O Espaço Cultural Mapati inaugura oficialmente seu Cineclube no próximo sábado, dia 01 de julho, às 19h. Com o objetivo de priorizar a exibição de filmes independentes que abordam cultura, linguagens artísticas, comportamento e temáticas políticas, o Cineclube é uma das diversas iniciativas do espaço, fundado em 1991 por Tereza Padilha e Marcos Martins.
O cineclube será coordenado por Ruth Maranhão, uma produtora e cineasta renomada da cidade. Sua última produção, o premiado curta-metragem "Filhas de Lavadeira", foi laureado no ano passado pelo prestigioso festival internacional de documentários "É tudo Verdade", qualificando-o para a disputa da representação brasileira no Oscar de 2020. Inicialmente, o cineclube terá uma programação mensal de exibições, seguida por debates com membros das equipes dos filmes.
Na primeira exibição, será apresentado o documentário "Cuba Jazz", dirigido por Max Alvim e Mauro Di Deus. O filme retrata a vibrante cena do jazz cubano, destacando os talentosos músicos que têm contribuído para o ritmo na ilha, que se abriu literalmente para o mundo.
"Cuba Jazz" estreou em dezembro de 2016 no 38º Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano – Mostra Latinamericana en Perspectiva. Além disso, foi exibido em Berlin, Frankfurt e Hamburgo durante o Cuba im Film - Festival de Cine Cubano, e também participou do 12º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e do 2º Festival de Cinema Latino Americano de Rotterdam.
Após a exibição, Mauro Di Deus, um dos diretores do documentário e também publicitário, participará do debate. Ao longo de sua carreira, ele criou, produziu e dirigiu dezenas de comerciais para rádio e televisão em campanhas institucionais. Nos últimos anos, tem se dedicado à promoção da arte e da cultura como diretor do Instituto Alvorada Brasil, que realizou por mais de 5 anos o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Sinopse:
O jazz sempre foi um gênero com inclinações para a mistura, hibridização e criação de significados e cultura. Cuba está vivendo um momento intenso com a revelação de muitos jovens músicos talentosos. "Cuba Jazz" é um documentário que explora a capacidade criativa do jazz e a vida como uma invenção em Cuba, oferecendo uma visão da ilha abrindo-se para o mundo. A arte representa uma ação micropolítica.
Serviço:
Inauguração do Cineclube Mapati - Exibição do filme "Cuba Jazz"
Data: Sábado, 1 de julho de 2023
Horário: 19h
Entrada: Gratuita mediante retirada de ingressos
Local: Espaço Cultural Mapati - SHCGN 707, bloco k, cs 05 - Asa Norte - Brasília/DF
Classificação indicativa: 12 anos
Mais informações:
Telefone/WhatsApp:
(61) 3347 3920