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ITIL V4 Foundation - Preparatório para Certificação

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ITIL V4 Foundation - Preparatório para Certificação

24 mai - 2021 • 18:30 > 27 mai - 2021 • 23:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

ITIL V4 Foundation - Preparatório para Certificação

24 mai - 2021 • 18:30 > 27 mai - 2021 • 23:00

 
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Descrição do evento

O curso ITIL V4 Foundation, irá capacitar o aluno a conhecer todo o processo de Gestão de Serviços de TI do ITIL, desde conceitos básicos a situações práticas.


Vamos lá, o que vamos ver:


1. O ITIL é o guia mais utilizado no mundo para o gerenciamento de serviços de TI, em sua versão atualizada, ele se posiciona no contexto estratégico, habilitando empresas a superarem os desafios da Indústria 4.0.

2. Através de uma abordagem flexível e prática o ITIL® 4 integra e orienta as modernas e emergentes estruturas, guias e métodos como o Lean IT, Agile e

DevOps, habilitando as empresas em sua transformação digital com confiança, foco e com a mínima disrupção.

3. O curso ITIL® 4 Foundation, contempla a carga horaria de 16h recomendada pela Axelos, sendo o objetivo fundamental deste curso, ajudar os participantes a compreender os conceitos-chave do gerenciamento de serviços e a estrutura de gerenciamento de serviços do ITIL® 4.

4. A finalidade do certificado de Foundation da ITIL 4 em Gerenciamento de Serviço de TI é certificar que o candidato obteve conhecimento de terminologia, estrutura e conceitos básicos da ITIL 4 e compreendeu os princípios fundamentais das práticas da ITIL para o gerenciamento de serviço.


COMO É FEITA A COBERTURA DOS MÉTODOS DEVOPS E AGILE NA ITIL 4?


A ITIL 4 reflete outras estruturas e integra novos métodos de trabalho, incluindo Agile, DevOps, Lean, governança de TI e liderança.


Existem muitos pontos de contato na ITIL 4. Por exemplo:

Princípios orientadores: São a essência da ITIL 4. 

Trata-se de um conjunto de princípios que apresenta uma visão abrangente e holística de como uma organização deve gerenciar e executar seu trabalho. 

O foco na colaboração, automação e simplificação remete os princípios que constituem as metodologias Agile, DevOps e Lean.


Exemplos:

1. Foco no valor (Lean)

2. Progredir iterativamente com feedback (Agile)

3. Colaborar e promover visibilidade (Kanban e DevOps)

4. Otimizar e automatizar (Lean e DevOps)


Os fluxos de valor mostram como os métodos DevOps ou Agile se conectam ao trabalho de upstream (alinhamento de negócios) e de downstream (liberação, operações e suporte) por meio de uma abordagem holística As práticas também remetem novos métodos de trabalho, equilibrando a necessidade de manter a governança e o registro com o empoderamento das equipes mais próximas ao trabalho.


Objetivo


Os alunos devem esperar obter conhecimento e compreensão sobre os itens a seguir após concluir com êxito o curso:


- Gerenciamento de serviço como uma prática (compreensão)

- O ciclo de vida de serviço da ITIL (compreensão)

- Conceitos genéricos e definições (conscientização)

- Princípios chave e modelos (compreensão)

- Processos selecionados (conscientização)

- Funções selecionadas (conscientização)

- Papéis selecionados (conscientização)

- Tecnologia e arquitetura (conscientização)

- Competência e treinamento (conscientização)


Publico Alvo


O Curso ITIL v4 Fundamentos, visa fundamentar os participantes nos domínios de TI e negócios, que desejam dar os primeiros passos no gerenciamento de serviços ou que estão familiarizados com versões anteriores do ITIL e /ou outras fontes das melhores práticas do setor e desejam aprender sobre ITIL V4.

Este curso após realizado podem trazer grandes benefícios para as seguintes equipes ou indivíduos:

-Equipe de suporte de TI

-Consultores de TI

-Gerentes de negócios

-Proprietários de processos de negócios

-Desenvolvedores de TI

-Provedores de serviço

-Integradores de sistema


Pré-requisitos:


Nenhum, embora a familiaridade com a entrega de serviços de TI seja benéfica, pois facilita o entendimento do participante.


Agenda do Curso:


Módulo 1 – Introdução e Conceitos chave de Gerenciamento de Serviços

Módulo 2 – Conceitos chave do ITIL® 4

Módulo 3 – O Sistema de Valor de Serviço

Módulo 4 – Cadeia de Valor de Serviço

Módulo 5 – Princípios Orientadores

Módulo 6 – As práticas do ITIL® 4

Módulo 7 – Vamos Falar do Exame ITIL® v4



Módulo 1: Introdução e Conceitos chave de Gerenciamento de Serviços


- O Sistema de Valor de Serviço ITIL

- As 4 Dimensões do Gerenciamento de Serviço

- Entendendo Valor

- Organizações facilitam a criação de Valor

- Como a entrega de valor é gerada/criada?

