24 out - 2024 • 09:00 > 24 out - 2024 • 17:00
24 out - 2024 • 09:00 > 24 out - 2024 • 17:00
IV Fórum Estadual de Gestão de Documentos – Diagnóstico Arquivístico,
Governança e Soluções Integradas
Data: 24 de outubro de 2024
Local: Auditório JK, Cidade Administrativa de Minas Gerais
***
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de
Cultura e Turismo, por intermédio do Arquivo Público Mineiro e com o apoio da
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, anuncia a quarta edição do
Fórum Estadual de Gestão de Documentos, que ocorrerá em 24 de outubro de 2024.
O evento deste ano terá como tema "
Diagnóstico Arquivístico, Governança e Soluções Integradas", com foco na aplicação
de metodologias para avaliar as práticas arquivísticas e definir estratégias de
governança, além de discutir a aplicação de tecnologias e implementar ações que
transformem a gestão documental na administração pública.
O Fórum tem como objetivo
reunir as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPADs)
dos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro, promovendo debates sobre a
atuação desses grupos na gestão de documentos e os desafios trazidos pela transição
do suporte analógico para o digital.
O evento
será realizado em um único dia e dividido em dois momentos. Durante a manhã,
estão previstas três atividades principais:
-
Lançamento do Acordo de Cooperação Técnica para Elaboração dos Instrumentos de
Gestão de Documentos dos órgãos e entidades do Sistema Estadual de Saúde e
unidades hospitalares;
-
Lançamento do novo sistema de pesquisa do Arquivo Público Mineiro (Atom);
- Apresentação do módulo de Gestão Documental no SEI! e lançamento da nova ferramenta de Acesso ao SEI! via GOV.BR, em parceria com a Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão.
Ainda no período da manhã,
Denis Soares da Silva, do Arquivo Público Mineiro, apresentará o painel "Diagnóstico
Arquivístico e Estratégias para a Gestão Documental". Em seguida, ocorrerá o
painel "Apresentação
do Módulo de Gestão Documental do Sistema Eletrônico de Informações – SEI!", com representantes da
Subsecretaria de Transformação Digital (SEPLAG) e arquivistas do Ministério da
Gestão e Inovação, abordando desafios da preservação digital e a implementação
de repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq).
No período da tarde, a
programação incluirá uma sessão temática sobre o papel das CPADs na gestão e
preservação de documentos públicos e uma mesa-redonda para o compartilhamento
de experiências entre as comissões. O professor Renato Tarciso
Barbosa de Sousa,
da Universidade de Brasília (UNB), será o responsável pelo painel "Diagnóstico
Arquivístico na Administração Federal: Desafios e Soluções". Complementando a
tarde, Júlio César Schroeder Queiróz, do Tribunal de Contas de Minas Gerais,
apresentará o painel "Gestão
Documental no Tribunal de Contas de Minas Gerais".
Considerando a importância das CPADs na gestão documental do Executivo mineiro
e o papel do Fórum como espaço de diálogo entre as comissões e o Arquivo
Público Mineiro, as inscrições estão abertas até o dia 22 de outubro de 2024,
ou até o preenchimento total das vagas.
O evento é aberto tanto a
servidores estaduais quanto ao público interessado em temas relacionados à
gestão documental.
Programação
Programação do Evento
8h - Credenciamento
9h às 9h30 - Abertura com
autoridades.
9h30 às 10h - Lançamento do Atom do
Arquivo Público Mineiro
(Ygor Gabriel Alves de Souza –
Coordenador de Arquivos Permanentes/Arquivo Público Mineiro)
10h às 10h30 - Painel: Diagnóstico
Arquivístico e Estratégias para a Gestão Documental
(Denis Soares da Silva –
Coordenador de Gestão de Documentos/Arquivo Público Mineiro)
10h30 às 11h – Painel: Modelo de
Governança das Soluções do Processo Eletrônico Nacional
(Pedro Moreira - Coordenador-Geral
de Soluções Negociais em Processo Eletrônico da Diretoria de Informações,
Serviços e Sistemas de Gestão - MGI)
11h às 11h30 - Lançamento Oficial
do Login GOV.BR no SEI
(Rodrigo Diniz Lara - Subsecretário
de Transformação Digital/SEPLAG - e Pedro Moreira - Coordenador-Geral de
Soluções Negociais em Processo Eletrônico da Diretoria de Informações, Serviços
e Sistemas de Gestão - MGI)
11h30 às 12h - Roda de Conversa:
Rodrigo Diniz Lara (Subsecretário de Transformação Digital/SEPLAG), Fernanda
Mariana Mendes (Diretora Central de Sistemas de Planejamento, Orçamento e
Administração /SEPLAG), Denis Soares da Silva (Coordenador de Gestão de
Documentos - APM/SECULT) e Pedro Moreira (Coordenador-Geral de Soluções
Negociais em Processo Eletrônico da Diretoria de Informações, Serviços e
Sistemas de Gestão - MGI)
12h - Intervalo para almoço.
Tarde
14h - 15h: Painel "Diagnóstico Arquivístico na Administração Federal: Desafios e Soluções" com Renato Tarciso Barbosa de Sousa da UNB.
15h - 15h30: Painel sobre a Gestão Documental no Tribunal de Contas de Minas Gerais com Júlio César Schroeder Queiróz do TCEMG.
15h30 - 16h15: Roda de Conversa sobre as experiências das CPADs no Poder Executivo com representantes da FUNED, FHEMIG e SEMAD.
16h15: Sessão de Perguntas.
16h30: Encerramento.
Informações adicionais
Esse Fórum oferece uma
oportunidade única para profissionais e entidades envolvidas na gestão de
documentos de entenderem melhor as práticas correntes e explorarem as soluções
e novas tecnologias disponíveis para enfrentar os desafios contemporâneos na
administração pública. Não percam a chance de se atualizar sobre as últimas
tendências e desenvolvimentos no campo da arquivística.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRodovia Papa João Paulo II, 2 Serra Verde
Belo Horizonte, MG
Arquivo Público Mineiro
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