08 mar - 2024 • 08:00 > 09 mar - 2024 • 18:00
08 mar - 2024 • 08:00 > 09 mar - 2024 • 18:00
Nome do evento: Imaginal Teachers Training (ITT)
Quando: 08 e 09 de Março de 2024.
Local: Na cidade de Pompeia, interior de São Paulo, próximo ao município de Marília, nas dependências do IDF - Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura (Rua Floriano Peixoto nº333, Bairro Flândria)
Preletores: Tom Rudmik, Andy Rudmik, Cindy Backstrom, Trish Brady e Curtis Arends.
Tom Rudmik, CEO do Imaginal Education, cofundador do Imaginal Transformation Inc. (IT I) e fundador da Master's Academy & College, uma escola de Ensino Básico canadense, e desde 1997 com sua equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) criou um modelo educacional baseado em inovação e inspirado pelos conceitos sobre Qualidade de Edwards Deming. É uma escola premiada internacionalmente e reconhecida pelo Frasier Institute como a escola #1 de Alberta/CA. Ele é autor do livro “Tornando-se Imaginal: Visualizando e criando o futuro da educação”, e tem mais de 40 anos de experiência no meio da Educação.
Dr. Andy Rudmik, CTO do Imaginal Education e o irmão mais velho de Tom, com quem desenvolveu a plataforma digital Geenius. Traz na sua bagagem o conhecimento sobre desenvolvimento de produto e pesquisa em telecomunicações, banco de dados e modelagem de softwares. Tem desenvolvido sistemas que prometem revolucionar a maneira como estudantes e professores podem se engajar em experiências de aprendizagem autênticas. Sua experiência com modelagem de sistemas o ajudou a desenvolver a Plataforma Digital Geenius.
Cindy Backstrom, foi professora na Master's Academy & College e pioneira no time de Pesquisa e Desenvolvimento do Imaginal Education desde 1997. Atualmente é a responsável pela expansão do Profound Learning na América do Sul. Cindy possui uma vasta bagagem em experiências de aprendizagem, alcançando desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Além de ser uma instrutora de professores pelo mundo, Cindy tem sido uma das pesquisadoras e desenvolvedoras das práticas do Profound Learning na Master’s Academy & College desde 2008.
Trish Brady, professora do Ensino Fundamental desde 1995 e foi uma das professoras pioneiras na Master’s Academy em 1997. Desde então, ela tem lecionado em diversas turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Trish está envolvida de perto com o desenvolvimento de Aventuras de Aprendizagem e promovendo colaboração e senso de comunidade entre suas colegas de trabalho. Ela é apaixonada pela criação de ambientes de aprendizagem onde os alunos trabalham e se alegram com sua jornada de aprendizagem.
Curtis Arends harmoniza o Profound Learning com avanços tecnológicos em benefício da equipe e dos alunos. Traz sua experiência da indústria aeroespacial junto com sua experiência de uma década lecionando matemática, ciência e robótica na Master’s College. Sendo um early adopter, Curtis é rápido na adoção de tendências inovadoras na educação como no piloto da escola on-line, onde é um dos facilitadores.
Programação: das 8h às 18h (carga horária total: 20h)
Profound Learning
Estamos vivendo num mundo de grandes mudanças, e países ao redor do mundo tem reconhecido a necessidade de transformação dos seus sistemas educacionais. Por que tantas iniciativas de reforma tem falhado rapidamente? Isso tem acontecido pois a maior parte dessas iniciativas tem colocado o foco em tratar os sintomas de um sistema obsoleto. Não há uma quantidade de melhorias suficientes que se possa fazer num sistema obsoleto que produzirá as mudanças que desesperadamente tanto precisamos. Invariavelmente, o que acontece no final, é um jogo de acusações, e é tempo de dar um basta nisto e começar a criar um novo futuro.
O modelo Imaginal de Aprendizagem Profunda (Profound Learning) tem sido desenvolvido nos últimos 25 anos em nossa escola de Ensino Básico, um protótipo global – a Master’s Academy and College. Ao longo desses muitos anos a MA&C tem sido classificada pelo Frasier Institute, a maior agência de pesquisa independente do Canadá, como a escola número 1 em excelência acadêmica na província de Alberta. O Profound Learning não é um programa, ou uma plataforma tecnológica, vai além sendo o resultado de crenças intencionais, estruturas, práticas e ferramentas trabalhando em sinergia para produzir um resultado profundo. O Profound Learning é uma “propriedade emergente”, ou, o resultado da coletividade de todos os seus elementos.
>Ela surge quando experiências de aprendizagem compatíveis com a neurociência são utilizadas no empoderamento dos alunos.