- Provedores e Consumidores “Co-Criam” Valor

- Papéis de Consumidores de Serviço

- Outros Stakeholders

- Serviços e Produtos

- O que um serviço oferece?

- O que são Relações de Serviço

- Provisão/Fornecimento de Serviço

- Consumo de Serviço

- Modelo de Relacionamento de Serviço

- Valor: Resultado, Custos e Riscos

- Saídas e Resultados

- Utilidade e Garantia


Módulo 2: Conceitos chave do ITIL® 4


- As 4 Dimensões do Gerenciamento de Serviços

- Organizações e Pessoas

- Informação e Tecnologia

- Parceiros e Fornecedores

- Fluxos de Valor e Processos

- Fatores Externos


Módulo 3: O Sistema de Valor de Serviço


- O Sistema de Valor de Serviço do ITIL

- Ideia Chave

- O propósito o Sistema de Valor de Serviço

- Oportunidades e demandas

- Princípio orientador

- Governança

- Prática

- Melhoria contínua


Módulo 4: Cadeia de Valor de Serviço


- A Cadeia de Valor de Serviço

- Cadeia de Valor de Serviço: Engajar

- Cadeia de Valor de Serviço: Planejar

- Cadeia de Valor de Serviço: Desenho e Transição

- Cadeia de Valor de Serviço: Entregar e Suporte

- Cadeia de Valor de Serviço: Melhorar


Módulo 5: Princípios Orientadores


- Os Princípios Orientadores

- Ideia Chave

- Foco no Valor

- Comece de onde esta

- Progrida Iterativamente com Feedback

- Colabore e Promova Visibilidade

- Pense e Trabalhe de Forma Holística

- Mantenha simples e prático

- Otimize e automatize


Módulo 6: As práticas do ITIL 4


- Práticas Gerais de Gerenciamento

   - Melhoria Contínua

   - Gerenciamento de Segurança da Informação

   - Gerenciamento de Relacionamento

   - Gerenciamento de Fornecedor


- Práticas de Gerenciamento de Serviço

   - Controle de Mudanças

   - Gerenciamento de Incidente

   - Gerenciamento de Ativo de TI

   - Gerenciamento de Monitoramento e Evento

   - Gerenciamento de Problema

   - Gerenciamento de Liberação

   - Serviço de Gerenciamento de Configuração

   - Service Desk

   - Gerenciamento de Nível de Serviço

   - Gerenciamento de Requisição de Serviço


- Práticas de Gerenciamento Técnico

   - Gerenciamento de Implantação


Módulo 7: Vamos Falar do Exame ITIL® v4


- Esquema de certificação ITIL V4

- Como funciona o exame de certificação

- Sylabus do exame de certificação

- Simulados



O curso será ministrado pelo instrutor Renato Rocha, Certificado ITIL Expert internacional, PMP e COBIT, tendo o mesmo vasta experiência na área educacional e amplo conhecimento em gestão, o que é um diferencial para aumentar a visibilidade e o conhecimento da ferramenta.

O aluno contará com exemplos práticos de uso do ITIL no seu dia a dia e sem dúvida será capaz de utilizar os conceitos no ambiente empresarial e terá conhecimento para se inserir em um ambiente onde o mesmo já esteja sendo utilizado.

O curso ITIL V4 Foundation, é um curso teórico porém com questões práticas e voltado para a utilização da ferramenta no dia a dia, permitindo que se tenha conhecimento suficiente para fazer a prova de certificação EXIN (não incluída), assim que se terminar o curso.

Durante as aulas serão disponibilizados material extra com o conteúdo visto no dia de cada aula, para que se tenha a melhor experiência possível e que se tenha uma maior facilidade de entendimento, com exemplos, imagens, textos extras e tudo que for necessário para enriquecer o conhecimento de cada um e no final do curso serão aplicadas situações práticas com dinâmicas de grupo para que o aluno possa testar seu conhecimento junto com outros alunos em tempo real e após serão feitos simulados para que possamos verificar o nível de aprovação de cada um após o treinamento.

Todos os alunos receberão uma apostila por e-mail, em formato PDF, com todo o conteúdo do curso que será ministrado pela Treinar e após o treinamento, todos receberão por e-mail o certificado de conclusão do curso em formato PDF.

Nosso curso tem qualidade testada e aprovada em mais de 100 turmas de ITIL, já ministradas, em todos os 10 anos de existência da Treinar.

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