Fale com o produtor

III Seminário de Educação Infantil Transformadora 2025 - A inclusão na Roda de Conversa

26 abr - 2025 • 09:00 > 26 abr - 2025 • 17:00

Parcele sua compra em até 12x

III Seminário de Educação Infantil Transformadora 2025 - A inclusão na Roda de Conversa

26 abr - 2025 • 09:00 > 26 abr - 2025 • 17:00

Parcele sua compra em até 12x

Descrição do evento

III Seminário Educação Infantil Transformadora 2025

Tema:

A Inclusão nos Convidou para uma Roda De Conversa

Lançamento do livro:

Inclusão - Educação Especial para as Infâncias - Estratégias Práticas para  Intervenções

(Cada participante com ingresso pago receberá um exemplar.)

Data: 26/4/2025

Local: Teatro do Colégio Pio XII

R. Alvarenga Peixoto, 1679

Santo Agostinho -  Belo Horizonte - MG

Horário: das 8h30 às 17h30

O III Seminário de Educação Infantil Transformadora 2025, cuja entrega acontecerá no dia 26 de abril, é uma oportunidade única para educadores, gestores, famílias e demais interessados na área ampliarem os seus conhecimentos e desenvolverem práticas para a inclusão na Educação Infantil.

Com o tema "A Inclusão nos Convidou para uma Roda de Conversa", o evento promoverá um espaço de diálogo e reflexão sobre estratégias e disciplinas que respeitam a diversidade e garantem o direito de todas as crianças à educação de qualidade. O tema central do seminário ─ inclusão ─, será abordado com sensibilidade e compromisso, inspirando práticas transformadoras que valorizem o potencial de cada criança. Os participantes terão a chance de ouvir especialistas, compartilhar experiências e construir soluções práticas para os desafios cotidianos enfrentados nas escolas e em outros contextos educativos.

Como um benefício especial, cada participante que adquirir um ingresso receberá um exemplar do livro "Inclusão na Educação Infantil – Estratégias e práticas de intervenção", uma poderosa ferramenta que contribuirá para a aplicação, no ambiente escolar e familiar, das ações propostas durante o evento.

As inscrições estão abertas na plataforma Sympla, mas as vagas são limitadas. Garanta a sua participação e faça parte desta conversa que tem o poder de transformar olhares, atitudes e realidades.

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h30 - Abertura

<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Credenciamento;

<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Boas-vindas;

<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Apresentação do evento.

9h - 10h - Palestra Magna – Professora Dra. Lucília Panisset

“Como falar, de modo que as crianças escutem,

e ouvir, de forma que as crianças falem”

10h15 - Intervalo & Pausa para café

10h45 -  Entrega do Troféu Educação Infantil Transformadora 2025

11h45 - PAINEL 1: Liderança, Gestão e Políticas Públicas Inclusivas

Tema central: Ressignificando as práticas inclusivas a partir da liderança e da gestão escolar.

Objetivo: discutir como a liderança educacional e a gestão escolar podem ser motores para inclusão efetiva, com ênfase em políticas públicas e infraestrutura adequada.

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->LIDERANÇA EDUCACIONAL E AS JORNADAS DE FORMAÇÃO: ressignificar as práticas inclusivas na escola das infâncias

Daniella A. Maia Camilo

 

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: gestão escolar, professores, família e o PDI

Regiane de Souza Ferreira Pereira

 

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->INFRAESTRUTURA E ACESSIBILIDADE: a chave para políticas públicas eficientes

Ana Campos

 

12h45 - 13h45 – Intervalo para almoço

13h50 - Momento Lúdico

14h30 - PAINEL 2: Desafios e Estratégias para a Educação Inclusiva

Tema central: práticas e reflexões para enfrentar desafios e promover inclusão no cotidiano escolar.

Objetivos: apresentar desafios recorrentes e compartilhar práticas pedagógicas que favorecem a inclusão de crianças com TEA e TDAH no ambiente da Educação Infantil.

  • DESAFIOS, ESTRATÉGIA EXITOSAS NO PROCESSO INCLUSIVO

Hérika Formaggini

 

  • EDUCAÇÃO INFANTIL E TEA: estratégias, do planejamento à prática

– Greice Kelly Marinho

 

  • APRENDIZAGEM MEDIADA E A ESTIMULAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS DOS ESTUDANTES COM TDAH E TEA NA PRÉ-ESCOLA: uma análise à luz da neurociência

Tayane Costa Rodrigues

 

 

15h30 - PAINEL 3: Infâncias, Brincar e Desenvolvimento Cognitivo e Socioemocional

Temática central: olhares sobre o desenvolvimento integral das crianças no processo inclusivo

Objetivo: refletir sobre práticas que reconhecem o brincar, a escuta e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional como pilares da inclusão.

  • INFÂNCIAS RIZOMÁTICAS: a anamnese e o brincar como Cartografias do Desejo

Daniel Philipe dos Santos Rocha

 

  • A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM INCLUSIVA

Nayara Thainã Oliveira Martins dos Santos

 

  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Tânia Regina Levada

Perguntas do público

16h30 - Cuidar da criança interior de quem cuida e educa as infâncias

 

– Paulo Souza e convidados/as do Movimento Educação é o Alvo

 

17h30 - Entrega de certificados e encerramento

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro Pio XII

Rua Alvarenga Peixoto, 1679 Santo Agostinho

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Movimento Educação é o Alvo - Crescente Educacional

Somos um Movimento focado em Formação Continuada de professores, gestores educacionais, estudantes e famílias.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.