>Ela surge quando há uma cultura de confiança, restituição, mentalidade de crescimento e colaboração.
>Ela surge quando novas estruturas são construídas para direcionar alunos e professores a transformação de comportamentos.
>Ela surge quando o “domínio para todos” é a meta, e fechar as brechas do aprendizado é o foco.
Sobre o Workshop
A aprendizagem parece ser algo misterioso. Embora existam muitos que encontram seu caminho através do labirinto de perguntas, desafios e fatos a serem memorizados, muitos alunos acham o aprendizado difícil e frustrante, ou mesmo chato e desafiador em áreas inúteis. Com a ajuda da tecnologia e dos estudos atuais feitas pelos neurocientistas, nós entendemos muito melhor do que antigamente como o cérebro funciona. A neurociência sugere que, para que a aprendizagem seja efetiva, as necessidades do cérebro precisam ser atendidas.
O modelo Profound Learning é construído sobre as descobertas da neurociência e atende a mudança necessária para que as crianças aprendam de forma natural e eficiente. Especificamente, os Elementos do Profound Learning indicam 9 aspectos do Ensino e aprendizagem que desbloquearão a aprendizagem para os alunos. São eles:
>Cultura
>Transformação dos Papéis
>Aprendizado com base em neurociência
>Qualidade
>Avaliação Formativa
>Personalização
>Fechamento de Brechas
>Colaboração
>Prontidão para o Futuro
Esses dois dias de treinamento para professores oferece não só a teoria por trás de cada Elemento do Profound Learning, mas também estratégias para começar imediatamente a implantação em sala de aula. Ganhar um profundo entendimento de como o cérebro funciona e como mudanças simples na mentalidade do professor, resultarão num maior aprendizado para os alunos.
Saiba mais:
Observações:
Realização: Imaginal Transformation Center - ITC/Brasil
O Imaginal Transformation Center Brasil nasceu dentro da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, no intuito de contribuir inicialmente com a transformação na área da educação.
O ITC Brasil inicia suas atividades oficialmente em Outubro de 2022 promovendo o ILTWs preparando líderes para enxergarem o futuro das suas organizações e planejarem o processo de criação que impactará a educação em suas cidades e no nosso país.
Transformação não é apenas melhoria. É reconhecer a obsolescência de um sistema e substituí-lo por algo novo, tornando possível a mudança desejada.
Apoio: FUNDAÇÃO SHUNJI NISHIMURA DE TECNOLOGIA / GRUPO JACTO
A FSNT nasceu como uma escola agrícola — foi o sentimento de gratidão do seu fundador tangibilizado em forma de escola-fazenda, que formou mais de 800 técnicos agrícolas, respeitados e desejados pelo mercado de trabalho. A Fundação evoluiu para atender as demandas atuais do agronegócio, e sabe que precisa continuar se desenvolvendo, pois, as demandas do futuro já são visíveis.
Por isso o Grupo Jacto e a Família Nishimura investem nesse ambiente de colaboração, criatividade, aprendizagem e inovação, acreditando que esses são ingredientes fundamentais para continuar relevante para a nação e para o mundo.
Parceria: Imaginal Education / Master's Academy & College
O Imaginal Education é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de auxiliar organizações no seu desejo de criar obsolescência nas áreas em que atuam, e trazer transformação criando sistemas capazes de tornar tangível a inovação.
O Imaginal Education tem sede no Canadá, mas atua em diversos lugares no mundo formando Líderes Imaginais — aqueles que são capazes de ver e criar o futuro.
IMAGINAL E O BRASIL
O Imaginal Education foi introduzido no Brasil em 2013 por meio de um encontro inusitado entre Tom Rudmik e Jorge Nishimura durante uma viagem para os EUA, e esse encontro acabou se tornando uma profícua amizade.
Jorge Nishimura sempre teve o entendimento de que o Brasil precisava de uma grande transformação na área da Educação. Ao ter contato com as ideias de Tom sobre o tema, percebeu que o Profound Learning se encaixava com suas crenças centrais e em pouco tempo a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) começou a implantar o Imaginal Thinking e a Aprendizagem Profunda, inicialmente em parceria com o SENAI, e depois no Colégio Shunji Nishimura e FATEC.
A missão do ITC é ser um polo difusor do Imaginal Education, utilizando as melhores estratégias para a transformação da educação em território nacional.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Floriano Peixoto, 333 Flândria
Pompéia, SP
Imaginal Transformation Center Brasil - ITC Brasil
O ITC Brasil é uma parceria entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Imaginal Education Canadá/EUA e com a Master's Academy & College. Juntos, queremos contribuir com a transformação da educação brasileira, entendendo que isto potencializará a transformação da nossa nação.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.