Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

IV Seminário Feminista Marielle Vive, Lélia Ensina: Vozes Negras pelo Fim das Prisões

Eventos para você

IV Seminário Feminista Marielle Vive, Lélia Ensina: Vozes Negras pelo Fim das Prisões

28 mar - 2025 • 10:00 > 28 mar - 2025 • 16:30

Evento encerrado

IV Seminário Feminista Marielle Vive, Lélia Ensina: Vozes Negras pelo Fim das Prisões

28 mar - 2025 • 10:00 > 28 mar - 2025 • 16:30

Evento encerrado

Descrição do evento

Inscreva-se gratuitamente:   Clique aqui 

O IV Seminário Feminista – Marielle Vive, Lélia Ensina: Vozes Negras pelo Fim das Prisões propõe um espaço de formação e debate interseccional, unindo o pensamento de Lélia Gonzalez e o legado de Marielle Franco para refletir sobre encarceramento feminino, política de drogas, justiça racial e de gênero.

Marielle Franco e Lélia Gonzalez representam a luta inegociável contra o Estado penal, o racismo e a violência institucional, denunciando como mulheres negras e periféricas são as mais impactadas pelo encarceramento em massa e pelas políticas punitivas. O seminário busca não apenas denunciar essas estruturas, mas também discutir alternativas ao modelo prisional, o papel do feminismo negro na luta pelo desencarceramento e estratégias para fortalecer redes de apoio e resistência.

Este seminário integra a Formação Política Racial D’Elas – 90 anos de Lélia Gonzalez, reafirmando que não há justiça de gênero sem justiça racial e que o enfrentamento ao racismo e ao machismo estrutural passa pelo fim da criminalização das mulheres negras.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

10h – 10h30 | Homenagem ao Instituto Marielle Franco e ao Instituto Memória Lélia Gonzalez

Ementa: Este momento será dedicado à memória e ao legado de Marielle Franco e Lélia Gonzalez, duas referências na luta por justiça racial, direitos das mulheres e enfrentamento das desigualdades. A homenagem trará reflexões sobre as narrativas femininas no cárcere, a importância da escrita como resistência e a incidência política como ferramenta de transformação social. Através dessas histórias, reafirmamos a urgência de construir um futuro mais justo e igualitário.

Convidadas:  Instituto Marielle Franco e Instituto Memória Lélia Gonzalez

Mediação: Vanja Oliveira  e Carol Bispo



10h30 – 12:00 h | Mesa 1 – "A Situação das Mulheres Encarceradas no Brasil"

Ementa: Debate sobre o perfil das mulheres encarceradas no Brasil e os impactos estruturais do racismo e do sexismo no aumento da população feminina nas prisões. A mesa discutirá as interseções entre gênero, raça e classe no sistema penal, os desafios enfrentados antes, durante e após o encarceramento, e as alternativas à política punitiva.


Referências: Lélia Gonzalez e a luta contra o racismo estrutural, Marielle Franco e a incidência política para o desencarceramento.

Convidadas: Luciana Simas - FioCruz, Carol Bispo - Elas Existem e Agatha Thariga - Pela Vidda

Mediação: Érika Coutinho 




13:30h – 15h00 | Mesa 2 – "E Não Sou Eu Uma Mulher?"

Ementa: Inspirada na icônica fala de Sojourner Truth, essa mesa aborda a construção do feminismo negro e sua importância para os direitos das mulheres encarceradas. O debate trará o pensamento de Lélia Gonzalez, sua contribuição para a interseccionalidade entre raça, gênero e classe, e o legado de Marielle Franco como mulher negra, cria da favela e parlamentar que transformou a política com pautas de justiça social, segurança pública e direitos humanos.

Convidadas: Fátima Lima 

Mediação: Tais Espirito Santo 


15h00 – 16h20 | Mesa 3 – "Política de Drogas, Encarceramento Feminino e a Luta por Justiça Racial"

Ementa: O impacto da guerra às drogas no encarceramento feminino, a criminalização da pobreza e a política proibicionista que afeta desproporcionalmente mulheres negras e periféricas. A mesa apresentará estratégias de redução de danos, descriminalização e políticas públicas para repensar o modelo punitivo e avançar na agenda da justiça racial e da equidade de gênero.
Destaque: O papel do movimento feminista negro e antiproibicionista, com enfoque no projeto Legaliza Elas, como ferramenta de resistência e transformação social.

Convidadas: Vanda Canuto – Espaço Normal, Ingrid Farias – Escola de Redução de Danos e  Carol Flávia - Diretora Colegiada da RESH

 Mediação : Kyrlane Beatriz

  Inscreva-se gratuitamente:   Clique aqui

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Av. Rio Branco, 241

Avenida Rio Branco, 241, Sala de Cinema , Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

ASSOCIACAO ELAS EXISTEM - MULHERES ENCARCERADAS

A Elas Existem é uma associação que atua há 9 anos na defesa dos direitos das mulheres em situação de prisão e pós-cárcere, com foco em justiça racial, redução de danos e abolicionismo penal. Nossa missão é transformar realidades, combatendo o encarceramento em massa e promovendo acesso à educação, cultura, saúde e direitos humanos. Desenvolvemos projetos de remição de pena pela leitura e escrita, acolhimento de mulheres e advocacy contra a política punitivista, sempre partindo da potênc

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.