada com passagens de grande complexidade rítmica que contrastam com melodias muito cantáveis.
Mario Tavares (1928- 2003), violoncelista, regente e compositor. nasceu em Natal e iniciou os estudos musicais com Tomaz Babini. Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica do Recife e, a partir de 1947, da Orquestra Sinfônica Brasileira. No Rio de Janeiro estudou na Escola Nacional de Música, sendo discípulo de Francisco Mignone. Colaborou e estudou também com Cláudio Santoro e Victor Tevah. Foi regente titular da Orquestra de Câmara da Rádio MEC e, a partir de 1960, da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Texto: Eli Cavalcante

Concerto em Lá menor para Piano e Orquestra , Robert Schumann
Robert Schumann presenteia sua talentosa esposa Clara Wieck com a Fantasia em Lá menor para piano e orquestra. Essa fantasia se tornou o primeiro movimento da obra que a Filarmônica UFRN apresenta nesse evento. O Concerto em Lá menor para Piano e Orquestra, interpretado pela pianista brasileira Sylvia Thereza, traz aos ouvidos o carinho de um compositor intenso, mas cuidadoso. O tema principal é a musicalização do nome de sua amada e os temas subjacentes encantam e empolgam, como próprio de uma Fantasia. 
No segundo movimento podemos observar claramente um discurso por parte do piano que sempre é respondido pela orquestra. De caráter mais suave e com um andamento mais lento podemos perceber claramente esse diálogo de perguntas e respostas entre solista e orquestra, onde os dois parecem ter essa conversa em uma caminhada bem lenta por um parque. O mais interessante é que o segundo movimento cria esse ar de "tensão" no ar, onde em sua transição para o terceiro movimento (que é feito sem parar) parece repousar, assim resolvendo o assunto musical desse diálogo. 
O Terceiro movimento é uma divertida e calorosa dança. Uma brincadeira romântica que une extravagância e delicadeza. A orquestra dá suporte às inúmeras notas rápidas realizadas pela pianista. A empolgação musical contagia e o público não esquecerá das melodias por algum tempo.
Texto: Victor Almeida e David  Souza

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Escola de Música da UFRN

Rua Cel. João Medeiros, 773 Lagoa Nova

Natal, RN

Termos e políticas

Sobre o produtor

Escola de Música da UFRN

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.