Composta em 1954 por Mário Tavares, a Abertura Folclórica obedece ao princípio utilizando por outros compositores nacionalistas: uma forma bem delineada, neste caso um Rondo como estrutura, mesclada com passagens de grande complexidade rítmica que contrastam com melodias muito cantáveis.
Mario Tavares (1928- 2003), violoncelista, regente e compositor. nasceu em Natal e iniciou os estudos musicais com Tomaz Babini. Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica do Recife e, a partir de 1947, da Orquestra Sinfônica Brasileira. No Rio de Janeiro estudou na Escola Nacional de Música, sendo discípulo de Francisco Mignone. Colaborou e estudou também com Cláudio Santoro e Victor Tevah. Foi regente titular da Orquestra de Câmara da Rádio MEC e, a partir de 1960, da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Texto: Eli Cavalcante
Concerto em Lá menor para Piano e Orquestra , Robert Schumann
Robert Schumann presenteia sua talentosa esposa Clara Wieck com a Fantasia em Lá menor para piano e orquestra. Essa fantasia se tornou o primeiro movimento da obra que a Filarmônica UFRN apresenta nesse evento. O Concerto em Lá menor para Piano e Orquestra, interpretado pela pianista brasileira Sylvia Thereza, traz aos ouvidos o carinho de um compositor intenso, mas cuidadoso. O tema principal é a musicalização do nome de sua amada e os temas subjacentes encantam e empolgam, como próprio de uma Fantasia.
No segundo movimento podemos observar claramente um discurso por parte do piano que sempre é respondido pela orquestra. De caráter mais suave e com um andamento mais lento podemos perceber claramente esse diálogo de perguntas e respostas entre solista e orquestra, onde os dois parecem ter essa conversa em uma caminhada bem lenta por um parque. O mais interessante é que o segundo movimento cria esse ar de "tensão" no ar, onde em sua transição para o terceiro movimento (que é feito sem parar) parece repousar, assim resolvendo o assunto musical desse diálogo.
O Terceiro movimento é uma divertida e calorosa dança. Uma brincadeira romântica que une extravagância e delicadeza. A orquestra dá suporte às inúmeras notas rápidas realizadas pela pianista. A empolgação musical contagia e o público não esquecerá das melodias por algum tempo.
Texto: Victor Almeida e David Souza