12 set - 2024 • 09:20 > 12 set - 2024 • 17:30
12 set - 2024 • 09:20 > 12 set - 2024 • 17:30
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a Academia de Letras da Bahia (ALB) e o Gabinete Português de Leitura (GPL) realizam, no dia 12 de setembro, o III Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura, com o tema ‘Verdade e Liberdade de Expressão’. O evento vai tratar da importância do jornalismo e da literatura na busca pela verdade e para a desconstrução do contexto atual de proliferação de notícias falsas, impulsionado pela velocidade e profusão cada vez maior de informações, bem como a utilização equivocada das novas tecnologias.
A ABI vai receber, em sua sede no Pelourinho, o encontro gratuito, voltado para profissionais e estudantes das áreas de Comunicação, Letras, Tecnologia, bem como para todo mundo que tenha interesse em debater sobre a importância do fortalecimento da democracia, com atividades que terão início às 8h30 e finalizam às 17h30. O evento é aberto e gratuito, mas é necessário realizar inscrição.
Serão homenageados a jornalista Juliana Dal Piva; o jornalista Dom Phillips (in memoriam), através de sua viúva, a designer e ativista Alessandra Sampaio; e o jornalista Flávio Costa, todos nomes que exercem a profissão com o objetivo de tornar o jornalismo um dos pilares para uma sociedade brasileira democrática.
O evento vai debater temas como Inteligência Artificial e os impactos na Democracia; Fronteiras narrativas e da liberdade; As fake news no cotidiano das fricções democráticas.
Estão confirmados para os debates, entre outros nomes:
João Figueira, professor da Universidade de Coimbra, autor de livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Reino Unido, como ‘História dos Media e do Jornalismo’, ‘Democracia, populismos e jornalismo’, ‘Jornalismo e literatura’ e ‘Da incerteza como princípio: jornalismo, democracia, decadência da verdade’; Ordep Serra, antropólogo, artista, professor, escritor com mais de 30 livros publicados, ocupa a cadeira 27 da Academia de Letras da Bahia, instituição que preside pela segunda vez; Ernesto Marques, jornalista e presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI); Flávio Novaes, jornalista e vice-presidente do Gabinete Português de Leitura; Suzana Barbosa, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/ UFBA); Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP,) membro do Conselho do Interactive Advertising Bureau (IAB) no Brasil, coordenador do Comitê de Inovação da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), professor da Miami AdSchool; Frederico Oliveira, jornalista, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD); Emiliano José, ocupante a cadeira 1 da Academia de Letras da Bahia, político, jornalista e escritor; Paulo Ormindo de Azevedo, membro da Academia de Letras da Bahia, arquiteto, consultor da UNESCO para assuntos de restauração de monumento e sítios; Carlos Ribeiro, jornalista, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), escritor, membro da Academia de Letras da Bahia, autor de livros como ‘Contos selecionados’ e ‘Vozes do nosso tempo’ (este em parceria com o também acadêmico Aleilton Fonseca).
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça da Sé, 1, Auditório Samuel Celestino, Centro
Salvador, BA
Academia de Letras da Bahia
www.academiadeletrasdabahia.org.br
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.